O eixo profissionalização e a medida socioeducativa a influência na lógica de aplicação da medida

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2016
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Resumo
Essa monografia busca compreender a importância do eixo profissionalização dentro da lógica de aplicação da medida socioeducativa em Minas Gerais. Para isso, apresenta- se a questão da juventude perpassada pela vulnerabilidade e delinquência, que constitui o principal público da política socioeducativa. As perspectivas teóricas sobre as políticas públicas e instituições são trazidas, para então traçar um histórico da política mineira, aprofundando na compreensão sobre os eixos pedagógicos, principalmente o de profissionalização, que é o foco da pesquisa. Para subsidiar a análise são feitas entrevistas com gestores, técnicos e parceiros do sistema, e também com adolescentes internos em unidades de cumprimento de medida socioeducativa. As entrevistas são analisadas sob a ótica de três dimensões, escolhidas para a melhor compreensão do objetivo geral: trabalho, interdisciplinaridade e atendimento individual. As considerações finais deste trabalho dizem respeito às complexidades da política socioeducativa, e a capacidade em potencial do eixo profissionalização de surgir como uma nova instituição, uma vez que é um “elo com o futuro” dos adolescentes.

Abstract
This research sights to understand the importance of the professionalization axis within the logic of application of the socio-educational policy in Minas Gerais. It is presented, then, the subjetc of youth influenced by social vulnerability and delinquency, which is the socioeducational policy’s main target. Theoretical perspectives are also brought on public policies and institutions, in order to trace a historical path on the policy of Minas Gerais, detailing the attention over the pedagogical axis, mainly the profissionalization one, on what this research is focused. To subsidize the analysis, managers, thecnitians and partners were interviwed, along with adolescents in conflict with the law, who are serving a socio-educational measure in internment units. The enterviews are analysed under three dimensions, chosen to contribute to a better understanding of what is proposed by this research: work, interdisciplinarity and individual care. The final remarks concern the socio-educational policy’s complexities and the pofissionalization axis potencial capacity to become an institution, once it is a “link” with the adolescente’s future.

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