Análise da viabilidade das atividades de cinoterapia desenvolvidas com emprego de cães pelo 8ºBBM
Data da publicação
2018
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Resumo
A atividade de Cinoterapia mostrou-se extremamente eficiente ao tratar de
divulgação instituicional e interação com a sociedade. No Corpo de Bombeiros, as
atividades com cães estão se consolidando gradativamente, sendo necessários
estudos sobre a implantação de outras atividades dentro desse contexto. Buscando
atender as diretrizes estabelecidas no plano de comando do CBMMG voltadas para
á área de prevenção, o emprego de cães nas atividdes de Cinoterapia propicia um
amplo contato com a sociedade local, aproveitando as instaçãoes que a unidade já
possui em relação a canil. Com os objetivos propostos e visando a divulgação
institucional através do cão como ferramenta, este trabalho se consolida dentro do
ambiente escolar, apoiados, principalmente, nos estudos de Albuquerque (2015),
Bergamo (2005), Dotti (2005) e Miranda (2016). O foco deste trabalho está sendo
em duas instituições de ensino, uma de ensino regular da rede pública e outra de
ensino para crianças de educação especial. Nessa perspectiva, a pesquisa visou,
nesta etapa, a inclusão social dessas crianças e jovens que giram em torno de 8 a
12 anos e da atividade em si para jovens que são muito agitados ou para aqueles
que possuem dificuldade de concentração, tendo o cão como ferramenta para
possibilitar melhor a absorção de conhecimentos.
Abstract
The activity of Cinoterapia proved extremely efficient when dealing with institutional
disclosure and interaction with society. In the Fire Department, activities with dogs
are consolidating gradually, and studies are needed on the implementation of other
activities within this context. Seeking to comply with the guidelines established in the
CBMMG command plan for the prevention area, the use of dogs in the activities of
Cinoterapia provides a broad contact with the local society, taking advantage of the
units that the unit already has in relation to the kennel. With the proposed objectives
and institutional dissemination through the dog as a tool, this study is consolidated
within the school environment, supported mainly by the studies of Albuquerque
(2015), Bergamo (2005), Dotti (2005) and Miranda (2016). The focus of this research
is being in two educational institutions, one of regular education of the public network
and another of education for children of special education. From this perspective, the
research aimed at the social inclusion of these children and young people who
revolve around 8 to 12 years and of the activity itself for young people who are very
agitated or for those who have difficulty concentrating, having the dog as tool to
better enable the absorption of knowledge.