Segurança digital nos conteúdos e práticas escolares dos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso em uma unidade educacional de Minas Gerais
Data da publicação
2021
Autores
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo aborda a segurança digital na educação, uma vez que o uso de novas tecnologias se faz presente nas escolas e na vida pessoa dos estudantes com maior frequência, equipamentos como smartphones, tablets, computadores conectados à internet podem servir como aliados no ensino, mas também um problema se não utilizados com responsabilidade e segurança. Assim objetiva-se investigar a presença do tema de segurança digital em uma escola municipal de ensino fundamental anos finais em Minas Gerais. O estudo aborda questões sobre a educação no Brasil, segurança digital, segurança digital na educação, considerações sobre a Escola onde foi desenvolvido uma pesquisa e metodologia. Para a realização da monografia a pesquisa foi realizada por meio de análise de materiais didáticos e pesquisa quali-quanti com estudantes do ensino fundamental e profissionais da educação. Os resultados obtidos retratam que a segurança digital e tema como bullying não são tratados com a devida importância pelos respondentes e por políticas públicas de conscientização a respeito do uso seguro e ético da internet.
Abstract
This study addresses digital security in education, as the use of new technologies is more often present in schools and in the personal lives of students, equipment such as smartphones, tablets, computers connected to the internet can serve as allies in teaching, but also a problem if not used responsibly and safely. Thus, the objective is to investigate the presence of the topic of digital security in a municipal elementary school in the final years of Minas Gerais. The study addresses issues about education in Brazil, digital security, digital security in education, considerations about the School where a survey and methodology were developed. For the completion of the monograph, the research was carried out through the analysis of teaching materials and qualitative and quantitative research with elementary school students and education professionals. The results obtained show that digital security and the topic of bullying are not treated with due importance by the respondents and by public policies to raise awareness about the safe and ethical use of the internet.
Palavras-chave
Palavras-chave
Keywords
Citação
FARIA, André Luiz de. Segurança digital nos conteúdos e práticas escolares dos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso em uma unidade educacional de Minas Gerais. 85 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2021