Valores e práticas que compõem a cultura organizacional de uma escola pública
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2022
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Resumo
A compreensão de elementos pertencentes ao ambiente simbólico das organizações tem sua importância reconhecida no campo de estudo organizacional. Entende-se que a cultura de uma organização influencia o contexto de ação organizacional e, portanto, é fundamental compreendê-la. Diante da multiplicidade de abordagens existentes para estudo da cultura organizacional há uma perspectiva importante baseada na compreensão das práticas e dos valores organizacionais que a tipificam a partir da perspectiva dos membros da organização. Utilizando-se dessa abordagem, o presente estudo possui como objetivo elucidar elementos da cultura organizacional de uma escola pública, a partir da perspectiva dos gestores e professores da instituição. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de autores-chave da temática bem como foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com aplicação de questionário padronizado para coleta de dados, composto por ficha sociodemográfica e pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, em sua versão reduzida, adaptada ao ambiente escolar. Os resultados sugerem que os gestores da organização devam conceder atenção especial aos aspectos relacionados aos valores de bem-estar e satisfação dos funcionários bem com como às práticas de recompensa e treinamento.
Abstract
The understanding of elements belonging to the symbolic environment of organizations has its importance recognized in the field of organizational study. Understanding that the culture of an organization influences the context of organizational action and, therefore, it is essential to understand it. Faced with the multiplicity of existing approaches to the study of organizational culture, there is an important perspective based on understanding the organizational values and practices that typify it from the perspective of the organization's members. Using this approach, the present study aims to elucidate elements of the organizational culture of a public school, from the perspective of the institution's managers and teachers. For this, a bibliographic review of key authors of the theme was carried out, as well as a descriptive research of a quantitative nature, with the application of instructions for data collection, composed of a sociodemographic form and the Brazilian Instrument for the Assessment of Organizational Culture, in its short version, adapted to the school environment. The results suggest that the organization's managers should pay special attention to aspects related to the values of well-being and employee satisfaction, as well as reward and training practices.
Palavras-chave
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Citação
SOUZA, Mariana Bueno de. Valores e práticas que compõem a cultura organizacional de uma escola pública. 88 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2022