Efeitos da educação integral na proficiência em português e matemática em escolas estaduais em Minas Gerais
Data da publicação
2023-05-17T09:34:50Z
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Resumo
No estado de Minas Gerais, seguindo a tendência tanto no cenário brasileiro e
mundial, a educação integral enquanto política educacional vem se consolidando. O
aumento da jornada escolar propõe oferecer maior qualidade aos alunos, propiciando
a ampliação dos conteúdos aprendidos e experienciados nas escolas. A possibilidade
de oferta de esportes, atividades culturais, artísticas, bem como a integração da
comunidade com a escola são os pilares da implementação da educação integral no
Brasil, além, é claro, do chamado "reforço escolar", onde são repassados os
conteúdos curriculares no contraturno, com a finalidade de melhorar o aprendizado
dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa, seguindo uma tendência nacional de avaliar
o impacto da educação integral sobre o aprendizado dos estudantes, se propõe a
isolar o efeito do Programa de Educação Integral nas escolas da rede estadual no
desempenho dos estudantes, medido pela avaliação do SAEB, por meio da Prova
Brasil. A metodologia empregada neste estudo foi a do propensity score matching,
que lança mão de um pareamento de escolas que implementaram a educação integral
no ano de 2019 com escolas que não o fizeram. Essa ferramenta estatística permite
diminuir ou até eliminar os vieses das amostras, uma vez que a escolha das unidades
tratadas e não tratadas não se dá de forma aleatória. Desta forma, após o pareamento
das unidades, compara-se o desempenho médio das escolas tratadas e não tratadas,
estimando-se o efeito da intervenção sobre as variáveis de interesse, que, no presente
caso, são o desempenho das escolas em Língua Portuguesa e Matemática, para o 5°
e 9° anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Minas Gerais.
Abstract
In the state of Minas Gerais, following the tendency in the brazilian and the world’s
scenario, the full-time education as an educational policy has been weld. The
enlargement in school hours has the purpose to offer higher quality for the students,
providing the augmentation of the content learned and experienced in schools. The
possibility to offer sports, cultural and artistic activities, as well as the integration
between the community and the schools are the pilars of the full-time education
implementation in Brasil, in addition, surely, to the so called tutoring classes, where
the curricular content is taught in the additional school hours with the intent of
enhancing the student’s learning processes. In this sense, this research, following a
national tendency regarding the evaluation of impact of full-time education over student
learning, has the intention of isolation the effect of the Full Time Education Program
over the student’s performance in the schools managed by the state of Minas Gerais,
measured by SAEB’s evaluation through Brasil Test. The methodology applied in this
study was the propensity score matching, which resorts of pairing schools that
implemented full time education in the year of 2019 alongside schools that did not.
These statistics tools allow the diminishing or even the eliminating of biases regarding
the samples, once the choosing process of treated units and not treated ones is not
done randomly. This way, after pairing the units, the average school performance is
compared between the treated schools and the not treated schools, estimating the
intervention’s effect over the variables of interest, that, in this case, are the Portuguese
Language and Math performance in schools for the 5th and 9th grade of elementary
school and junior high school, respectively, in the State of Minas Gerais.
Palavras-chave
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Keywords
Citação
Notas
Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas) - Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2022.