Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG

Data da publicação

2007

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
O ciclo de reformas educacionais iniciado no Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LOB), em 1996, desencadeou profundas mudanças estruturais no ensino profissional. Dentre as mudanças mais polemicas, por meio do decreto 2.208/97, promoveu-se a dissociação entre o ensino médio e o curso técnico gerando três novas modalidades destes cursos profissionalizantes; a concomitância interna (Cl), a concomitância externa (CE) e o pós-médio (PM). Em 2004, já no governo Lula, restabeleceu-se a possibilidade de oferta do curso técnico integrado ao ensino médio (INT), mantendo-se as demais modalidades geradas por ocasião da reforma. Atualmente, a opção pela oferta de uma modalidade de curso técnico dentre as 4 (quatro) possíveis, especialmente por parte das instituições públicas, passa por uma escolha política que diz respeito a dois problemas básicos: o perfil dos candidatos que se quer ter e o perfil dos profissionais que se deseja formar. Tais decisões podem ter implicações importantes sobre situações correlacionadas a equidade, eficácia e eficiência do sistema educacional, tais como o perfil socioeconômico familiar dos candidatos, resultados escolares internos dos alunos e resultados escolares externos dos egressos destes cursos. Este trabalho busca contribuir na elucidação destas questões. Para tal propõe-se um estudo comparativo de caso envolvendo egressos e alunos de três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo Centro Federal de Educação Tecnol6gica de Minas Gerais (CEFET-MG): integrado (lNT), em concomitância externa (CE) e em concomitância interna (CI).

Abstract
The cycle of educational reforms initiated in Brazil in 1996, with the promulgation of the ncw Law of Lines of direction and Bases of Education (LOB), promoted dccp structural changes in professional education. Amongst the changes more controversies, by means of decree 2.208l97 it was promoted dissociation between average education and the course technician, who camc being given of integrated form to exactly, generating three new modalities of courses. [n 2004, in Lnla government, recovered it possibility of offers of the course technician integrated to average education ([NT), remaining the too much modalities of course generated by occasion of the reform. Currently the option for what of four modalities of cour,e technician to offer, especially on the part of the public institutions, implies in an order decision politics on the profile of the pupils that if wants to have and of the professionals that if wants to form in these programs. These decisions, in turn, can have important implications on the profile familiar economic partner, resulted pertaining to school interns of the pupils and external pertaining to school results of the egresses of these cour~e~, correlated to the subject of the equity, effectiveness and efficiency of the educational system. This work scares to contribute in the construction of the knowledge the respect of these questions. For such a case study is considered involving egresses and pupils of three modalities of courses teclUlician offered by the Federal Center ofTalmologica Education of Minas Gerais (CEFET-MG): integrated (INn, in extemal concurrence (CE) and internal concurrence (el).

Palavras-chave

Palavras-chave

Keywords

Citação

CAMPOS, Rubens Martins. Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG. 2007. 268 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2007.

Relacionado com

Contido em

Licença