A internet como instrumento de comunicação para audiências públicas: estudo do caso da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Data da publicação
2012-03-23
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Fundação João Pinheiro
Resumo
O presente trabalho propõe um estudo sobre o uso da internet, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), para a disseminação de informações sobre as audiências públicas que organiza. O eixo teórico-analítico estribou-se no estudo das características e procedimentos imanentes ao instituto das audiências públicas e no das características, limites e potencialidades da internet como instrumento de comunicação pública, que é aquela que se instaura entre Estado, governo e sociedade objetivando informar para a construção da cidadania. A partir desse eixo, desenvolveu-se estudo de caso em sede da CMBH. A metodologia empregada nessa pesquisa exploratória envolveu aplicação de questionário a cidadãos presentes em audiências públicas organizadas pela CMBH, realização de entrevistas, observação direta por parte do pesquisador, análise de conteúdo (da legislação em vigor) além de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a CMBH empreendeu avanços importantes como a dedicação, em seu portal, de link específico para disponibilização de informações sobre as audiências públicas, mas que aprimoramentos podem ser incorporados. Verificou-se também que a internet possui alcance limitado na mobilização das pessoas (momento publicitário das audiências) para participarem desses eventos sendo, entretanto, curial na disseminação de informações relativas aos encaminhamentos oriundos das audiências. É nesse aspecto onde a CMBH pode empreender maiores aprimoramentos quanto ao uso da internet, sendo então elaboradas contribuições nesse sentido.

Palavras-chave
Keywords
Citação
FREITAS, Diego Roger Ramos. A internet como instrumento de comunicação para audiências públicas: estudo do caso da Câmara Municipal de Belo Horizonte. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2012.
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