Sistema de custo para a administração pública: ferramenta no processo de tomada de decisão - uma proposta para a SEPLAG/MG

Data da publicação

2008-05-20

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
Quando se fala em gestão de projetos / atividades de governo uma preocupação constante por parte da sociedade diz respeito aos gastos públicos e seus impactos. Essa preocupação tem resultado em uma maior cobrança social por transparência e eficiência no uso dos recursos. O processo de tomada de decisão por parte dos gestores públicos tem cada vez mais sido acompanhado de perto. Estamos buscando a cada dia uma tradução, mais precisa do termo accountabilit para o português. Buscando responder como através da gestão dos custos, por meio de sistema de custeamento, a administração pública (aqui entendida como administração direta do Estado de MG) pode otimizar os processos de tomada de decisões referente à seus projetos/atividades? Esse trabalho apresenta a viabilidade e relevância de se utilizar o sistema de custo na administração pública. Para isso faz um estudo da teoria destacando o que esse sistema pode agregar de valor ao atual modelo de contabilidade publica; e porque pode ser considerado uma importante ferramenta de gestão para o processo de tomada de decisão. Em paralelo a esse estudo é feito uma analise da relevância desse sistema no contexto da proposta de governo presente no programa Choque de Gestão em pratica atualmente no governo de Minas Gerais. O trabalho encerra com a apresentação de uma proposta de sistema para a mensuração dos custos dos projetos/atividades atualmente em andamento na Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais - SEPLAG/MG que venha a fornecer subsídios para revisão destes e para uma reorientação de recursos.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

DUARTE, Cláudia Martins. Sistema de custo para a administração pública: ferramenta no processo de tomada de decisão - uma proposta para a SEPLAG/MG. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.

Relacionado com

Contido em

Licença