Análise da implementação do Projeto Cidadão Nota Dez em Minas Gerais: subsídios para ação

Data da publicação
2008-08-28
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Fundação João Pinheiro
Resumo
No presente trabalho procurou-se analisar o desenho e o processo de implementação do Programa Cidadão Nota Dez, buscando identificar os atores envolvidos, sua forma de atuação, bem como os processos, dinâmica e instrumentos de gestão. O referido programa consiste em um modelo de alfabetização implantado na área de abrangência da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas SEDVAN e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais IDENE e foi concebido em 2003, no âmbito do referido instituto, sendo desenvolvido, simultaneamente, nos 188 municípios que integram a área de abrangência do sistema SEDVAN/IDENE. É uma política pública vinculada ao Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal sendo, portanto, destinada a alfabetização de Jovens e adultos com idade superior a 14 anos. A presente análise foi realizada considerando-se as diretrizes da agenda mundial e nacional para a erradicação do analfabetismo e superação das desigualdades,e os novos paradigmas que versam sobre o papel transformador da educação. São destacados ainda a percepção dos atores envolvidos diretamente na execução do programa quanto a implantação das fases já executadas.

Palavras-chave
Keywords
Citação
CERQUEIRA, Carla Renata Lima Campos da Gama. Análise da implementação do Projeto Cidadão Nota Dez em Minas Gerais: subsídios para ação. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
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