Seleção, acesso e eficiência interna em diferentes modalidades da educação profissional no CEFET-MG

Data da publicação

2008-07-31

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o entendimento da Educação Profissional, com destaque para o projeto de reformas educacionais instituídas pelo Estado no país. Especificamente, tem por finalidade investigar a seleção, o acesso, e a eficiência interna do Processo Educacional. O trabalho traz um estudo comparativo entre as modalidades de ensino: Integrada (INT), em Concomitância Interna (CI), em Concomitância Externa (CE) e em Pós Médio (PM), ofertadas pelo CEFET-MG, a partir da revogação do decreto 2208/97 e da publicação do Decreto 5154/04. O objetivo deste trabalho é analisar as diferentes modalidades de ensino sob o ponto de vista da equidade e da eficiência interna do processo educacional, verificando se existem diferenças significativas no perfil sócio econômico e nos resultados escolares internos (aprovação, reprovação, evasão) dos discentes. Embora, duramente criticada, a reforma da educação profissional atendeu à proposta de democratização do acesso, abrindo as portas da escola para uma clientela de perfil sócio econômico diferenciado e oferecendo oportunidades para que alunos provenientes de camadas sociais de baixa renda tenham acesso a educação profissional. Entretanto, a melhoria dos níveis de equidade no acesso não se refletiu na eficiência interna do processo educacional, uma vez que a CE apresenta elevadas taxas de reprovação e abandono. Para demonstrar essa tese, a pesquisa apresenta dados estatísticos, qualitativos e quantitativos, que propiciam um melhor entendimento do perfil dos discentes, na instituição analisada.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

ANDRADE, Rita de Cássia de Almeida. Seleção, acesso e eficiência interna em diferentes modalidades da educação profissional no CEFET-MG. 2008. 192 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.

Relacionado com

Contido em

Licença