Estudo dos indicadores relacionados ao planejamento estratégico da Fundação Hemominas, segundo o critério da acessibilidade

Data da publicação

2009-08-31

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
Esta pesquisa focaliza o estudo dos indicadores relacionados ao planejamento estratégico da Fundação Hemominas, segundo o critério da acessibilidade. O acompanhamento do planejamento estratégico é feito por 54 indicadores, que medem o alcance dos objetivos por meio desses indicadores. A opção por utilizar o critério da acessibilidade visou identificar se tais indicadores estavam acessíveis aos 39 gestores da Hemominas. O tema desta pesquisa centrou-se, portanto, na gestão da informação, focando-se o critério da acessibilidade. Este estudo se justifica pelo fato de, atualmente, diversos indicadores são utilizados no planejamento estratégico da instituição, sem, no entanto, se estudar se as informações produzidas estão acessíveis aos gestores do planejamento estratégico. A falta ou a dificuldade de acesso aos indicadores estratégicos prejudica o registro e a análise da evolução do planejamento estratégico da instituição, mediante o acompanhamento do alcance de cada objetivo estratégico. Ao final, conclui-se que a hipótese da pesquisa - Para os gestores da Fundação Hemominas as informações utilizadas nos indicadores do planejamento estratégico não são suficientemente acessíveis para o gerenciamento dos objetivos estratégico foi parcialmente rejeitada, pois para os gestores da Fundação Hemominas as informações utilizadas nos indicadores do planejamento estratégico são acessíveis para o gerenciamento dos objetivos estratégicos em níveis parciais e totais de concordância, entre 52% e 60%.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

NEVES, Cínthia Mara Pedroso Esteves. Estudo dos indicadores relacionados ao planejamento estratégico da Fundação Hemominas, segundo o critério da acessibilidade. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2009.

Relacionado com

Contido em

Licença