O ambiente organizacional e os processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento: considerações sobre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais

Data da publicação

2005-04-13

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as organizações públicas e privadas vêm passando por profundas transformações tecnológicas e gerenciais. Novas perspectivas de interpretação da organização, a exemplo das abordagens propiciadas pelos processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento, já há algum tempo, vêm motivando a realização de estudos e pesquisas na esfera de empresas privadas, mas apenas recentemente passaram a ser objeto de interesse das organizações públicas. O ambiente organizacional, vetor fundamental para o desenvolvimento das aptidões estratégicas de uma organização, tem merecido pouca atenção por parte dos gestores públicos. Considerando essa realidade e a vivência profissional em uma instituição pública, e tomando como referência teórico-conceitual as recentes abordagens desenvolvidas nas áreas de Ciência da Informação e de Ciências Gerenciais e Administrativas, espera-se que esta dissertação possa incrementar o debate acadêmico no sentido de contribuir para uma melhor compreensão da relação que se estabelece entre o ambiente organizacional e os processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento A realização de uma pesquisa de campo, objetivando analisar o ambiente organizacional da Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, para conhecer se a instituição possui um clima organizacional favorável à implementação dos processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento, levou a constatação de que em termos gerais, o ambiente organizacional atua como fator de limitação à efetiva implementação desses novos processos de gestão.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

CARDOSO, Ione Maria. O ambiente organizacional e os processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento: considerações sobre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais. 2005. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2005.

Relacionado com

Contido em

Licença