Sistema de Avaliação Nacional: impacto sobre as instituições privadas: estudo de caso do Centro Universitário FUMEC

Data da publicação
2002-04-04
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Fundação João Pinheiro
Resumo
Essa dissertação tem como objetivo avaliar os impactos que o Sistema Nacional de Avaliação - SNA. implantado pelo governo federal em 1996 a partir da Lei n. 9.131, está provocando nas instituições de ensino superior privadas. Após uma trajetória de expansão caracterizada pelo foco apenas no ensino essas instituições por pressão da comunidade acadêmica e da sociedade estão tendo que redirecionar seus objetivos buscando melhorar a qualidade da oferta de cursos de graduação. O Sistema Nacional de Avaliação propõe pela primeira vez na história da educação superior brasileira que a qualidade dos cursos de graduação e as instituições públicas ou privadas de terceiro grau sejam avaliadas de forma sistemática e periódica. Os principais instrumentos de avaliação utilizados são: o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão e as comissões de avaliação das condições de ofertas de curso e de avaliação institucional. O estudo focou suas análises no Centro Universitário FUMEC em Belo Horizonte/MG que. como instituição não universitária atuando no mercado há 36 anos, está passando por mudanças importantes, procurando se adequar ao padrão definido como "qualidade de ensino" para os cursos de graduação de acordo com esse sistema de avaliação. Para avaliar os impactos do SNA pesquisou-se como e em que grau professores e alunos da FUMEC percebem as mudanças nos cursos e na própria instituição, após sua submissão ao Sistema Nacional de Avaliação, nos últimos 5 anos.

Resumo
The aim of this paper is evaluate the impacts that the National Evaluation System - NES, implanted by the federal government in 1996 from the law n. 9.131/95 is provoking in the college education system. After an expansion foccused just in trach, this institutions had to redefine their goals searching a better quality offer in graduation courses due to pressure of the academic community and the society. The national education System proposes, for the first time in the Brazilian superior education, that the quality of the graduation courses, the public or private third degree institutions have evaluated in a periodic and systematic way- the main instruments to this evaluation are the National course Exam, knowon by "Provào" and the Evaluation Commissions of the courses offer conditions and institutional evaluation. The study foccused their analyses at the FUMEC Universitary Center in Belo Horizonte/MG, as a non universitary institution at the market from 36 years that is passing throw important changes trying to adapt the defined quality pattern to the graduation courses according to the evaluation system. To evaluate the impacts of the National Evaluation System a research was made in how and which grade FUMEC's teachers and students notice the course and institution changes after submiting to NES, in the last 5 years.

Palavras-chave
Keywords
Citação
GUIMARÃES, Maria Helena de Oliveira. Sistema de Avaliação Nacional: impacto sobre as instituições privadas: estudo de caso do Centro Universitário FUMEC. 2002. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2002.
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