Análise das práticas de gerenciamento da informação utilizadas no gerenciamento de recursos hídricos: estudo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Data da publicação

2009-03-19

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação João Pinheiro
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas formais do gerenciamento da informação utilizadas pelos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Velhas) no gerenciamento de recursos hídricos. Foi escolhido como estudo de caso o CBH-Velhas por ser um dos primeiros Comitês, criado no Estado de Minas Gerais, com maior tempo de atuação e melhor estruturado. As fontes de coleta de dados foram o acervo documental do Comitê e entrevistas com três grupos de foco, composto por 5 a 8 membros, organizados conforme o segmento que eles representam no comitê. A pesquisa analisou se os membros do CBH-Velhas utilizam as práticas formais do gerenciamento da informação no gerenciamento de recursos hídricos, adotando como referencial teórico o modelo de gerenciamento de informação proposto por Davenport (1998), referentes aos passos 1 (determinação das exigências da informação) e 4 (uso da informação). Foi usado como base para formulação das variáveis pesquisadas, o conteúdo mínimo exigido na legislação, para elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos. Foram apresentadas 10 perguntas sobre a determinação da exigência da informação, usando o Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio das Velhas como referência e as mesmas 10 questões foram repetidas, mas com o foco no uso da informação. Todas as perguntas foram respondidas considerando a sua importância em uma escala de 0 a 10, com justificativa para cada resposta. Os resultados mostraram que os membros utilizam poucas as práticas formais de gerenciamento da informação, no gerenciamento de recursos hídricos, e que eles ainda não se apropriaram das informações constantes no Plano nas tomadas de decisão. Consideram que são importantes, mas têm dificuldades ao utilizá-las como suporte para o gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do rio das Velhas.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

FRÓES, Célia Maria Brandão. Análise das práticas de gerenciamento da informação utilizadas no gerenciamento de recursos hídricos: estudo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2009.

Relacionado com

Contido em

Licença