Gestão por competências: estudo da alocação de profissionais em uma instituição federal de ensino

Data da publicação
2015-03-23
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Fundação João Pinheiro
Resumo
O tema da gestão por competências tem cada vez mais se configurado como uma metodologia eficaz para diversas ferramentas, como seleção de pessoas, retenção de talentos, aprimoramentos e melhoria nos desempenhos, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento. E a Administração Pública tem se estruturado sobre essa concepção visando se preparar para novas e complexas demandas da sociedade brasileira contemporânea. Inseridas no contexto do serviço público brasileiro, as universidades públicas federais acompanham essa dinâmica evolutiva e também necessitam de profissionais competentes para o seu funcionamento. Esta dissertação tem como questão de pesquisa como ocorre o processo de alocação de servidores aprovados em concurso público, por meio de Competências, no cargo de Assistente em Administração, na admissão desses novos servidores para uma universidade pública federal. Para tanto, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com servidores pertencentes ao cargo, suas chefias imediatas e o pessoal de recursos humanos. Essas entrevistas foram analisadas em categorias e subcategorias, utilizando-se o método da Análise do Conteúdo. O resultado dessa análise possibilitou a compreensão de como alocação por meio das competências se desenvolve e quais conhecimentos, habilidades e atitudes que esses profissionais necessitam para o desempenho competente de suas atribuições, além de contribuir o entendimento dos problemas acerca do seu recrutamento, seleção e adaptação. Concluiu-se que a gestão por competências ainda precisa de maior difusão de sua metodologia, dadas as dificuldades com seus conceitos entre os entrevistados. Todavia, essa metodologia, da forma como foi utilizada no processo de admissão, favoreceu a adaptação dos novos servidores à organização.

Resumo
The theme of Competence Management has increasingly configured as an effective methodology for various tools such as selection of personnel, talent retention, enhancements and improved performance, performance appraisal, training and development and Public Administration has been structured on this design in order to prepare for new and increasingly complex demands of contemporary Brazilian society. Within the context of the Brazilian public service, the federal public universities follow this evolutionary dynamics and also require competent professionals for its operations. The research question here is: how works the process of allocating of approved public servants, using the Competence Management, in their admission for a public university. Therefore, semi-structured interviews were used in interviewing those newly admitted servants, their managers and the human resources personnel. This material was analyzed in categories and subcategories, using the method of Content Analysis. The results are: this analysis allowed us to understand the knowledge, skills and attitudes that these professionals need for competent performance, and contributes to a better understanding of the problems about the recruitment, selection and adaptation. The conclusions are that the competency management still needs greater diffusion of its methodology, given the difficulties of understanding of its concepts by the sample of respondents, although the results shows that this methodology contributes for the acclimation of the new servants to the organization.

Palavras-chave
Keywords
Citação
MENEZES, Filipe Amaral Rocha de. Gestão por competências: estudo da alocação de profissionais em uma instituição federal de ensino. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015.
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