Desenvolvimento de jogos digitais em Minas Gerais: mapeamento e proposição de políticas públicas

Data da publicação
2019-03-27
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Fundação João Pinheiro
Resumo
O mercado consumidor internacional de videogames tem apresentado forte crescimento. O mercado brasileiro tem se mostrado expressivo, se situando entre os vinte maiores do mundo. Este trabalho tem como objetivo estudar o mercado de desenvolvimento de jogos digitais, o principal elo da cadeia produtiva destes, em Minas Gerais, entendido como um bem criativo, de modo a apresentar um panorama e propor diretrizes de políticas públicas. Políticas públicas de estímulo à economia criativa podem ser uma saída às crises econômicas, desde que consigam solucionar as falhas de mercado do setor. Os jogos digitais são parte do grupo de atividades consideradas como criativas. Para melhor compreende-los discorreu-se sobre os significados de jogo, sua função social, forma e os mecanismos de funcionamento e as dinâmicas por trás do desenvolvimento, buscando caracterizá-los. O estudo das diversas relações contratuais ligando os atores com diferentes talentos e habilidades envolvidos no desenvolvimento de jogos digitais em sua cadeia produtiva foi feito a partir da Teoria dos Contratos e Custos de Transação. Aplicaram-se questionários junto aos desenvolvedores de jogos de Minas Gerais, concluindo-se que o mercado mineiro é ainda incipiente, com espaço para crescimento. Mas já existe certa articulação entre os atores e tímida atuação do Estado, existindo espaço para o crescimento, desenvolvimento e a necessidade de políticas públicas direcionadas especificamente para o setor.

Resumo
The international video game market is in a strong growth path in the last decades. The Brazilian market is among the twenty largest in the world. This work aims to study the digital game production chain in Minas Gerais state in order to present a panorama and propose guidelines for public policies for this sector. Public policies designed to stimulate this sector is an option to prevent economic crises. Digital games are part of the creative activities. In order to better understand them, the meanings of the game, its social function, the form and the mechanisms of functioning and the dynamics behind the development were analyzed, in order to characterize them. Finally, in view of the existence of several contractual relations linking actors with different talents and abilities involved in the development of digital games, some points were presented in the Theory of Contracts and Economic Cost of Transaction that can explain the links in the production chain of the development of games. Questionnaires were available and sent online to game developers from Minas Gerais were applied and it is concluded that the Minas Gerais market is still incipient, with room for growth, but that there is already a certain articulation between the actors and the timid performance of the State, showing opportunities for growth, development and the need for public policies.

Palavras-chave
Keywords
Citação
Albanez, Heloísa Gonçalves. Desenvolvimento de jogos digitais em Minas Gerais: mapeamento e proposição de políticas públicas. 2019. 216 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte.
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