Estruturas e formatos organizacionais nas universidades: um estudo sobre a experiência da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

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2009-12-28

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Fundação João Pinheiro
Resumo
O objetivo deste trabalho foi discutir o processo de construção da nova estrutura acadêmica e administrativa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas gerais FALE. A nova estrutura, implantada em 2003, teve como principais argumentos para sua anuência: melhorar a articulação dos docentes em torno de objetivos científicos, incentivas novas perspectivas e práticas pedagógicas, aperfeiçoar a estrutura colegiada de festão e otimizar o uso da estrutura física e recursos humanos existentes. Acredita-se que as mudanças na estrutura possam ter sido influenciadas pelo advento da autonomia universitária e pela adesão da FALE ao projeto de flexibilização curricular proposto pela UFMG. Além disso, a nova pode ter favorecido a maior integração das áreas de conhecimento, promovido a auto-regulação docente e a redução de encargos administrativos. Com esta intenção foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativo-descritivo em que foram utilizadas. Como fonte de dados, entrevistas semi-estruturadas, observação direta e análise de documentos e registros. Também foi feito um estudo teórico sobre a natureza da estrutura organizacional e as variações em termos de sua complexidade, formalização e centralização com o objetivo de explicar os aspectos específicos da estrutura que determinam a capacidade das organizações em resolver problemas importantes como: coordenação e controle; comunicação; distribuição do poder e relações com o ambiente. As variáveis: complexidade, formalização e centralização. Utilizadas neste trabalho, foram baseadas nas proposições de Hall(1984) sobre as estruturas organizacionais e o fator ambiente foi tratado a partir da autonomia universitária e flexibilização curricular. Procurou-se ainda, verificar também se foram alcançados os objetivos previstos na proposta de reestruturação da Fale. A partir dos dados coletados observou-se que existem avanços em muitos aspectos que são objetivos atuais de crítica ao funcionamento dos departamentos, consistindo assim, em uma importante experiência de funcionamento de uma estrutura acadêmica, que redefiniu funções, chefias, instâncias de decisões, dando maior liberdade de ação aos indivíduos e transformando profundamente a maneira de conduzir esta unidade acadêmica.

Resumo
The objective of this work was to discuss the construction of the new academic and administrative structure process from Faculdade de Letras at University Federal of Minas Gerais (UFMG) - Fale. The new structure, established in 2003, had as main arguments for its approbation: to improve the articulation between teachers beside the scientific objectives, stimulate new perspectives and pedagogical practices, to perfect the collegiate structure of administration and to optimize the utilization of facilities and existent human resources. It is believed that the changes at structure could have been influenced by the universitarian autonomy approach and by adhesion of Fale to the curricular flexibility project from UFMG. Moreover, the new structure may to have collaborated for more integration between knowledge areas, promoted the teacher's self-regulation and reduction of administrative incumbencies. With this intention, one point study was made with qualitative and descriptive features that were utilized, as database, semi-structured interviews, direct observation and analysis of documents and registers. Also, was made one theoretical study about organizational structure nature and the variations around its complexity, formalization and centralization with the objective of explain the structure specifics aspects that determine the organizations capacity to solve important problems as: coordination and control; communication; power distribution and environmental relationship. The variables: complexity; formalization and centralization, used in this paper were based on Hall's (1984) propositions about organizational structures, and the environmental factor was treated from the universitarian autonomy and the curricular flexibility. It is searched too if were reached the objectives from Fale restructure proposal. From collected data, it was observed that exists advances in many aspects that are actual objects of criticism at department operations, consisting so in the important experience about operations of one academic structure, that it created new functions, commands, decisions instances, with more actions freedom for individuals and changing the manner of to conduct this academic unit.

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Citação

Souza, Mary Vieira. Estruturas e formatos organizacionais nas universidades: um estudo sobre a experiência da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. 126 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte.

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