[29] XXIX CSAP
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Navegando [29] XXIX CSAP por Orientador "Saraiva, Ágnez de Lélis"
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Item Comunicação e Gestão nas Organizações Públicas: uma análise da articulação estatal para a formulação e implementação de políticas públicas - o caso do PIP, do SIMAVE e da Magistra(2015) Fonseca, Renata Kelly Alves; Saraiva, Ágnez de Lélis; Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Amorim, Marina AlvesAs mudanças econômicas e as revoluções tecnológicas, bem como as dificuldades da administração pública para atender às demandas do Estado de Bem Estar Social, levaram a maioria dos Estados que pautava a sua estrutura no modelo burocrático a buscar novas formas de gestão e de produção de políticas públicas. Em virtude disso, reformas administrativas foram empreendidas, e, na busca pelas respostas aos problemas da gestão governamental, evidencia-se no cenário contemporâneo não apenas um, mas diferentes modelos de gestão pública. Um deles é a gestão em rede, que se diferencia dos modelos de gestão baseados em hierarquias, pelo papel diferenciado assumido pelo gestor, que deve mediar as interações ao invés de comandar o trabalho e, também, pela predominância de valores orientados para a articulação entre as áreas e suas equipes, em busca do alcance de objetivos comuns. Porém, para a efetividade da adoção desse modelo de gestão, faz-se necessária a internalização desse novo modus operandi pela estrutura governamental, implicando na sua adaptação em âmbito interno, integrando as áreas de suas secretarias e orientando os saberes e práticas para uma atuação coesa e interdependente. Nesse contexto, a comunicação organizacional assume papel estratégico, uma vez que trabalha com a discursividade dos sujeitos na organização e, por consequência, com a formação do corpo de valores, crenças e atitudes aceitas pelo grupo, ou seja, sua cultura. Esse trabalho se propõe, com base na revisão bibliográfica, na pesquisa documental e nas entrevistas aos membros de três programas da SEE/MG – PIP, SIMAVE e Magistra, verificar qual é o papel da cultura organizacional para a adoção de estruturas de trabalho em rede na administração pública estadual de Minas Gerais.Item Política de qualificação profissional na secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de Minas Gerais: uma análise da gestão e dos programas executados nos anos de 2013 e 2014(2015) Ribeiro, Gabriela dos Santos; Saraiva, Ágnez de Lélis; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Leal Filho, Raimundo de SousaO crescimento econômico brasileiro, característico do início dos anos 2000, bem como as constantes modificações tecnológicas contemporâneas que alteraram o cenário global, estimulou o aumento significativo de debates relacionados à reduzida disponibilidade de trabalho qualificado no território nacional. Desse modo, desafios inéditos precisavam ser superados, dentre eles estava a questão dos recursos humanos. Considerando esse contexto e a busca por uma melhor compreensão sobre a política de qualificação profissional, esta pesquisa objetiva analisar a situação recente dessa última no governo do Estado de Minas Gerais a partir dos programas de formação executados nos anos de 2013 e 2014 pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – PNQ e Pronatec Trabalhador - e identificar a sua trajetória, resultados e os desafios a ser superados. Procurou-se então responder a seguinte questão: em que medida as políticas de qualificação profissional ofertadas e desenvolvidas pela Sedese/MG cumpriram as metas propostas e atenderam as demandas colocadas pelas gestões locais e instituições locais públicas ou privadas do Estado de Minas Gerais para os anos de 2013 e 2014? Com o intuito de responder a essa questão, por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e uma estratégia metodológica de obtenção e examinação de dados quantitativos, os programas mencionados foram analisados dentro da ótica do ciclo de políticas, assim como a gestão praticada, os resultados produzidos, as metas alcançadas e desafios encontrados. Diversos problemas na execução em ambos programas foram notados. Muitas falhas foram diagnosticadas, principalmente, quanto aos mecanismos de monitoramento e avaliação pouco expressivos ou inexistentes, assim como a cobertura dos programas aos municípios mineiros, que precisa melhorar. Por fim, tentou-se apontar algumas direções e sugestões de melhoria para que as políticas públicas de qualificação social e profissional possam avançar em Minas Gerais.