EG/FJP - N_EDUC - PUBLICAÇÕES
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Navegando EG/FJP - N_EDUC - PUBLICAÇÕES por Autor "Dufloth, Simone Cristina"
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Item Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI(2020) Bianchini, Letícia Dufloth; Silva, Marco Antônio Almeida; Silva, Max Melquíades da; Dufloth, Simone CristinaO presente artigo analisa as competências digitais no contexto da formação e da atuação de gestores públicos, que, em virtude das inovações características do século XXI, se configuram, cada vez mais, como elementos essenciais para a excelência do setor público. De maneira específica, são estudados: o percentual de carga horária dedicado a conteúdos direta e indiretamente relacionados à temática da tecnologia de informação e a visão de estudantes e especialistas sobre o conteúdo ministrado; as percepções de estudantes do campo de públicas sobre seu domínio e experiência no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e a importância das tecnologias no setor público a partir das perspectivas de alunos e especialistas no campo de públicas. A metodologia se caracteriza como exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com estudantes e especialistas da área, e desenvolvida análise das matrizes curriculares dos cursos do campo de públicas das dez instituições mais bem avaliadas segundo o Conceito Enade 2015. Os resultados encontrados trazem indícios de desafios na atuação de gestores públicos, em virtude de dificuldades relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no exercício de suas atividades. Além disso, constata-se um ainda incipiente desenvolvimento de competências digitais na formação de gestores públicos.Item Contributions from entrepreneurial universities to the regional innovation ecosystem of Boston(2021) Klein, Simone Boruck; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho; Dufloth, Simone CristinaObjetivo do estudo: o objetivo desta pesquisa é analisar como as universidades empreendedoras da região de Boston, Estados Unidos, contribuem para o ecossistema de inovação local. Metodologia/Abordagem: utilizou-se do paradigma qualitativo, classificado como um estudo de caso múltiplo e com coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação. Para análise utilizou-se de análise de conteúdo categórica. Originalidade/Relevância: esta pesquisa visa contribuir com a sociedade ao dedicar-se à reflexão do papel da universidade na sociedade moderna. A universidade empreendedora constitui um campo de pesquisa relevante, uma vez que esse modelo de instituição acadêmica tem apresentado potencial econômico e social para as regiões onde está localizada. Principais resultados: as contribuições das universidades para com o ecossistema: formação de alunos qualificados tecnologicamente; construção de mentalidade empreendedora nos alunos; grupos de pesquisa com caráter multidisciplinar; grupos de pesquisa colaborativas com as indústrias e empresas; grupos de pesquisa para demandas governamentais; competições que englobam alunos extrauniversidade; formação de start-ups com validação do modelo de negócios; contribuição para desenvolvimento econômico por intermédio da aplicação dos recursos financeiros recebidos e contribuição para desenvolvimento social ao fomentar o desenvolvimento da região. Contribuições teóricas/Metodológicas: este estudo contribui ao identificar os elementos que compõem uma universidade empreendedora em análise conjunta de seis universidades da região de Boston; ao caracterizar o ecossistema de inovação de Boston que trata-se de um benckmarking para o segmento universitário e ao identificar o conjunto de ações e infraestruturas que conectam as universidades empreendedoras ao ecossistema.Item Mídias digitais e mídias sociais no contexto do ambiente escolar de escolas públicas(Fundação João Pinheiro, 2021) Dufloth, Simone CristinaO estudo aqui apresentado analisa o uso das mídias digitais, ou redes sociais, por alunos de escolas públicas e sua possível influência no ambiente e clima escolar. Foram identificadas as principais redes sociais utilizadas pelos alunos de uma escola pública, bem como investigados atitudes e comportamentos, em relação a esse uso, de forma a buscar indícios, a partir da percepção de alunos e professores, sobre possíveis influências intra e extramuros. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a alunos de uma escola municipal de Belo Horizonte, localizada em região de alto grau de vulnerabilidade e criminalidade, e por meio de entrevista com um docente. Os resultados da pesquisa decorreram análise quantitativa realizada a partir dos dados oriundos de 221 questionários coletados, bem como análise qualitativa com base na literatura e nas percepções do entrevistado. Os resultados evidenciam que, na perspectiva dos alunos respondentes, as redes sociais ainda não percebidas como problema e que pouco influenciam no clima escolar. Seu uso responsável e consciente ainda não parece ser tema de preocupação por grande parte dos respondentes.