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Item Análise da manutenção da frota na área do 3º Comando Operacional de Bombeiros em face da criação do Núcleo Administrativo(2018-11-05) Silva, Júlio César Gomes da; Azeredo, Erenito Alves; Borges, Celso Novaes; Dufloth, Simone CristinaO presente trabalho teve como objetivo analisar a manutenção da frota na área do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) em face da criação do Núcleo Administrativo e propor medidas que possibilitem reduzir o desajuste administrativo que impactou a gestão da frota das Unidades Operacionais do 3º COB. A finalidade deste trabalho foi identificar as vantagens e desvantagens de dois modelos de gestão da frota, sendo o anterior à instalação do Núcleo Administrativo, que era descentralizado nas Unidades Operacionais, bem como as do atual modelo, em que a manutenção da frota está centralizada no 3º COB, e conhecer qual modelo teria a melhor aplicação. Para desenvolvimento do estudo, foi realizada uma revisão da bibliografia conceituando as áreas da gestão, administração, a política de governo “Choque de Gestão” e o Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Em seguida, pesquisou-se sobre a estrutura administrativa e operacional do 3º COB, o impacto da implantação do Núcleo Administrativo, na gestão da frota, sem prévia regulamentação e os efeitos da supressão dos bombeiros especialistas da Seção de Suprimentos. As entrevistas evidenciaram os benefícios e dificuldades de ambos os modelos de gestão, sendo verificados os efeitos da centralização administrativa na área do 3º COB e o emprego de especialistas na manutenção da frota. Conclui-se que o atual modelo de gestão é o que tem melhor aplicabilidade, contudo há a necessidade de reformulação do DD/QOD para inclusão de especialistas na seção de transportes do 3º COB e consequentemente a criação de resolução que regulamente as atribuições desses especialistas que irão trabalhar junto às seções de suprimentos, funcionando como um “braço” do 3º COB nas Unidades Operacionais.Item Análise da viabilidade jurídica da utilização do Sistema Eletrônico de Informações nos processos administrativos disciplinares no âmbito do CBMMG(2018-11-08) Pereira, Ellen Campos Goulart; Araújo, Ana Luiza Gomes de; Teixeira, Giovane Prates; Dufloth, Simone CristinaO presente trabalho se propôs a estudar se a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para elaboração dos processos administrativos disciplinares no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, seria adequado e viável sob o foco do ordenamento jurídico administrativo. Para a realização da pesquisa foram analisados manuais de utilização do SEI, confrontando com a base legal do ordenamento jurídico brasileiro. De tal modo, foi possível traçar as fases do processo disciplinar, e os princípios a elas inerentes, de forma a verificar se poderiam estar contempladas nas funcionalidades existentes no Sistema para que o processo disciplinar, que já é realizado fisicamente, pudesse ser realizado na forma eletrônica. Como conclusão sinaliza-se que a elaboração de processos administrativos disciplinares no SEI encontra amparo no atual regime jurídico que regula as ações previstas para a feitura dos mencionados processos, especificamente quando realizados utilizando o modo sigiloso.Item Atividades correcionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: estudo sobre a viabilidade de se incluir estratégias relativas às atividades correcionais no Planejamento Estratégico da Corporação(2018) Miranda, Adriano Marcos; Lima, Marcus José TibúrcioEste trabalho se propôs a estudar as atividades co rrecionais desenvolvidas no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais , consoante aos públicos relevantes e interno, e a viabilidade de sua inclusão no Plano de Comando 2015 2026 Para a realização desta pesquisa foram analisados os conhecimentos teóricos s obre o planejamento estratégico e sua aplicação nas organizações, confrontando com as atividades correcionais executadas pelo CBMMG a fim de verificar a coerência de se considera las no planejamento estratégico da Instituição. Como conclusão sinaliza se qu e é oportuno inserir as atividades correcionais no Plano de Comando 2015 2026, principalmente considerando se que os pilares que sustentam as corporações militares são os princípios éticos da disciplina e da hierarquia.Item A avaliação anual de desempenho e produtividade no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: a garantia da isonomia em face das limitações físicas e as capacidades laborais residuais de militares com dispensa médica(2018) Luciano, Elias José; Oliveira, Rubens Fernandes de; Borges, Miguel Novais; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO presente trabalho se objetivou a estudar o formato atual de avaliação de desempenho no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG, com o propósito de verificar se ele é capaz de avaliar as atividades exercidas por militares que possuem capacidades laborais residuais, em razão de limitações físicas, em igualdade de condições com os demais militares. Para desenvolvimento da pesquisa, foram relacionadas as notas obtidas nas avaliações de desempenho de 1.081 militares do Quadro de Praças Bombeiro Militar para análise estatística do impacto da nota nas promoções por merecimento. Foram estudados pela técnica de análise de conteúdo para interpretação dos requerimentos apresentados à Diretoria de Recursos Humanos do CBMMG, que solicitavam método alternativo de avaliação em substituição ao Teste de Aptidão Física. Como conclusão, constatou-se que que as avaliações de desempenho empregadas pelo CBMMG para os militares com limitação física não se adequam à realidade deles, não sendo aptas a aferir suas produtividades, pois, exigir um teste físico a quem não tem condição de fazê-lo, sem estipular uma medida alternativa, é obstar essa pessoa a galgar os mesmos direitos alcançados pelas pessoas com condições físicas plenas, ferindo, assim, o princípio da isonomia. Como proposta, sugere, em substituição ao Teste de Aptidão Física, um modelo de provas objetivas relacionadas às atividades desenvolvidas pelos avaliados com limitação física, mantendo-se os outros fatores de avaliação empregados, como disciplina, disponibilidade para o trabalho e habilidades profissionais.Item Estudo da necessidade de ações básicas voltadas à prevenção de ilícitos administrativos no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais(2018-10-08) Tóffoli, Júlio César; Lima, Marcus José TibúrcioO presente estudo trata de apontamentos sobre a administração pública e o controle interno no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A pesquisa realiza uma breve revisão legal e doutrinária acerca das normas que direcionam a atuação da administração pública, seus princípios, poderes e deveres com ênfase na gestão voltada para uma maior eficiência e otimização dos recursos públicos. Investiga a necessidade de se implementar ações básicas orientadas à prevenção de ilícitos administrativos e integridade pública, tendo em vista que diante de irregularidades surge o poder-dever da administração de apurar as faltas e imputar responsabilidades por meio do devido processo legal. As diversas modalidades dos processos administrativos representam uma metodologia burocrática que apesar de buscar a preservação das garantias Constitucionais, se torna dispendiosa ao Erário. Posteriormente estuda a tendência mundial e brasileira de valorização das ações preventivas distribuídas no arcabouço da legislação atinente a atuação da administração pública e específica do Corpo de Bombeiros no cumprimento da sua missão Constitucional. Por fim, buscou-se demonstrar a atuação das Controladorias da União e de Minas Gerais na gestão pública, com incentivo à promoção, fortalecimento e desenvolvimento de mecanismos necessários a prevenir, detectar e reprimir a corrupção, sempre com vistas a implementação de ações de caráter preventivo em detrimento às ações restaurativas. Concluindo pela importância de utilizar o controle interno como meio de prevenção das irregularidades administrativas através de ações coordenadas e planejadas no âmbito da Corporação para disseminar a cultura da licitude, transparência, otimização dos recursos e eficiência na prestação de serviços públicos.Item Estudo das causas de acidentes com viaturas pertencentes aos Batalhões de Bombeiros da RMBH ocorridos do ano de 2015 a 2017(2018-11-07) Nunes, Adriana Ferreira de Moura; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Rezende, João Batista; Menezes, Bruno Barbosa deO presente trabalho se propôs a estudar as causas de acidentes com viaturas pertencentes aos Batalhões de Bombeiros da RMBH ocorridos do ano de 2015 a 2017. Os dados coletados foram organizados por Batalhão a que pertencem as viaturas, por ano, mês, dia da semana e horário em que ocorreram os acidentes, causas presumidas, subclasses das viaturas acidentadas, posto/graduação do condutor, responsabilidades e trajeto em que ocorreram os acidentes. As variáveis selecionadas para análise foram as que apresentaram maior número de ocorrência e as quais o CBMMG tem ação direta sobre elas. As variáveis mais expressivas são subclasse das viaturas, causa presumida dos acidentes e momento do trajeto em que ocorreram. Foi concluído que as variáveis escolhidas possuem grande influência no número de acidentes ocorridos, sendo recomendado que o CBMMG direcione esforços no sentido de adotar medidas eficazes para a redução do número de acidentes com viaturas.Item Estudo do grau de conhecimento pela população de Lavras/MG do número de emergência 193 e das formas de divulgação utilizadas(2020) Barbosa, Silvio Alves; Silva, Ana Eliza Ferreira Alvim da; Paula, Giancarlo Augusto de; Shikida, Aparecida Maciel da SilvaOs serviços públicos de urgência e emergência prestados mediante comparecimento de profissionais de saúde e segurança são acionados por meio telefônico, de modo que o acesso a esses serviços requer o conhecimento do número de emergência do órgão responsável pelo atendimento. O objetivo deste trabalho foi investigar o grau de conhecimento, pela população adulta de Lavras/MG, do número de telefone do serviço de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, bem como verificar se essa população se lembra de ter tido contato com a divulgação desse número, de forma a verificar se há correlação entre a memória sobre campanhas e o conhecimento do número. Além disso, foram levantadas as formas de propaganda de massa utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os fundamentos teóricos utilizados apoiaram-se nas reflexões sobre marketing público e publicidade e propaganda, a fim de subsidiar análises sobre a importância da divulgação do número de emergência e estratégias que devem ser consideradas. Por meio de entrevista estruturada com 271 pessoas, os resultados apontaram para a necessidade de ampliação das estratégias de comunicação que permitam elevar o grau de conhecimento do número de emergência, visto que quase 30% dos entrevistados desconhecem o número, e quase 70% afirmam ter visto ou ouvido divulgação por meio de propagandas. Diferenças no grau de conhecimento do número foram identificadas de acordo com o perfil sociodemográfico dos participantes. A análise também demonstrou a necessidade de se avaliar a segmentação das estratégias de divulgação, com especial atenção aos idosos e ao público de menor escolaridade, cujo grau de conhecimento é inferior à média apurada.Item A formação e qualificação do técnico de manutenção aeronáutica no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais(2018-11-06) Duarte Júnior, José Vital; Camargos, Nelson Santana; Miranda, Thiago Pereira; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO presente trabalho propôs estudar a formação do mecânico de manutenção aeronáutica, com base na legislação expedida pela Agencia Nacional de Aviação Civil, e a seleção desse profissional para a seção de manutenção do Batalhão de operações Aéreas. Para desenvolvimento do estudo foi utilizada uma pesquisa documental sobre as normas que regulamentam o setor aéreo brasileiro como Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 43, que trata das manutenções em aeronaves e componentes, como o RBAC nº 65 que trata da formação do mecânico de manutenção aeronáutica. Também foram incluídos na pesquisa documentos internos da seção de manutenção. Dessa forma, foi possível entender os procedimentos de manutenção que podem ser realizados pelo BOA, estimar os custos das inspeções realizada por equipe orgânica em comparação com os custos originários por serviço terceirizado, nas inspeções de menor complexidade mencionadas no RBAC nº43. A pesquisa foi complementada por fontes secundárias como trabalhos monográficos sobre o assunto, delimitando a importância do treinamento e da qualificação de equipes de apoio à infraestrutura aeronáutica, como forma de aumentar a qualidade do serviço e da segurança das operações. Sinaliza-se que a necessidade de se exigir uma formação mais completa dos futuros mecânicos de manutenção aeronáutica do BOA, para a preservação da segurança, qualidade dos serviços e redução de custos.Item Gestão política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais: análise sobre a atividade de Assessoria Parlamentar desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais(2018) Soares, Douglas Martins; Silva, Eduardo Ângelo Gomes da; Cruz, Matuzail Martins da; Pfeffer, Renato SombergApós a redemocratização do país em 1988 houve a consolidação dos poderes e o fortalecimento do legislativo. Responsável por propor, discutir e promulgar normas que regem ou influenciam as atividades de grupos e setores específicos da sociedade o Poder Legislativo pode ser considerado uma arena de extrema relevância na defesa dos interesses institucionais. Devido a essa intrínseca relação, é de extrema importância estudar a atividade de gestão política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, realizada atualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG através de sua estrutura institucional dedicada a Assessoria Parlamentar. Com isto, o presente trabalho objetivou analisar como é realizado o trabalho de Assessoria Parlamentar pelo CBMMG na Assembleia Legislativa do Estado. Para tanto, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica através de pensadores que abordem temas relacionados a Assessoria Parlamentar e o “lobby” como processo de atuação de grupos de interesse no Poder Legislativo, aliada a uma pesquisa documental com coleta de literatura diversificada para identificação da estrutura, funcionamento e diretrizes que regulam as atividades no CBMMG. Complementarmente a isso foi efetuada uma pesquisa quantitativa, através de questionários semiestruturados junto aos militares relevantes para o estudo, para a mensuração da profissionalização e das respectivas atividades exercidas pela instituição. Após o cumprimento do proposto no trabalho foi verificado que o CBMMG não possui uma estrutura formal e unificada de defesa de assuntos de interesse institucional, sendo considerada pouco profissionalizada e com militares empreendendo suas atividades com pouca experiência. Somou-se a estes resultados a aferição de que as atividades relacionadas a Assessoria Parlamentar são diminutamente executadas pela grande maioria dos envolvidos na pesquisa, gerando a conclusão de que o CBMMG desempenha o trabalho de Assessoria Parlamentar de maneira incipiente e aquém do estabelecido na literatura estudada. Devido as conclusões alcançadas restou ainda sugerido a formalização e estruturação de uma Assessoria Parlamentar no CBMMG com propósito de otimizar as ações de defesa dos interesses institucionais.Item A implantação da centralização do teleatendimento de emergências no 6º Comando Operacional de Bombeiros (6ºCOB): um estudo com base no modelo adotado pelo Comando de Policiamento do Interior Um (CPI-1) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)(2018) Silva, Edirlei Viana da; Veloso, Henrique Maia; Costa, Lucioney Rômulo da; Dufloth, Simone CristinaEste trabalho pesquisou a reestruturação administrativa das atuais salas de operações e teleatendimentos 193 do interior de Minas Gerais, mais especificamente no 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB), de forma a racionalizar os recursos humanos e materiais empregados, além de imprimir qualidade ao processo por meio da padronização e especialização dos teleatendentes. O estudo se baseia na centralização gradual das atuais salas de operações, em torno de uma estrutura denominada Centro de Operações Bombeiro Militar localizada em fração de maior escalão, que possa canalizar e gerir todas as chamadas emergenciais de suas frações subordinadas. A pesquisa teve por objetivo conhecer os principais fatores que podem restringir e/ou facilitar a implantação da centralização do teleatendimento de emergências no 6º COB, com base no modelo levado a efeito pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, mais especificamente no Comando de Policiamento do Interior Um (CPI-1), sediado no município de São José dos Campos/SP. O estudo se ambienta na demonstração do teleatendimento 193 descentralizado, praticado no 6º COB e do modelo centralizado de teleatendimento de emergências levado a efeito pelo CPI-1. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, moldando-se a um estudo de caso, com ênfase predominantemente qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram a documentação indireta, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, e a documentação direta, através da pesquisa de campo. Foram entrevistados, no 6º COB, os comandantes de Companhia Bombeiro Militar, o chefe da seção de logística e o próprio coronel comandante do 6º COB. No CPI-1 foram entrevistados os chefes dos Centros de Operações da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, teleatendente e despachador de ocorrências e o coronel comandante do CPI-1. Foi ainda analisada uma fração descentralizada do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo. Também foi entrevistado o chefe da Subdiretoria de Tecnologia e Sistemas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Verificou-se que os fatores facilitadores para a implantação da centralização do teleatendimento no 6º COB se sobrepõem aos dificultadores. Destacaram-se como restritores: a amplitude geográfica do 6º COB e a predominância do relevo montanhoso, que dificulta a comunicação via rede de rádio; além do contingenciamento de recursos do Estado, frente à necessidade de investimentos em espaço físico, mobiliário e equipamentos de telecomunicação e informática. Como facilitadores destacaram-se: a existência de um modelo bem sucedido de teleatendimento centralizado no CPI-1; apoio do comandante do 6º COB; atual padrozinação de software entre as instituições de segurança pública, em Minas Gerais; possibilidade de integração e estabelecimento de convênios de cooperação entre as diversas agências; incentivo governamental do modelo de gestão do Estado em Rede; a previsão, na estrutura organizacional do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, em Varginha, de um Centro Integrado de Atendimento e Despacho; a existência de uma central regional de teleatendimento e triagem de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também em Varginha; e a possibilidade de atuação de um médico regulador do SAMU nos acionamentos de atendimento pré-hospitalar, via 193.Item Inclusão das pessoas com deficiência auditiva no acionamento do serviço de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Uberlândia/MG(2018) Leão, Leonardo Teixeira; Rodríguez, Demétrius MartinsO objetivo deste trabalho é investigar as questões relacionadas à acessibilidade da comunidade surda aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na cidade de Uberlândia, mais especificamente no que tange ao acionamento dos serviços de urgência e emergência via telefone convencional através do tri-dígito 193. Trata-se de pesquisa do tipo exploratória, onde se procurou averiguar a percepção da comunidade surda quanto à qualidade dos serviços a ela prestados pela Corporação, bem como se as tecnologias de hoje facilitam a vida dessas pessoas. Os resultados obtidos permitiram concluir que atualmente o Corpo de Bombeiros Militar apresenta limitações nas condições de atendimento a esta parcela da população e necessita investir na adequação dos seus recursos operacionais com vista à promoção da sua acessibilidade e inclusão no contexto social, possibilitando o acesso de cada cidadão surdo aos seus serviços de forma livre e independente.