Navegando por Palavra-chave "Regionalização"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acesso à atenção médico-hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais: o serviço de assistência ao parto(2009) Gomide, Pedro Lúcio Rodrigues; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira; Gomes, Ana Paula Salej; Morais, Leonardo Barbosa deO presente projeto de pesquisa tem como foco os problemas de acesso aos serviços públicos de saúde por parte da população do Estado de Minas Gerais. Para isso, foram selecionados dois indicadores capazes de caracterizar as condições de acesso aos serviços de internação hospitalar: 1) Distância média percorrida para a realização de parto, no SUS, de pacientes encaminhadas para outros municípios; 2) Percentual dos partos, no SUS, com deslocamento para outro município. As questões fundamentais que orientam este projeto são: na medida em que o esperado é que o parto ocorra o mais próximo possível do local de residência da paciente, quais são as diferenças no que se refere às pacientes do SUS para o acesso ao parto? O avanço observado na regionalização da assistência no Estado repercutiu sobre a distância percorrida e a proporção de mulheres que necessitam se deslocar para a realização de parto? Houve mudanças nesses aspectos entre 2000 e 2007? Espera-se responder estas questões de forma a subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde na tomada de decisões relativas à consolidação da regionalização do estado. O desenvolvimento de correlações entre os indicadores utilizados contribuirá para o planejamento e possíveis ajustes na rede assistencial do estado.Item Análise da Política Pública de Assistência Farmacêutica do Estado de Minas Gerais: avanços e desafios da estratégia logística de descentralização(Fundação João Pinheiro, 2017-04-28) Carlo, Cristian Correna; Fahel, Murilo Cássio Xavier; http://lattes.cnpq.br/8223101141977871; Carneiro, Ricardo; Guerra Júnior, Augusto AfonsoThis work aims to analyze the policy of pharmaceutical assistance of the state of Minas Gerais, in order to identify and characterize the advances and challenges of the process of Regionalization of pharmaceutical assistance. To this end, the most relevant logistic decision categories for the understanding of supply chain models were identified through a bibliographical search and then build the trajectory of the logistics management of the Minas Gerais pharmaceutical assistance programs (Farmácia de Minas and Farmácia de Todos), identifying the main phases and their characteristics. Comparative analysis was carried out within these categories of analysis, comparing the centralized model with the decentralized model. The research is about a case study, an exploratory objective, in which semi - structured interviews were used to collect information. The results show a large institutional change with significant influence in the supply chain, as well as suggest potential advances in the perspective of improving the general efficiency of the program and challenges associated with management capacity of municipalities, especially small ones.Item Arranjo institucional e mecanismos de coordenação e cooperação no SAMU 192 Regional do Estado de Minas Gerais(2022) Gonzaga, Thiago de Oliveira; Assis, Marcos Arcanjo deO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um dos componentes da Rede de Atenção à Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir e expandir a oferta do SAMU aos municípios de Minas Gerais, o governo estadual utiliza o modelo de regionalização do serviço, o qual é executado por meio do programa "SAMU 192 Regional". A partir disso, busca-se entender como o arranjo institucional desse programa se constitui e dispõe de mecanismos de coordenação e cooperação para viabilizar a regionalização do SAMU. Assim, o presente trabalho visa mapear, descrever e analisar o arranjo institucional de implementação do programa e os mecanismos de cooperação e coordenação que o constituem. O arranjo envolve o conjunto de elementos institucionais que propiciam a estruturação e a operacionalização da política pública. Somado a isso, por ser um programa que demanda articulações entre os entes federativos, busca-se identificar mecanismos de coordenação e cooperação presentes na implementação do SAMU 192 Regional. Portanto, propõe-se avaliar como se definem e articulam os atores, instrumentos, estratégias, normas e processos, de modo a estabelecer coordenação e cooperação ao implementar o SAMU 192 Regional, tendo em vista que seu objetivo indica a necessidade dessas configurações para sua execução, considerando o processo de regionalização e tendo como cenários o federalismo brasileiro e a organização do SUS. A fim de delimitar e orientar o escopo da pesquisa, são discutidas as seguintes categorias de análise: arranjo institucional, regionalização, coordenação e cooperação em políticas públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verifica-se que o arranjo do SAMU Regional é bem articulado e forte, dada a integração e coerência entre seus elementos. Observa-se também que aimplementação do programa é complexa, já que é constituída por vários passos, envolve diferentes atores e depende das decisões e do desempenho deles para o desenvolvimento do processo, o que evidencia a importância de adotar mecanismos de coordenação e cooperação para garantir o seu funcionamento.Item Consórcios intermunicipais de saúde em Minas Gerais e a atuação da esfera estadual no período 2011-2014(2016) Maciel, Bruna Aguiar; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira; Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Ferreira Júnior, SílvioEsta monografia teve por objetivo analisar a atuação do governo de Minas Gerais com relação aos consórcios intermunicipais de saúde (CIS) do estado no período de 2011 a 2014, com foco aos repasses financeiros feitos por meio de convênios para essas associações, uma vez que, apesar de ser uma organização de municípios, cabe à esfera estadual fomentar ações de saúde e prestar auxílio a elas. Foram estudados os consórcios públicos classificados como generalistas e que prestam serviços apenas de saúde. Foi constatado que 23 consórcios receberam recursos no período analisado, beneficiando 298 municípios. Dos 17 territórios de desenvolvimento apenas Sudeste e Triângulo Sul não possuíam nenhum município consorciado a qualquer um dos CIS analisados. As principais finalidades dos repasses foram ações combate à dengue e aquisição de material permanente. Por meio do apoio aos consórcios a SES-Mg busca favorecer a construção da rede de serviços e, dessa foram, garantir o acesso da população às ações e serviços de saúde.Item Cooperação entre estado e municípios para melhoria da gestão pública municipal: a experiência da estratégia regionalização da assistência farmacêutica do estado de Minas Gerais(2018) Ferreira, Ananda Souza; Rezende, João Batista; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Lacerda, Daniela Góes ParaísoEste estudo trata da relevância da cooperação entre entes federados subnacionais para melhoria da gestão pública municipal, utilizando-se como objeto de avaliação a Estratégia Regionalização da Assistência Farmacêutica do Estado de Minas, no intuito de propor a ampliação de um modelo de cooperação nesses moldes para outras áreas da gestão pública. Para tanto, utilizou-se métodos de coletas de dados como a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, o trabalho pretendeu analisar a concepção e elaboração da Regionalização da Assistência Farmacêutica e como está sendo sua operacionalização a partir de 2016, ano que foi implementado o modelo, identificando, assim, seus resultados para mensurar os impactos sociais e financeiros. Os resultados identificados desse modelo de cooperação técnica entre estado e municípios apontam a melhoria da eficiência da política de assistência farmacêutica, considerando que houve ampliação no elenco de medicamentos, redução do prazo de disponibilização dos medicamentos, aumento do incentivo financeiro e redução de custos. Observado o êxito do modelo, é crucial o incentivo para que seja replicado. Mas notou-se também desafios associados à capacidade de gestão dos municípios, principalmente dos de pequeno porte. Se faz necessário, portanto, o auxílio aos municípios, por parte do governo estadual, identificando continuamente as necessidades de desenvolvimento de habilidades de gestão necessárias ao sucesso desse modelo.Item Descentralização: um paralelo entre os circuitos turísticos de Minas Gerais e o modelo francês de regionalização do turismo(2008) Oliveira, Rafael Almeida de; Brasil, Flávia de Paula Duque; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Rocha, JussaraEsse trabalho realizou uma análise dos temas descentralização e regionalização dentro do contexto do turismo. Para tanto, foi feito um paralelo entre dois modelos de regionalização do turismo: o sistema francês e o programa de Circuitos Turísticos de Minas Gerais baseado no primeiro. O principal objetivo foi avaliar quais eram as principais semelhanças e diferenças entre ambos os sistemas e verificar os resultados da implementação de uma mesma política de turismo em duas realidades distintas. Foram consultadas pesquisas já realizadas sobre o sistema francês e o programa mineiro, além de um levantamento documental, coleta de dados estatísticos em instituições de reconhecimento nacional e internacional e entrevistas com gestores da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur). Os resultados mostraram que apesar do programa de Circuitos Turísticos possuir uma maior grau de descentralização e autonomia dos poderes locais em relação ao sistema francês, essas características ainda não conseguiram resultar num maior desenvolvimento regional. Houve um avanço na participação local e consolidação das redes turísticas em Minas Gerais, mas a dificuldade de mobilização e a fragilidade das relações entre os participantes dos Circuitos ainda se demonstram como empecilho para o sucesso dessas associações.Item Regionalização da assistência à saúde no estado de Minas Gerais: capacidade de provisão de serviços hospitalares de média complexidade(Fundação João Pinheiro, 2019-03-25) Morais, Márcia Moreira de; Ferreira Júnior, Sílvio; http://lattes.cnpq.br/7789533222493903; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/3678172153181366; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Ferreira Júnior, Sílvio; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira; Machado, José ÂngeloThe regionalization of attention to health and operational and administrative decentralization of the Unified Health System (SUS) are constitutional guidelines established with the enactment of the 1988 Federal Constitution in principle the pro-municipalization movement was more intense during the first decade of organization of SUS and decentralization was more incisive than the strategy of regionalization, without which the guiding principles of the SUS, namely, universality of access, integrality of care and equity, are not achieved. The federated entities, by the nature of the SUS, are obliged to relate and complement each other, since no entity is self-sufficient in the provision of health services and, even if it were, health and epidemiological issues could be affected by an epidemic that began in another municipality or Health Region. In this way, the Brazilian health system is unique and presents itself with a social policy that induced the formation of federative arrangements capable of enforcing the aforementioned principles and guidelines. Thus, in a country of triune and singular federalism, the SUS has induced the formation of intergovernmental relations, which require mechanisms of cooperation and coordination, organized in a process of solidary governance of a network of health services that surpasses or inhibits free rider or opportunists, which weaken the relations and the achievement of health policy objectives. For this, it becomes indispensable control instruments capable of curbing actions motivated only by self-interest or that favors competitive and predatory federalism, which is not cohesive with the solidarity stance of federated entities inherent in the institutional design of SUS. In order to study the dynamics of the regionalization process, this study chose the state of Minas Gerais as a case study and, through the indicator of resolvability of hospital care of medium complexity, sought to identify the level of regionalization achieved. We analyzed the care flows between Health Regions of hospital procedures of medium complexity, MCH1 and MCH2, established by the Regionalization Master Plan of Minas Gerais (PDR / MG) as hospital services portfolio assigned to the territory of 77 (seventy-seven ) Health Regions of the state, as well as the origin of the migrant patient. Statistical analyzes were performed to analyze the cause and effect relationships between the resolvability index reached by the Health Regions and a set of variables that favored the understanding of the results. It was observed that more than 50% (fifty percent) of the Health Regions of Minas Gerais meet with critical and regular resolubility, demonstrating the low responsiveness of the Health Regions to the hospital demand of medium complexity of resident patients and pointing to a high migratory flow of patients between Regions and, in many cases, between Extended Health Regions as well. The temporal analysis between the years 2009 and 2017 showed that the heterogeneity between the Health Regions has increased, as well as the inequality. In addition, it was observed that the supply index created by factor analysis, combining dimensions of infrastructure, human resources and financing is the variable that most explains the variations of the regional resolubility. Migration flows between Regions have shown that the origin of the migrant patient is concentrated, in most cases, in the non-polo municipalities of the Health Region, suggesting weak intergovernmental cooperation and a low territorial governance capacity. In order to overcome uncooperative behavior, the institutionalization of strong legal instruments and the performance of the role of the coordinating, regulating and compensating state entity of inequalities, presents itself as a path towards a strong and solidary regionalization.