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Item Análise da aplicabilidade do bem como instrumento de melhoria na gestão de projetos de inovação da Prodemge(2020) Sirineu, Vinícius José Garcia; Câmara, Mauro Araújo; Ferreira, Victor BarcelosO objetivo do presente trabalho é fazer uma análise da aplicabilidade da Lei do Bem na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, PRODEMGE, e de sua efetiva capacidade de incentivar a empresa a ampliar seus investimentos em atividades de inovação tecnológica. Para isso, este estudo buscou aprofundar na identificação de quais benefícios essa organização poderia obter em fazer uso dessa lei, além dos incentivos fiscais previstos na mesma, bem como identificar as barreiras ou dificuldades para se utilizar dos benefícios. A Lei do Bem, Lei Federal n° 11.196/2005, cria incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica. A PRODEMGE é uma empresa de tecnologia de informação que tem em seu histórico o provimento de soluções inovadoras junto ao Estado de Minas Gerais. Utilizou-se neste trabalho pesquisa bibliográfica sobre o tema inovação tecnológica, bem como revisão da legislação pertinente. Foi realizado também um estudo de caso que buscou investigar os fenômenos que tenham influência ou causem impacto no uso da Lei do Bem, nas decisões relacionadas a este tema, seus motivos, implementações, eventuais barreiras, dificuldades e resultados efetivos. Identificou-se como a organização se estruturou para usufruir dos incentivos, quais os benefícios com tal estruturação e em qual situação a empresa se encontra. Além disso, observaram-se como foram mapeados os riscos e quais os mecanismos criados para minimizá-los ou eliminá-los. Em síntese, percebe-se que o uso da Lei do Bem exige uma preparação e estruturação da organização em termos de processos e padrões de registro de esforços, assim como a gestão de projetos em aderência às exigências da lei para a devida prestação de contas dos dispêndios com os projetos beneficiados. Porém, foi observado que as mudanças trazem ganhos para a empresa em termos de organização, gestão e qualidade, além de, incentivar o investimento em projetos inovadores.Item Análise do planejamento governamental de Minas Gerais na área de ciência, tecnologia e inovação(2018) Ribeiro, Isabela Romancini; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Moraes, Leonardo Barbosa de; Câmara, Mauro AraújoO presente trabalho visa analisar o planejamento governamental do Estado de Minas Gerais para a área de CT&I nos PPAGs 2008-2011, 2012-2015 e 2016-2019. Considera-se como o primeiro objetivo específico a caracterização da atuação do estado na área de CT&I; e como segundo objetivo específico a análise do desempenho do planejamento do PPAG 2012-2015 para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O trabalho se enquadra como descritivo e se baseia em dados secundários, considerando a utilização dos Planos Plurianuais 2008-2011, 2012-2015 e 2016-2018, dos PMDIs 2007-2023, 2011-2030 e 2015-2027. Ademais são utilizados os Relatórios Anuais de Avaliação para os exercícios anuais dos ciclos 2008-2011 e 2012-2015 e as revisões do PPAG referentes ao ciclo 2012-2015. Dessa forma, a caracterização da atuação governamental se dá por meio da descrição e análise dos desafios para a área de CT&I sobre o qual foram construídos os PPAGs; dos objetivos da área e dos programas a ela vinculados; dos públicos-alvo selecionados para a atuação governamental; dos tipos de programas elaborados, considerando a classificação setorial e multissetorial; das unidades participantes e executoras das ações; e dos recursos financeiros aplicados na área de CT&I.. A análise do desempenho do planejamento foi feita por meio do Índice de Desempenho do Planejamento (IDP), abarcando as dimensões ação, programa e indicador, sendo o índice um parâmetro para avaliar o planejamento e a execução física e financeira do PPAG. A análise dos resultados obtidos permite observar que, no primeiro objetivo específico, apesar de o setor de CT&I ter ganhado importância no âmbito do planejamento ao longo dos anos, o Estado de Minas Gerais enfrenta o desafio de fortalecer seu Sistema de Inovação estadual, de diversificar a base produtiva do estado; de desenvolver vantagens comparativas e produtos de alto valor agregado nas empresas mineiras; e de reduzir as desigualdades regionais. Além disso, os programas dos PPAGs voltados para a área de CT&I, são, em sua maioria, setoriais. No segundo objetivo específico, é percebido que o estado possui Índice de Desempenho do Planejamento na faixa crítica, indicando necessidade de melhoria na articulação entre planejamento orçamentário e financeiro, bem como na elaboração e monitoramento de indicadores.Item Competências digitais de profissionais de gestão de pessoas: estudo a partir do Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital para Portugal aplicado em três Instituições Federais de Ensino Superior(Fundação João Pinheiro, 2021-03-31) Lopes, Érika Rezende; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Dufloth, Simone Cristina; Oliveira, Kamila Pagel; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo deDigital Competences (DCs) present themselves as an invaluable resource for the professionals of Human Resource Management (HRM) to deliver on their area-specific tasks and contribute with the design and implementation of their organization strategies. At the same time, for those who work in Human Resource Management units of the Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) [Federal Administration System of Civilian Personnel], the DCs are useful to implement public policies that deal with the use of digital technologies. However, despite previous studies showing the emergency of such DCs, there is a lack of parameters for the identification of these emergencies in the context of this professional field. In this sense, considering that the Dynamic Reference Framework for Digital Competence [Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital] (QDRCD) establishes a benchmark for the discussion of the digital competence of different target groups, it was proposed, as the objective of this study, to identify and adapt the DCs from the QDRCD to the context of the professionals who work in HRM units of the SIPEC, in three Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) [Federal Institutions of Higher Education] headquartered in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. For this purpose, a quantitative and qualitative research was carried out, which encompassed literature review, documental and field research. Through the first two procedures, elements were sought to establish the correlation and adjustment of the competence from QDRCD to the general context of the HRM units of SIPEC. In the field research, which took place within the three IFES, structured surveys and semi-structured interviews were distributed to the HRM area managers for the purpose of applicability and relevance analysis of the DCs adapted to the context of the HRM areas of their institutions. Finally, surveys were distributed to the remaining professionals of the area so that they could assess the degree of importance and the mastery level of the competences validated in the previous stage. The results of the research showed that the DCs from the QDRCD, of basic and intermediate levels, could be adapted to the specified target group. Furthermore, the results also showed their applicability, relevance and high degree of importance to the execution of the professional tasks in HRM units at the three IFES. On the other hand, the results also pointed to the fact that such group of professionals presented average mastery of the DCs.Item Compra de passagens e concessão de diárias : uma análise sobre a implementação do novo sistema na perspectiva da Secretaria de Desenvolvimento Agrário(2017) Coutinho, Nathália Santos; Dufloth, Simone Cristina; Laia, Marconi Martins de; Rodrigues, Maria Isabel AraújoO Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) foi implantado no âmbito do Governo Estadual de Minas Gerais em 2016 com a premissa de promover a economia de gastos públicos, gerar maior eficiência da administração estadual e possibilitar melhor controle e transparência das ações do governo. O objetivo deste trabalho é analisar as alterações decorrentes da implantação do SCDP no contexto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDA), identificando seus principais impactos no funcionamento, gestão, equipe e atendimento de demandas na Secretaria, além de deliberar sobre os resultados destas mudanças no processo interno de concessão de diárias e compra de passagens. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre as Tecnologias da Informação, seu uso crescente e sua aplicação através de Sistemas Informacionais Gerenciais nos processos organizacionais, com ênfase na administração pública, e mais especificamente, no governo de Minas. Na sequência, analisa-se o contexto da SEDA, abordando seu histórico, composição e características quantitativas das diárias e passagens. A pesquisa que constitui este trabalho possui caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como recursos a análise documental, a observação direta, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com servidores envolvidos no processo de concessão de diárias e passagens na SEDA. Conclui-se que o SCPD trouxe impactos majoritariamente positivos para o processo interno da SEDA, embora isto não tenha sido observado de forma unânime ou nem em todos os aspectos analisados, caracterizando a necessidade de melhorias de sua utilização.Item Conhecimento, informações e financiamento da inovação: anotações de uma leitura sugerida para Arrow e Nelson(2014) Leal Filho, Raimundo de SousaO estudo do financiamento da inovação, por definição, requer contribuições de diferentes áreas especializadas do saber econômico que geralmente não se comunicam entre si. Este artigo argumenta que não é adequado aplicar a análise financeira convencional para tratar esse tipo especial de investimento. Os estudiosos da inovação enfatizam a maior incerteza relativa à viabilidade técnica (custos), ao tempo de maturação das pesquisas e experimentações, ao comportamento dos compradores/usuários dos produtos finais, e às estratégias de empresas rivais (particularmente no que diz respeito à adoção de novas tecnologias similares); ao contrário, no enfoque neoclássico para finanças corporativas, o investimento inovativo simplesmente estaria associado a uma classe de risco mais elevado. Este artigo pretende avaliar, a partir de uma discussão dos desenvolvimentos teóricos da literatura sobre aspectos financeiros da atividade inventiva (originada ao final da década dos cinquenta com as contribuições de Arrow e Nelson), se e em que medida interseções nos programas de pesquisa em finanças, estruturas de mercado e inovação com informação e apropriabilidade imperfeitas podem constituir uma base teórica efetiva para o tratamento do financiamento da inovação.Item Incubação de empresas de base tecnológica: proposta e aplicação do índice de dimensionamento do processo de incubação de empresas de base tecnológica(Fundação João Pinheiro, 2008-08-14) Souza, Maria Ramos de; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Fernandes, Cândido Luiz de Lima; http://lattes.cnpq.br/7237172398674451This study treats of a relevant aspect of the scientific and technological development: the process of incubation of companies of technological base in Brazil. He proposes and it applies a synthetic index that it tries to portray important dimensions of the process of incubation of companies of technological base. The work, of exploratory and descriptive nature, uses as research instruments, the bibliographical and documental rising, the exploration of data and statistical information, and the application of the method distancial for standardization of variables. The proposed index, Index of measurement of the process of incubation of companies of technological base - IEBT is composed by four dimensions: Government priority to the public politics of C,T&I, Width and diffusion of the incubation process, Level of technological innovation in the companies, and Level of formal education of the population, and to each dimension it corresponds a group of indicators. IEBT makes possible to order the relative position of the states as for the apprenticeship of development of the process of incubation of companies of technological base, under the dimensions that compose it. The results of IEBT for the states of the areas southeast and south of the country, they suggest that the apprenticeship of development of the process of incubation of companies of technological base comes advanced in the states of São Paulo and Rio Grande do Sul, while Rio de Janeiro, Paraná and Santa Catarina would correspond to an intermediate apprenticeship. Minas Gerais would correspond to a little advanced apprenticeship, just overcoming the Espírito Santo (that presented lowest IEBT among the states of the areas southeast and south of Brazil). In what it says respect specifically to Minas Gerais, the results suggest that the main fragilities of the process of incubation of companies of technological base are associated at the dimensions Level of formal education of the population and the Government priority to the public politics of C,T&I. Already the dimension Width and diffusion of the incubation process and the dimension Level of technological innovation in the companies presented potentialities for the development and consolidation of the process of incubation of companies of technological base in the state.Item Investimento externo direto em Minas Gerais: políticas e falhas para atração de setores intensivos em tecnologia(Fundação João Pinheiro, 2016-03-23) Bento, Letícia Vargas; Wanderley, Cláudio Burian; http://lattes.cnpq.br/8883271568242398; Guimarães, Alexandre Queiroz; http://lattes.cnpq.br/8850956320615888; Ruiz, Ricardo Machado; http://lattes.cnpq.br/9714251804407567; Leroy, Felipe Lacerda Diniz; http://lattes.cnpq.br/5986389349463223This research aims to analyze the attraction factors of technology-intensive foreign direct investment to Minas Gerais State, looking for the comprehension about which are the main determinants and in which extent the carried state policies are effectives in these terms. The main types and theories regarding the patterns of international production are first discussed, having in mind a better comprehension about the research goal. Furthermore, it was also pursued which are and how perform the positive impacts of the foreign direct investment in the development of the recipient regions, as well as why the presence of technology-intensive companies could result in bigger benefits spillovers than other sectors. It was also analyzed the role of the governments at investment attraction and promotion and the current overview of this kind of public policies in Brazil and in Minas Gerais. Finally, it was collected data aiming to verify the correlation between the investment promotion public policies and the technology-intensive foreign companies’ demands in Minas Gerais. The methodology used was the bibliographic research and interviews with public managers of state institutions related to the foreign direct investment promotion and with the technology-intensive multinationals that already are installed in the state. The analysis aimed to verify if the attraction factors pointed by the companies are well explored and included in the investment promotion public policies in Minas Gerais. Thereby, it was possible to note some convergences, but also significant divergences between the shared opinions of companies and public agencies about the determinants attraction factors in the state. It was also noted the existence of substantial gaps of articulation among the state public departments responsible for attraction, financing, incentives and supporting the foreign direct investment in Minas Gerais.Item Política industrial e desenvolvimento : um estudo da política industrial chinesa e direções para a sua implementação em países em desenvolvimento(2021) Pereira, Felipe Chaves; Guimarães, Alexandre Queiroz; Riani, Juliana de Lucena Ruas; Santos, Ester Carneiro do CoutoO objetivo do presente trabalho é de analisar a experiência de política industrial da China, evidenciando seus fatores de sucesso, limitações, desafios e perspectivas futuras. A intenção é de aclarar possíveis direções de política industrial para sua implementação em países em desenvolvimento. Para isso, foram abordados conceitos, noções e visões acerca da importância da política industrial e suas principais características. Em seguida, o trabalho ilustrou como as diferentes estratégias de fomento industrial se inserem no processo de desenvolvimento econômico. Depois disso, foram elencados alguns casos de sucesso de políticas industriais. A partir desses casos, foram levantados pontos, estratégias e medidas que a literatura aponta como positivos para o sucesso das políticas industriais. Em seguida, o trabalho abordou o caso da política industrial chinesa, demonstrando os fatores de seu sucesso e o papel da política industrial nisso. Logo após, o trabalho tratou das estratégias e mecanismos específicos que a política industrial chinesa se valeu, evidenciando seus avanços, entraves e desafios. A partir disso, foram evidenciadas algumas experiências de política industrial que podem servir como um ponto de referência analítico para sua implementação em países ainda em estágios iniciais de desenvolvimento. Nas considerações finais, as lições de política industrial foram sintetizadas e alguns direcionamentos para novas pesquisas foram realizadosItem Uso da tecnologia na melhoria do atendimento ao cidadão(2015) Reis, Luciana Versiani dos; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Saraiva, Ágnez de Lélis; Silveira, Glauber FlavianoO presente trabalho tem como tema principal o uso da tecnologia como ferramenta capaz de melhorar o atendimento ao cidadão, tanto na prestação de serviços quanto na transparência de informações publicas. Busca-se uma análise dos avanços e desafios ocorridos nos governos atuais, com destaque para Minas Gerais. Para se atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica para aprofundar sobre o conceito de governo eletrônico e o uso da tecnologia por parte do Governo em diversos países. Em seqüência foram apurados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a cerca do uso da internet e da posse de aparelhos móveis e, por fim, foi feita uma analise mais detalhada dos avanços ocorridos em Minas Gerais. Percebeu-se a partir dessas ferramentas que a o uso da tecnologia pelos Governos tem trazido resultados positivos para o cidadão e para o Estado, fortalecendo a forma de comunicação entre eles. Entretanto ainda se fazem presentes muitos desafios a serem superados.Item A utilização do veículo aéreo não tripulado nas atividades de segurança pública em Minas Gerais(2013-03-27) Bispo, Christiano Carvalho; Silva, Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da; Gomes, Laércio dos Reis; Gonçalves, PascoalO Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) consiste basicamente em uma aeronave que não necessita de um piloto a bordo durante o seu voo. A caracterização desta tecnologia e as implicações decorrentes da sua utilização no contexto das atividades de segurança pública são tratados neste estudo. Seu objetivo geral é a análise da viabilidade da utilização do VANT em complementação às atividades de radiopatrulhamento aéreo na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Seus objetivos específicos são: a) conhecer o Veículo Aéreo Não Tripulado e suas formas de utilização; b) conhecer as missões do Radiopatrulhamento Aéreo; c) estabelecer a relação do Veículo Aéreo Não Tripulado com as missões de Radiopatrulhamento Aéreo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, e buscou uma maior familiaridade com o assunto por meio de entrevistas com autoridades na área aeronáutica e gestão estratégica da PMMG, além da aplicação de questionários ao público interno do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo. O tipo de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, e utilizadas como técnicas de pesquisa as modalidades bibliográfica e documental. Estudou-se como marco teórico acerca da Gestão de Recursos e Inovação, já que a inclusão de novas tecnologias implica em mudanças nas instituições públicas, sendo necessário compreender os reflexos dessas transformações. Procurou-se o estudo da tipologia dos Veículos Aéreos Não Tripulados e a classificação das atividades de radiopatrulhamento aéreo. Concluiu-se pela possibilidade de inserção da tecnologia dos VANTs como complementação das missões de radiopatrulhamento aéreo dentro da PMMG.