[14] XIV CSAP
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Item Ações de saúde na prisão: análise da adesão do estado de Minas Gerais no plano nacional de saúde no sistema penitenciário(2008) Neres, Ramon Alves Campos; Menicucci, Telma Maria Gonçalves; Sapori, Luís Flávio; Rodrigues, Nathália I. NascimentoO objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP) em Minas Gerais e identificar as mudanças advindas desse novo contexto para os serviços de saúde oferecidos à população encarcerada desse Estado. Esse plano foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Justiça, contando com a participação ainda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Ele foi responsável por reorientar os serviços de saúde oferecidos às pessoas privadas de liberdade, conferindo um sistema organizado de ações sob a competência dos três entes federados, União, Estado e Município. Além disso, ele propôs um mecanismo de incentivo financeiro àqueles Estados que seguissem os seus requisitos. Assim, neste trabalho será analisada a relação que esse plano tem com o Sistema Único de Saúde, o novo modelo de prestação de serviços de saúde oferecido aos encarcerados, a sua implementação em Minas Gerais, os avanços ocorridos e os desafios enfrentados pelos diversos atores envolvidos nessa política pública.Item Uma análise do conteúdo e da formatação da capacitação dos gestores municipais do estado de Minas Gerais(2008) Santos, Gustavo Henrique Ribeiro; Moraes, Marcos Siqueira; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Teixeira, AdrianaEste trabalho busca demonstrar que a capacitação de gestores públicos é extremamente relevante para a reforma administrativa gerencial e desenvolvimento dos municípios, tornando-se então fundamental um estudo sobre treinamento dos servidores públicos municipais para se realizar uma capacitação eficiente dos mesmos. De forma abrangente, foi feito uma análise da bibliografia referente à questões como a reforma gerencial, a descentralização político-administrativa, à importância do governo local, além de diversas questões pertinentes ao treinamento tais como condicionalidades, limitações, problemas recorrentes, e conclusões obtidas por meio da experiência internacional. A partir dessa análise e um levantamento das demandas de capacitação dos gestores municipais de Minas Gerias, feitas a partir de características que permeiam a gestão municipal, foi realizado um estudo comparativo para orientar o treinamento a ser realizado pelo governo do Estado. Como resultado, verifica-se a necessidade de criação de um programa de formação contínua de administradores públicos municipais, sob a forma de vários cursos com conteúdos gerenciais diversos, os quais devem ser levantados por análises metodológicas e formatados de forma adequada para os servidores municipais. Um programa nesses moldes resultaria em uma melhora significativa da gestão pública municipal, o que possivelmente não ocorrerá apenas com a política atual de capacitação.Item Análise dos fatores críticos de sucesso na implantação do Balanced Scorecard no setor público de Minas Gerais(2008-06-09) Leite, Flávia Lo Buono; Silveira, Mauro César da; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Assis, José Batúira deA metodologia de gestão estratégica conhecida como Balanced Scorecard (BSC) vem sendo, exaustivamente, utilizada em empresas privadas. Contudo, sua aplicação em cenário diferente - o da administração pública vem se tornando cada vez mais freqüente, exigindo especial atenção para sua customização exitosa. Aliado a esse fato, o grau de sucesso na implantação e utilização pelos gestores tem sido variável. Muitas organizações têm extraído o máximo do potencial do BSC, algumas o têm simplesmente abandonado logo após a sua introdução e outras o mantêm sem utilizar plenamente as suas funcionalidades. Este trabalho procurou testar os fatores críticos de sucesso levantados para a administração privada e verificar na gestão pública quais os fatores determinantes que levam essas organizações públicas a implantar e usar satisfatoriamente o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão da estratégica. A análise permitiu selecionar os fatores: alinhamento com a estratégia, operacionalização, apoio da alta administração e tornar a estratégia um processo contínuo como os principais determinantes do sucesso na implantação em organizações públicas. Por fim, também foi realizado um exame das oportunidades do BSC para o setor público, considerando as especificidades e entraves da área pública para a projeção de objetivos de longo prazo e medição do desempenho.Item Arranjos produtivos locais e o estado: o caso de Santa Rita do Sapucaí(2008) Faria, José César Mássimo; Ferreira, Frederico Poley Martins; Fonseca, Déa Maria; Guimarães, Alexandre QueirozOs Arranjos Produtivos Locais têm se tornado focos de várias políticas públicas no Brasil e ao redor do mundo. Isso de dá porque esses aglomerados de firmas que atuam em um setor industrial em comum são capazes de produzir benefícios para as empresas que o compõem. Tendo isto em vista, este trabalho procura analisar o Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônicos, localizado em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, focando-se na atuação do Governo Estadual na consolidação das economias externas inerentes a esse tipo de aglomerado.Item Aspectos do choque de gestão mineiro à luz de experiências internacionais de modernização da gestão pública: autonomia e gestão de RH(2008) Athayde, Thiago Hollerbach; Moraes, Marcos Siqueira; Ferreira, Frederico Poley Martins; Otávio, LuísAs mudanças sócio-culturais ocorridas no mundo pós-guerra transformaram o modo, a velocidade e a intensidade de como as pessoas interpretam as suas demandas por bens e serviços. No entanto, o Estado altamente burocratizado não acompanhou essas transformações e viu a sua capacidade de se adaptar a mudanças, cada vez mais limitada, aja visto a sua rigidez institucional. A emergente crise fiscal, aliada a uma economia cada vez mais global, aprofundou o estado de inércia governamental e limitou a ação Estatal até mesmo em seu último subterfúgio, o endividamento público. Dessa forma, os Estados Nacionais se viram obrigados a reverter ou amenizar esse cenário, apostando em reformas administrativas que visassem o aumento da flexibilidade institucional, da eficiência, eficácia e efetividade do setor público perante a sociedade. Esses desafios se viram presentes no Brasil e em suas unidades federativas, inclusive em Minas Gerais, que através do Choque de Gestão, empreendido a partir de 2002, passou a se atentar à necessidade de reformar o Estado. Uma análise comparativa das iniciativas do Governo de Minas Gerais com as práticas adotadas por Estados ao redor do mundo pode nos trazer ganhos de conhecimento “utilizável” para o nosso próprio contexto, ainda que as realidades sejam distintas, uma vez que isso nos possibilitará retirar lições acerca das políticas institucionais e seus prováveis efeitos.Item Avaliação e planejamento estratégico institucional em instituições de ensino superior: aplicações para a gestão educacional da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho(2008) Oliveira, Breymer Ricardo de; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Westin, Vera Lígia Costa; Rodrigues, Maria Isabel AraújoEsse trabalho discorre sobre avaliação institucional na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro. A Escola de Governo, como instituição de ensino e pesquisa dessa fundação, comprometida com a produção de material técnico a fim de subsidiar o planejamento estadual, deve também coordenar esforços a fim de avaliar seus processos, alinhando-se às expectativas e às diretrizes definidas por esse governo. É exatamente por isso que esse trabalho discorre acerca da importância da avaliação institucional como instrumento de suporte ao planejamento estratégico de instituições de ensino superior. Mais do que um mero requisito burocrático, a avaliação pode efetivamente contribuir para que os processos gerenciais e pedagógicos de IES públicas sejam constantemente revistos, aprimorados e alinhados. A implementação dessa ferramenta, inserida no contexto estratégico de planejamento pode contribuir para a criação de uma cultura permanente de avaliação e planejamento, elementos ainda precários na administração pública. Entretanto, a questão da avaliação institucional não é apenas de ordem estratégica, gerencial e pedagógica. Passa, sobretudo, pela dimensão da legitimidade que permeia esses ambientes. Do ponto de vista institucional, IES públicas apresentam uma série de especificidades que as diferenciam de IES privadas, em especial aspectos referentes à finalidade da formação, grau de discricionariedade de seu corpo docente e segmentação de mercado. Organizações privadas de ensino superior, em razão de seus objetivos mercadológicos e de seu posicionamento de mercado, estão muito mais vinculadas aos mecanismos de regulação e avaliação do que instituições públicas, estas últimas mais comprometidas com outros mecanismos de legitimação que não exatamente aqueles associados à concorrência e a competição. Esses elementos fazem parte do cotidiano organizacional de IES públicas e, consequentemente, da Escola de Governo. Discutir avaliação institucional significa analisar todas as relações envolvidas nesse contexto, ampliando o foco para além da esfera gerencial.Item A busca pela excelência da qualidade em hospitais: um estudo do programa de fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais (Pro-Hosp) sob a ótica da acreditação(2008) Oliveira, Diego Lanza de; Menicucci, Telma Maria Gonçalves; Fortes, Fátima; Lima, Marilene FabriA gestão da qualidade em saúde, vem ao longo do tempo se mostrando um importante instrumento para otimização dos processos dentro de organizações hospitalares. Seguindo pela mesma ótica, a acreditação objetiva fornecer uma certificação aos estabelecimentos de saúde, considerando critérios previamente definidos como aceitáveis. Assim, o presente trabalho buscou utilizar os preceitos abordados pela Acreditação para analisar o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais de Minas Gerais (Pro-Hosp). Assim, após uma abordagem de todos os conceitos necessários para análise, correlacionou-se as metas e compromissos pactuados no instrumento de avaliação do Programa com os três níveis de acreditação abordados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), de modo a analisar a evolução do Plano de Ajustes e Metas.Item A construção do alinhamento estratégico no estado de Minas Gerais(2008) Borges, Thiago Bernardo; Silveira, Mauro César da; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Barrence, André VictorDesde o programa de governo Choque de Gestão, que teve início no ano de 2002, o Estado de Minas passa por um processo de modernização da Administração Pública, com o intuito de substituir o modelo administração pública burocrática, definido por Bresser Pereira como “lento, caro, auto-referido, pouco ou nada orientado para o atendimento das demandas dos cidadãos”, e se caracterizou por trazer algumas metodologias aplicadas, até então, na iniciativa privada para dentro da administração estadual mineira. A construção de uma estratégia de longo prazo e adoção da metodologia de gerenciamento de projetos foram as que mais se destacaram durante o governo. A eficiência e a eficácia dessa iniciativa exige que as ações do presente estejam diretamente relacionadas com a estratégia para o futuro, e para isso é preciso estabelecer um fluxo de informações que permita aos indivíduos pensar e agir conforme o determinado pela estratégia. Nenhum processo de implementação estratégica foi bem sucedido sem esse alinhamento, assim o presente trabalho tem o intuito de apresentar como ocorre tal processo no governo de Minas Gerais, que se destacou pela construção de uma configuração organizacional propicia para implementação da estratégia, mesmo que na ausência de uma base teórica especifica, buscando uma adaptação de suas partes básicas, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e observou os fatores contextuais, tudo isso para concretizar o alinhamento estratégico.Item Controles dos créditos suplementares ao orçamento em Minas Gerais(2008) Pereira, Maria Clara Estevam; Carneiro, RicardoItem Desafios e revisões do programa fica vivo à luz dos seus anos de existência(2008) Corrêa, Ana Carolina Utsch; Batitucci, Eduardo Cerqueira; Sapori, Luís Flávio; Simões, Kátia SilvaEste trabalho busca revisar o programa Fica Vivo, levantando os desafios e impasses que o programa se depara ao longo de sua existência e ampliação. Para isso, faz-se uma revisão das teorias de criminologia, especialmente daquelas focadas na delinquência juvenil, além de revisar o programa à luz de conceituações da administração pública sobre elaboração, implantação e monitoramento de políticas públicas. Esses desafios e impasses questionam a efetividade do programa e a institucionalização de suas práticas dentro de uma nova perspectiva de segurança pública voltada para a prevenção da criminalidade.Item Descentralização: um paralelo entre os circuitos turísticos de Minas Gerais e o modelo francês de regionalização do turismo(2008) Oliveira, Rafael Almeida de; Brasil, Flávia de Paula Duque; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Rocha, JussaraEsse trabalho realizou uma análise dos temas descentralização e regionalização dentro do contexto do turismo. Para tanto, foi feito um paralelo entre dois modelos de regionalização do turismo: o sistema francês e o programa de Circuitos Turísticos de Minas Gerais baseado no primeiro. O principal objetivo foi avaliar quais eram as principais semelhanças e diferenças entre ambos os sistemas e verificar os resultados da implementação de uma mesma política de turismo em duas realidades distintas. Foram consultadas pesquisas já realizadas sobre o sistema francês e o programa mineiro, além de um levantamento documental, coleta de dados estatísticos em instituições de reconhecimento nacional e internacional e entrevistas com gestores da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur). Os resultados mostraram que apesar do programa de Circuitos Turísticos possuir uma maior grau de descentralização e autonomia dos poderes locais em relação ao sistema francês, essas características ainda não conseguiram resultar num maior desenvolvimento regional. Houve um avanço na participação local e consolidação das redes turísticas em Minas Gerais, mas a dificuldade de mobilização e a fragilidade das relações entre os participantes dos Circuitos ainda se demonstram como empecilho para o sucesso dessas associações.Item Eficácia e efetividade da política estadual de redistribuição de ICMS no critério "Meio Ambiente" subcritério "Saneamento Básico"(2008) Maximiro, Roberto; Wanderley, Cláudio Burian; Biondini, Isabella Virgínia FreireO presente trabalho analisa a política estadual de redistribuição do ICMS no que tange ao critério Meio Ambiente, sub-critério Saneamento Básico. Aborda inicialmente, aspectos sobre a questão do Saneamento básico e discute-se sobre a questão federativa, suas implicações quanto à provisão de serviços públicos e as respectivas competências tributárias. A partir desse entendimento, debruça-se sobre o sub-critério afim de esclarecer como a legislação mineira regula a questão do esgoto e do lixo, e suas implicações do ponto de vista da eficácia e da real efetividade do instrumento. Questões acerca da formatação (análise do critério), da gerência e do controle, do tipo de beneficiário, do potencial para o setor público como também para o privado, dentre outras, são o foco deste trabalho. Ao fim, busca-se sugerir algumas alterações que permitam à legislação servir como motivador na solução do grave passivo existente no setor de saneamento básico mineiro.Item Farmácia de Minas: metodologia de gestão de estoques para Insulina Glargina(2008) Linhares, Grabriel Silva dos Santos Drumond; Tadeu, Hugo Ferreira Braga; Caixeta, Giovanni José; Tavares Júnior, Francisco AntônioEssa monografia tem por objetivo propor a uma metodologia de gestão de estoque para Insulina Glargina, mas que também possa ser aplicada na gestão de outros medicamentos. A aplicação dessa metodologia visa a diminuição do investimento em estoques e conseqüentemente a redução da imobilização de capital em medicamentos deixando-os livres para aplicação em outros setores/projetos da Secretaria de Saúde. Busca também a diminuição dos riscos de estoque: como as perdas, sejam elas por fim da validade, problemas técnicos de armazenamento e outros, como o superdimensionamento, que gera sobrecarga de trabalho e ou o desabastecimento que ocasiona a interrupção da distribuição, entre diversos outros fatores. Além disso o método proposto fornece informações a respeito do comportamento dos medicamentos no almoxarifado, favorecendo assim o monitoramento dos estoques. A distribuição desse fármaco compõe a carteira de medicamentos distribuídos para o tratamento do Diabetes Mellitus pelo Programa Farmácia de Minas como medicamento de alto custo/excepcional, portanto faz parte da Assistência farmacêutica. A questão da gestão de estoques é colocada nas diretrizes da Assistência Farmacêutica pelo Conselho nacional de Secretários de Saúde (CONASS) como um dos mecanismos a serem adotados para melhor gestão dos recursos financeiros na área da saúde além de possibilitar o regular atendimento à população dependente. Como metodologia, adotou-se o levantamento dos dados existentes a respeito do atual controle de estoque da Insulina Glargina, entrevistas com o gestor da Política além da pesquisa bibliográfica dos conceitos e parâmetros aplicados na moderna gestão de estoques. Como resultado tem-se a sugestão de uma metodologia a ser aplicada na gestão de estoque do medicamento em questão.Item Finanças do estado de Minas Gerais: evolução das receitas e das despesas (1999-2006)(2008) Vasconcelos, Tuliana Macedo; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira; Reis, André Abreu; Ribeiro, Patrícia de carvalho Brandão AtaídeO presente trabalho analisa a evolução das despesas e das receitas do estado de Minas Gerais durante os governos de Itamar Franco (1999-2002) e primeiro governo de Aécio Neves (2003-2006). Inicialmente, aborda o contexto no qual ocorreram seus governos, a política de ajuste fiscal, a renegociação da dívida, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que acarretaram constrangimentos significativos aos estados. Num segundo momento, apresenta a composição e os conceitos das despesas e receitas analisadas. Após a análise dos dois períodos separadamente, faz um balanço comparativo do período de 1999 a 2006 e analisa a situação do estado no que diz respeito às imposições constitucionais e legais relativas às despesas com pessoal, gastos com saúde, com educação e ao comportamento da dívida do estado.Item Gestão de estoques no no governo de Minas Gerais: uma abordagem qualitativa e quantitativa no contexto da administração de materiais(2008) Souza, Welson Kleiton Atônio de; Tadeu, Hugo Ferreira Braga; Almeida, Maria José Pires de; Wanderley, Cláudio BurianItem Identificação de competências relevantes aos profissionais da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais(2008) Siqueira, Gabriela Câmara Campos Bernardes; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Faria, Magda Aguiar Balena deO presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil de competências relevantes aos profissionais da Secretaria de Esta do de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. Esta identificação é importante para esclarecer a sociedade mineira quanto à função dos profissionais da secretaria e para que estes tenham um maior desempenho em suas atividades. Para responder às diversas transformações do cenário organizacional, as empresas privadas especialmente, têm recorrido a novas formas de gestão de pessoas. Dentre as formas de gerenciamento destaca-se a gestão por competência. Este trabalho pretende mostrar que os conceitos de gestão por competências podem ser aplicados à administração públicas. As perguntas que nortearam as pesquisas foram: quais foram as demandas que fizeram com que a administração de recursos humanos de transformasse em gestão de pessoas? É possível consolidar uma cultura organizacional voltada para eficiência e a qualidade na prestação de serviços públicos? Quais são os principais atributos que os profissionais da Secretaria de Esportes e da Juventude devem ter? Subjacente ao modelo de gestão por competências está o planejamento estratégico de gestão de pessoas, indispensável às instituições públicas no contexto atual.Item O impacto dos sistemas de informação nos custos das organizações: uma análise de custo-benefício(2008) Dutra, Ramsés Machado Resende; Araújo, Wagner Frederico Gomes de; Dufloth, Simone Cristina; Santana, Leonardo BeloniaO presente trabalho analisa o impacto dos sistemas de informação nos custos da organização, aquele vinculado à reengenharia de processos, potencializando os ganhos em eficiência e efetividade nos processos. Aborda, inicialmente, aspectos sobre os movimentos de reforma do Estado e suas implicações sobre o modo de operar das organizações públicas. A partir desse entendimento, debruça-se sobre a gestão da informação e reengenharia de processos, como ferramentas de auxílio aos gestores públicos nos processos de mudanças organizacionais. Em um segundo momento, passa-se para a análise de custos dos processos, através da metodologia do custeio baseado na atividade (ABC). Segue-se ao estudo de caso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresentando as razões para a implantação de um sistema de informação mediante projeções de como o processo seria custeado caso fosse informatizado. Por fim, são demonstradas as conclusão acerca desse trabalho.Item Índices financeiros como critério para participação em processos licitatórios: análise da metodologia utilizada na contratação de obras públicas pelo governo do estado de Minas Gerais(2008) Diniz, Thiago Cançado; Tadeu, Hugo Ferreira BragaA utilização de índices financeiros como critério para participação de empresas em procedimentos licitatórios de construção de obras rodoviárias é objeto de análise desta monografia. Os índices exigidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais nos editais de licitação foram comparados com os índices médios de mercado para o setor de construção e com os índices das empresas registradas no cadastro de fornecedores do Governo. O fato dos índices exigidos possuírem os mesmos valores para setores distintos de atividade econômica e destes não acompanharem as variações na estrutura patrimonial e financeira das empresas ao longo do tempo, permite afirmar que a metodologia adotada para definição de tais índices contraria as proposições teóricas acerca do tema. As experiências de outros entes federativos na definição de índices financeiros para qualificação econômico-financeira de licitantes, o Estado do Rio Grande do Sul e o Estado de Santa Catarina, foram apresentadas com o propósito de subsidiar melhorias na metodologia atualmente utilizada pelo Estado. No que se refere ao setor de obras rodoviárias foi verificado que além de serem relevantes para impedir situações de paralisação e abandono de obras, decorrente de problemas financeiros das empresas contratadas, os índices financeiros podem explicar diferenciais de produtividade entre as construtoras.Item A interação de equipes de trabalho como premissa para reestruturação de processos: um estudo de caso para o Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA)(2008) Vilaça, Thaíse Amaranta; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Morais, Márcia ReynaudO trabalho versa sobre discussão acerca da interação das equipes de trabalho como premissa para o redesenho de processos. Optou-se por um estudo de caso do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA). O problema a ser discutido nesse trabalho é basicamente como as relações dos servidores enquanto equipes de trabalho do SISEMA corroboram para a reestruturação dos processos. O objetivo geral da obra é estudar as relações das equipes com a Organização de trabalho para compreender os fenômenos organizacionais que influenciam na revitalização e formalização de processos reestruturados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, assim como conhecer e compreender as relações dos servidores do SISEMA com o trabalho, com as equipes de trabalho e com a Secretaria, identificar os processos mais eficientes sob a ótica da metodologia proposta pela disciplina Gestão por Processo e propor novas práticas para suscitar essas relações e fomentar a gestão por processos. Para tanto foram aplicados alguns questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas com servidores-chave. Observou-se durante esse estudo alguns gargalos relacionados a estruturação de processos e às equipes de trabalho. Ao final da obra pode-se concluir que processos reestruturados sem equipes coesas estão fadados ao fracasso. Trabalhar sob a ótica das equipes diminui o retrabalho e aumenta a motivação dos servidores para a execução de suas tarefas.Item Intermediação de mão-de-obra: possibilidades e limites a partir da experiência de Minas Gerais(2008) Castro, Camila Moreira de; Carneiro, Ricardo; Souza, Nícia Raies Moreira de; Amabile, Antônio Eduardo de NoronhaEsta monografia objetiva uma revisão bibliográfica sobre as políticas de trabalho, especialmente no que tange a intermediação de mão-de-obra, na sua busca de obter resultados ainda mais concretos e positivos. As políticas de trabalho, emprego e renda que articulam os benefícios financeiros ao trabalhador desempregado, a intermediação e a reciclagem e qualificação são tidas, atualmente, como uma alternativa para reduzir o desemprego. As ações adotadas no Brasil, nos últimos anos, demonstram que o país acredita nestas políticas como um instrumento para redução do desemprego. E neste sentido, surgem as ações de intermediação de mão-de-obra que devem ser capazes de reduzir o tempo de desemprego e, sua taxa geral, por meio da difusão de informações entre os agentes econômicos. E para executar um bom sistema de intermediação, a administração pública deve considerar o perfil do trabalhador e o posto de trabalho disponível, no menor espaço de tempo possível. Neste contexto, considerando a escassez de recursos com que convivem os gestores, é preciso considerar as peculiaridades de cada região para melhor aproveitamento dos gastos públicos. Assim, esta monografia pretende demonstrar as possibilidades e limites de se incentivar as ações de intermediação de mão-de-obra nas regiões em que se possam obter os maiores benefícios sociais. Diretrizes governamentais e considerações sobre a execução da ação de intermediação de mão de obra em Minas Gerais, também complementam e auxiliam as conclusões deste trabalho.