RI-FJP  [1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP  FJP - ARTIGOS DE PERIÓDICOS 

Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3374

Título: Ensino no campo de públicas: o caso dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP)
Título alternativo: Teaching in the public field: the case of the courses of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the School of Government of the João Pinheiro Foundation (EG / FJP)
Autor: Almeida, Lindijane de Souza Bento
Rodrigues, Maria Isabel Araújo
Silveira, Raquel Maria da Costa
Afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Fundação João Pinheiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Data: 2018
Keywords: Multidisciplinary teaching
Field Public
Public management
Palavras-Chave: Ensino multidisciplinar
Campo de Públicas
Gestão pública
Resumo: No início dos anos 2000, no Brasil, multiplicaram-se os cursos de graduação voltados para a formação de profissionais capacitados e com habilidades para propor planos, programas e projetos, elaborar diagnósticos e avaliar políticas públicas a partir de um ensino multidisciplinar. Uma dessas experiências, criada no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, é o bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, iniciado em agosto de 2009. Outra experiência é o curso de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, criado em 1986, o qual se configura como um dos cursos pioneiros do Campo de Públicas. O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de ensino e as inovações presentes no curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN e analisar a experiência do curso de Administração Pública da Escola de Governo. Verificou-se que as duas experiências são inovadoras no que se refere ao ensino no Campo de Públicas e demonstram que a aproximação do discente com a gestão pública pode e deve ocorrer no momento da sua formação.
Abstract: In the early 2000s, in Brazil, undergraduate courses aimed at training professionals with skills to propose plans, programs and projects were developed, diagnosed and evaluated public policies based on multidisciplinary teaching. One of these experiences, created in the context of the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, is the bachelor's degree in Public Policy Management of the Federal University of Rio Grande do Norte, started in August 2009. Another experience is the Public Administration of the Professor Paulo Neves de Carvalho School of Government of the João Pinheiro Foundation, created in 1986, which is one of the pioneering courses of the Public Field. The objective of this article is to analyze the teaching strategies and the innovations present in the Public Policy Management course of the UFRN and to analyze the experience of the Public Administration course of the School of Government. It was verified that the two experiments are innovative with regard to teaching in the Public Field and demonstrate that the student's approach to public management can and should occur at the time of their formation.
Referência: ALMEIDA, L. S. B. ; RODRIGUES, M. I. A.; SILVEIRA, R. M. C. Ensino no campo de públicas: o caso dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP). Revista NAU Social, v. 09, n. 17, p. 103-117, nov./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31441. Acesso em: 09 fev. 2022.
ISSN: 2237-7840
DOI: 10.9771/ns.v9i17.31441
Appears in Collections:FJP - ARTIGOS DE PERIÓDICOS

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ensino no Campo de Públicas.pdf682,76 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License

Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.