Contributions from entrepreneurial universities to the regional innovation ecosystem of Boston

Data da publicação

2021

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
Objetivo do estudo: o objetivo desta pesquisa é analisar como as universidades empreendedoras da região de Boston, Estados Unidos, contribuem para o ecossistema de inovação local. Metodologia/Abordagem: utilizou-se do paradigma qualitativo, classificado como um estudo de caso múltiplo e com coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação. Para análise utilizou-se de análise de conteúdo categórica. Originalidade/Relevância: esta pesquisa visa contribuir com a sociedade ao dedicar-se à reflexão do papel da universidade na sociedade moderna. A universidade empreendedora constitui um campo de pesquisa relevante, uma vez que esse modelo de instituição acadêmica tem apresentado potencial econômico e social para as regiões onde está localizada. Principais resultados: as contribuições das universidades para com o ecossistema: formação de alunos qualificados tecnologicamente; construção de mentalidade empreendedora nos alunos; grupos de pesquisa com caráter multidisciplinar; grupos de pesquisa colaborativas com as indústrias e empresas; grupos de pesquisa para demandas governamentais; competições que englobam alunos extrauniversidade; formação de start-ups com validação do modelo de negócios; contribuição para desenvolvimento econômico por intermédio da aplicação dos recursos financeiros recebidos e contribuição para desenvolvimento social ao fomentar o desenvolvimento da região. Contribuições teóricas/Metodológicas: este estudo contribui ao identificar os elementos que compõem uma universidade empreendedora em análise conjunta de seis universidades da região de Boston; ao caracterizar o ecossistema de inovação de Boston que trata-se de um benckmarking para o segmento universitário e ao identificar o conjunto de ações e infraestruturas que conectam as universidades empreendedoras ao ecossistema.

Abstract
Objective of the study: the objective of this research is to analyze how entrepreneurial universities in the Boston region, USA, contribute to the local innovation ecosystem. Methodology / approach: used was the qualitative paradigm, classified as a multiple case study and with data collection through semi-structured interviews, document analysis and observation. For analysis used for strategic content analysis. Originality / relevance: this research aims to contribute to society and dedicate itself to reflecting on the role of the university in modern society. The entrepreneurial universities provided a relevant research field, since this model of academic institution presented economic and social potential for regions where it is located. Main results: as contributions by universities to the ecosystem: training of technologically selected students; building an entrepreneurial mindset in students; research groups with a multidisciplinary character; collaborative research groups with industries and companies; research groups for requested demands; competitions that include extra-university students; formation of start-ups with business model validation; contribution to economic development through the application of financial resources received and contribution to social development by fostering the development of the region. Theoretical / methodological contributions: this study helps to identify the elements that make up an entrepreneurial university in a joint analysis of six universities in the Boston region; to characterize Boston's innovation ecosystem, which deals with branding an item for the university segment and to identify the set of actions and infrastructures connected as entrepreneurial universities to the ecosystem.

Descritores

Palavras-chave

Citação

KLEIN, S. B. et al. Contributions from entrepreneurial universities to the regional innovation ecosystem of Boston. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 21, n. 1, p. 245-268, jan./mar. 2021.

Relacionado com

Contido em

Licença