Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI

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2020

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Resumo
O presente artigo analisa as competências digitais no contexto da formação e da atuação de gestores públicos, que, em virtude das inovações características do século XXI, se configuram, cada vez mais, como elementos essenciais para a excelência do setor público. De maneira específica, são estudados: o percentual de carga horária dedicado a conteúdos direta e indiretamente relacionados à temática da tecnologia de informação e a visão de estudantes e especialistas sobre o conteúdo ministrado; as percepções de estudantes do campo de públicas sobre seu domínio e experiência no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e a importância das tecnologias no setor público a partir das perspectivas de alunos e especialistas no campo de públicas. A metodologia se caracteriza como exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com estudantes e especialistas da área, e desenvolvida análise das matrizes curriculares dos cursos do campo de públicas das dez instituições mais bem avaliadas segundo o Conceito Enade 2015. Os resultados encontrados trazem indícios de desafios na atuação de gestores públicos, em virtude de dificuldades relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no exercício de suas atividades. Além disso, constata-se um ainda incipiente desenvolvimento de competências digitais na formação de gestores públicos.

Abstract
This article analyzes digital competences in the context of the training and performance of public managers, which, due to the characteristic innovations of the 21st century, are increasingly becoming essential elements for the excellence of the public sector. Specifically, it is studied: the percentage of hours dedicated to content directly and indirectly related to the topic of information technology and the view of students and experts on the content taught; the perceptions of students in the Public Administration area about their mastery and experience regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT); and the importance of technologies in the public sector from the perspectives of students and experts in the Public Administration area. The methodology is characterized as exploratory of a qualitative and quantitative approach, based on bibliographical, documentary and field research. Questionnaires were applied and interviews were conducted with students and specialists in the field, and the curricular matrices of the courses in the Public Administration area of the ten most evaluated institutions according to the Enade 2015 Concept were analyzed. The results found show signs of challenges in the performance of public managers, due to difficulties related to the use of technological tools in the exercise of their activities. In addition, there is still an incipient development of digital skills in the training of public managers.

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Citação

BIANCHINI, L. D.; et al. Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI. NAU Social, Salvador, v. 11, n. 20, p. 21–36, 2020.

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