Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação

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2009

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Resumo
Este estudo busca investigar em que medida a educação, mais especificamente a qualidade da educação,é um importante aspecto do desenvolvimento e está associada às outras dimensões da vida humana. Para verificar essas associações foi calculada a correlação de Pearson entre a qualidade da educação dos municípios mineiros,mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e cada uma das demais dimensões dodesenvolvimento humano, medidas de acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Observou-se que o fato da qualidade na educação estar associada às demais dimensões do desenvolvimento pode significar que esse aspecto da educação, além de uma potencial causa da melhoria de outras dimensões do desenvolvimento,sofre um possível efeito de políticas voltadas para as demais dimensões do desenvolvimento.

Abstract
This study investigates to what extent education, more specifically the quality of education, is an important aspect of development and how it is linked to other dimensions of human life. To check these associations it wascalculated the Pearson correlation between the quality of education in cities of the Minas Gerais State in Brazil,measured by the Index of Development of Basic Education (IDBE), and each of the other dimensions of human development, measured in accordance with the Minas Gerais StateSocial Responsibility Index (MSRI). It was observedthat the fact that education quality is linked to other dimensions of development may mean that this aspect of educationas well as a potential cause of improvement in other dimensions of development, suffers a possible effect of policies geared to the other dimensions of development.

Descritores

Palavras-chave

Citação

PEREIRA, D. R. M.; PINTO, M. R. Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação. Revista de Politicas Publicas, São Luís, v. 13, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2009.

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