Equidade, recursos familiares e oportunidades educacionais em Minas Gerais: um estudo das transições escolares em 2009 e 2013
Data da publicação
2022
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UFRN
Resumo
Este trabalho analisa a distribuição de oportunidades educacionais no estado de Minas Gerais, a partir da conclusão do ensino fundamental e do acesso e conclusão do ensino médio para estudantes com idade de 14 a 24 anos. O estudo utilizou dados da Pesquisa por Amostra Domiciliar de Minas Gerais (PAD/MG) realizada pela Fundação João Pinheiro e analisa as seguintes mudanças: a) patamares de desigualdade educacional, b) efeitos dos aspectos adscritos no abandono escolar e c) diversificação dos grupos sociais concluintes do EF e EM em 2009 e 2013. Os três eixos de análise utilizam como variável dependente a transição entre diferentes etapas da escolarização. Parte das conclusões demonstra que dada a expansão escolar no início dos anos 2000, variáveis como local de moradia e renda tiveram pouca influência no acesso e permanência escolar.
Abstract
This paper analyzes the distribution of educational opportunities in the state of Minas Gerais, from the conclusion of elementary school and the access and completion of high school for students aged 14 to 24 years. The study used data from the Household Sample Survey of Minas Gerais (PAD / MG) carried out by the João Pinheiro Foundation and analyzes the following changes: a) levels of educational inequality, b) effects of the aspects included in school dropout and c) diversification of social groups concluding the EF and EM in 2009 and 2013. Part of the conclusions show that, given the school expansion in those years, variables such as place of residence and familiar income had little influence on access to and permanence in school.
Palavras-chave
Palavras-chave
Keywords
Citação
MENDES, I. A. A.; COSTA, B. L. D.; ASSIS, M. F. A. Equidade, recursos familiares e oportunidades educacionais em Minas Gerais: um estudo das transições escolares em 2009 e 2013. Revista Interface, v. 19, p. 108-130, 2022.