Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?

Data da publicação
2008
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.

Abstract
On people's school career, many factors can influence their success, such as those related to the familiar environment, the availability, and quality of the school and teacher's infrastructure. In Brazil, the majority of the researches shows the great importance of the family at the children's education, and reveals a strong educational stratification. However, the last thing to know is how the school's quality and its docents can lower this stratification. This article tries to investigate the determinants of the educational results on the primary and secondary levels in Brazil, considering factors related to the familiar environment and school structure of the counties. This analysis is important because it examines which factors of the scholar environment of the cities can lower the importance of the familiar environment, in the meaning of reduce the educational stratification, in other words, the relation between the a person's school career and its social origin.

Palavras-chave
Citação
RIANI, J. L. R.; RIOS NETO, E. L. G. Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? Revista Brasileira de Estudos da População, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 251-269, jul./dez. 2008.
Relacionado com
Contido em
Creative Commons