[3] CEAPPGG III 2017-2019
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando [3] CEAPPGG III 2017-2019 por Orientador "Dufloth, Simone Cristina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação de sites governamentais: estudo aplicado à Fundação João Pinheiro(2019) Drumond e Souza, Débora Cristina de Oliveira; Dufloth, Simone Cristina; Pfeffer, Renato SombergEste trabalho apresenta os conceitos de governo eletrônico, usabilidade e acessibilidade e revisa metodologias de avaliação de sites governamentais a fim de avaliar o nível de desenvolvimento e maturidade do site da Fundação João Pinheiro, órgão da administração pública estadual de Minas Gerais, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, em relação aos requisitos aplicados. Por meio do método de avaliação indireta, foram utilizados checklists e apresentados resultados dos requisitos avaliados a partir de grupamentos em dimensões. O estudo avaliou o site institucional a partir dos elementos presentes em sua página inicial por meio de três metodologias e concluiu que o site possui conteúdo exclusivamente informacional, sem a prestação de serviços. Em relação ao desenvolvimento, seus pontos mais vulneráveis foram verificados nas dimensões acessibilidade e erros relacionados ao uso de formulários.Item Gestão estratégica da informação e inovações em políticas públicas: estudo aplicado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)(2019) Ruas, Ângelo Viegas de Carvalho; Dufloth, Simone Cristina; Assis, Marcos Arcanjo deA presente pesquisa investigou a contribuição da Gestão Estratégica da Informação na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a partir dos seus Sistemas de Informações Educacionais, que culminou com a iniciativa de implantação do Núcleo de Gestão da Informação (NGI) como modelo de gestão e inovação para a referida organização pública. Para tanto, apresentam-se algumas definições sobre os Sistemas de Informações Gerenciais e suas estratégias de aplicações, que direcionadas aos gestores da organização, tomam decisões adequadas em tempo hábil e elaboram diretrizes claras e bem definidas, das quais resultam em maior e melhor produtividade de informações voltadas para uma educação de qualidade. Considerando o interesse em compreender o processo de Gestão Estratégica da Informação no referido órgão público, optou-se pelo método de estudo de caso e utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista com gestor e a análise documental se baseou na consulta de legislações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), além de um estudo sobre os planos de trabalhos do Núcleo de Gestão da Informação (NGI). Os resultados revelaram que, embora os gestores compreendam a contribuição da Gestão Estratégica da Informação para os trabalhos desenvolvidos, variáveis como a cultura organizacional e os sistemas de informações cujas bases de dados ainda não se encontram integradas, interferem diretamente na sua eficácia.Item O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do governo do estado de Minas Gerais : estudo de suas principais propriedades, aspectos de sua operacionalidade e benefícios(2023-03-28T15:44:10Z) Fonseca, Eliane Andrea Barbosa; Dufloth, Simone CristinaO presente estudo tem como objetivo analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do Governo do Estado de Minas, através de suas propriedades, sua operacionalidade e seus benefícios. Para tanto, fundamentou-se o estudo nas origens, propriedades, regulamentação, abrangência, operacionalidade e objetivos do sistema. Além disso, o estudo buscou investigar as principais vantagens e benefícios do sistema para o Governo Federal e para o Estado de Minas Gerais. O Sistema Eletrônico de Informações foi referenciado a partir de documentos públicos. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e documental e entrevista com usuários do sistema desde a implementação do SEI no Governo do Estado de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que o sistema utilizado anteriormente, Sistema de Gestão de Documentos (SIGED), apresentava diversas falhas, assim como a tramitação de documentos e processos por meios físicos, que além da morosidade, traziam muitos gastos para a Administração. Inicialmente, a implementação do SEI enfrentou resistência por parte dos servidores. Entretanto, ao longo de seu uso e conhecimento de suas funcionalidades, constataram as vantagens e benefícios do sistema. Assim, verificou-se que a implementação do SEI no Estado de Minas Gerais trouxe muitos benefícios, promovendo aumento da eficiência e eficácia do processo produtivo através da inovação, agilizando a tramitação dos processos por meio eletrônico, garantindo segurança, transparência administrativa, economia de dinheiro público, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade. Por fim, este estudo visa contribuir com as pesquisas acerca do uso da tecnologia da informação no setor público, estimulando o estudo do SEI em Minas Gerais, auxiliando os órgãos que optarem pela implementação não somente do SEI, mas qualquer inovação tecnológica que possa auxiliar a Administração Pública.