[37] XXXVII CSAP
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Navegando [37] XXXVII CSAP por Orientador "Oliveira, Kamila Pagel de"
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Item Implementação do ponto digital: análise do processo de apuração e controle de frequência dos servidores públicos de Minas Gerais(2019) Reis, Julia Pessoa; Oliveira, Kamila Pagel de; Silva, Max Melquíades da; Sousa, Rosânia Rodrigues deCom vistas a tornar alguns processos da área de recursos humanos menos morosos e dependentes da utilização de papel, o Ponto Digital é um sistema do governo do estado de Minas Gerais que foi criado em 2017. Para discutir a aplicabilidade, impactos, potencialidades e fragilidades desse sistema é preciso adentrar no estudo sobre a área de recursos humanos, que tem passado, desde a crise do modelo burocrático e tradicional, de um setor de administração de pessoal para um setor de gestão de pessoas - mudança que reflete nos processos priorizados pela área e que demonstra maior alinhamento do RH com a estratégia da organização na qual se insere. As especificidades de organizações públicas e a presença e ainda necessidade de processos de caráter operacional nas instituições embasa a discussão sobre até que ponto o RH do Estado pode ter um caráter totalmente estratégico e abandonar seus procedimentos de maior controle. A automatização de fluxos com essas características se coloca como uma alternativa de eficiência aos RHs. De tal modo, foi realizada uma pesquisa descritiva que utilizou de realização de entrevistas, aplicação de questionários, análise de legislação e observação participante para descobrir como a implementação do Ponto Digital alterou a dinâmica da área de recursos humanos no que tange ao processo de apuração de frequência dos servidores públicos do estado de Minas Gerais. Concluiu-se sobre a necessidade de rotinas operacionais ainda existe no RH do setor público e sobre os ganhos e melhorias atribuídos a essas rotinas quando sistemas como o Ponto Digital são implantados no estado. O PD, por sua vez, demonstrou ter trazido ganhos significativos a processos da área de RH e por isso tem se tornado um sistema que pode vir a abarcar a totalidade das organizações públicas do Poder Executivo de Minas Gerais.Item Relações de governança em políticas públicas: uma análise da rede Uaitec(2019) Almeida, Giullia Mendes Carvalho de; Oliveira, Kamila Pagel de; Pfeffer, Renato Somberg; Saraiva, Ágnez de LélisA Rede Uaitec é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que conta com mais de 100 unidades dispersas pelo território de Minas Gerais. Seus objetivos são qualificação profissional, inclusão digital e realização de videoconferências para toda a população, e sua gestão conta com a atuação de bolsistas como seus gestores diretos e Entidades Gestoras, parceiras da Sede na manutenção física dos equipamentos. Dada a diversidade de atores envolvidos num projeto de grandes dimensões, optou-se por analisá-lo pela ótica da governança, buscando compreender como são efetivadas as relações entre tais atores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, para o qual foram selecionadas três unidades com entidades gestoras de diferentes perfis. Além de entrevistas com cinco profissionais das unidades selecionadas, foram aplicados questionários a representantes de todas as unidades, e foi ainda realizada pesquisa documental sobre a Rede Uaitec, buscando seu histórico e mais informações sobre as ações desenvolvidas nas unidades. Contou-se também com a observação participante, uma vez que a autora do presente trabalho atuou como estagiária no setor de gestão das Uaitecs. A partir das informações levantadas, foi possível concluir que ainda que haja uma coesão entre a percepção dos gestores diretos das unidades sobre seus objetivos, ainda são necessárias diretrizes e uma atuação mais direta da Sede no sentido de coordenar efetivamente a relação entre os atores. Constatou-se que as ações realizadas nas unidades dependem consideravelmente da iniciativa de seus atores na ponta: os bolsistas e as Entidades Gestoras, e que não há incentivos à tal atuação, e tampouco formalização dessas atribuições por parte da Sede.