[28] XXVIII CSAP
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando [28] XXVIII CSAP por Orientador "Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais(2015) Almeida, Hellen Freire; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Figueiredo, Amanda Mátar de; Bernardi, Mônica Moreira EstevesA administração pública brasileira passou por uma reestruturação na sua forma de governar a partir dos anos 1990. Houve a adesão do modelo gerencial no lugar do modelo burocrático, tendo em vista que o Estado passava por grave crise econômica, política e social. Sua estratégia era reduzir custos, tornar mais eficiente os processos administrativos e interromper os altos índices de corrupção. Neste sentido o Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2003,decidiu criar o Choque de Gestão, cujas propostas eram reformular a máquina administrativa, com a introdução de novos valores e princípios, de forma a consolidar uma nova cultura organizacional. Durante este período foi construída a Cidade Administrativa do Estado e vários projetos modernizadores da administração pública foram propostos. Dentre eles destaca-se a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, que tem por objetivo tornar mais eficiente a execução de atividades de área meio, como compras, financeiro-orçamentário, patrimônio, “facilities”, etc. Esta organização é a centralização dos processos em uma única unidade e tem por meta a redução de custos operacionais, através da padronização dos processos, aumento de produtividade, e excelência dos serviços prestados. Neste sentido, o presente estudo de natureza qualitativa descritiva, tem o objetivo de analisar como se sucedeu a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, focalizando os processos de compra da Secretaria de Estado de Defesa Sociale explorando as exceções quanto às aquisições que não entraram no escopo do projeto de compartilhamento de serviços. Através da análise foi possível averiguar os pontos fortes e fracos quanto ao processo de implantação do Núcleo de Compras do órgão centralizador, bem como o impacto da operacionalização deste instrumento perante as secretarias demandantes. Por fim, foi possível reafirmar a postura tomada quanto a permanência dos processos de compras destes itens específicos nas secretariasItem A implementação da gestão estratégica na Polícia Militar de Minas Gerais: a criação e a contribuição da assessoria de desenvolvimento organizacional(2015) Garcias, Túlio Amorim Corrêa; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Batitucci, Eduardo Cerqueira; Marinho, Karina Rabelo LeiteEssa monografia teve como objetivo descrever a implantação da unidade administrativa Assessoria de Desenvolvimento Organizacional na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) por meio da evolução de seu processo de gestão estratégica e a adequação da instituição com o novo modelo de gestão adotado pelo governo do Estado. A Gestão Estratégica é um tema que vem ganhando relevância como nova ferramenta de gestão governamental a partir do movimento da administração pública gerencial. O referencial teórico contempla a evolução do modelo de administração burocrático para o modelo gerencial, enfatizando as experiências tanto do Governo Federal como do Governo Estadual de Minas Gerais. Além disso, descreve-se algumas das concepções da estratégia e a sua evolução. A pesquisa identificou como foi realizado esse processo de adequação estrutural e as potencialidades e perspectivas tanto em âmbito da PMMG, quanto da administração pública estadual como um todo. Verificou-se que a implantação da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional (ADO) contribui para um processo de maior diálogo entre os entes do Estado e a PMMG, porém, para aperfeiçoar ainda mais esse processo e aumentar a efetividade das estratégias, é necessária uma maior abertura da organização para a integração com os demais órgãos do Estado, principalmente com aqueles integrantes do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais.