Navegando por Orientador "Guidugli Filho, Roberto Rafael"
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Item Capacitação e transferência de conhecimentos: um estudo de caso(2009-02) Souza, Taisa Ferreira Alves Pinto de; Guidugli Filho, Roberto RafaelNos últimos anos, os temas gestão de pessoas, capacitação, conhecimento e competência, conquistaram a atenção e estão incluídos na pauta das discussões de grande parte das organizações privadas e gradativamente também nas instituições públicas, como fatores decisivos para seu crescimento e perenidade. Neste cenário o presente estudo busca analisar e avaliar o “Projeto de capacitação e transferência de conhecimentos” implementado na “SUDECAP”, autarquia da Prefeitura de Belo Horizonte. Para subsidiar a elaboração do trabalho utilizou-se como metodologia o estudo de caso. A pesquisa foi realizada com uma amostra de vinte e seis técnicos, em sua maioria arquitetos e engenheiros civis aprovados no primeiro concurso público do órgão. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários individuais e foram submetidos à análise de conteúdo, à luz de parte da literatura pertinente no que se refere à gestão de pessoas, gestão de competências e transferência de conhecimentos e do projeto implementado. Na conclusão busca-se avaliar os resultados alcançados com a implementação do projeto.Item Controles de contratos no gerenciamento de obras executadas por órgãos da administração pública, em Minas Gerais(2009) Montes, Ilca Camargo; Guidugli Filho, Roberto RafaelNeste trabalho contemplamos a elaboração de um diagnóstico dos controles gerenciais aplicados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) no gerenciamento dos contratos celebrados com empresas para execução de obras rodoviárias. Primeiramente, apresentamos as modalidades de licitação estabelecidas pela legislação vigente e que são usualmente adotados pelos órgãos públicos na contratação de serviços e obras e também abordamos as principais etapas de um processo licitatório até a efetiva contratação de obras ou serviços. Em seguida, abordamos o tema de gerenciamento de projetos como uma das modernas técnicas de acompanhamento e gerenciamento de contrato, bem como as principais ferramentas utilizadas para um bom controle de contratos. Finalmente, no estudo de caso, apresentamos uma situação típica de um contrato em andamento atualmente no DER/MG e os controles gerenciais efetuados. Abordamos além das questões contratuais, as questões ligadas aos controles de prazo, de custo e da qualidade dos serviços prestados e ainda analisamos a eficiência destes controles gerenciais. As técnicas de gerenciamento de projetos são recentes no órgão e apesar dos esforços em disseminar estas técnicas, existe ainda um longo caminho a percorrer.Item Gestão estratégica de contratos na administração pública(2008) Pacheco, Júnia Janot; Guidugli Filho, Roberto RafaelA Gestão Estratégica de Contratos na Administração Pública é o tema deste trabalho e o seu objetivo é verificar a sua influência no desempenho dos contratos de projetos rodoviários gerenciados pela Diretoria de Projetos - DP do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER-MG. No cenário da Administração Pública atual, destaca-se a iniciativa do Governo Estadual, que elaborou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, onde delineou, de forma clara, suas principais metas. Para alcançar estas metas, muitas ações estão sendo implementadas pelo DER-MG. Na tentativa de se atingir os resultados esperados e otimizar o desempenho dos contratos, a custos baixos de implantação, utilizou-se a gerência estratégica dos contratos, como nova ferramenta necessária nas ações da Diretoria de Projetos do DER-MG. Surgiram então os seguintes questionamentos que procuraram ser respondidos no desenvolvimento do presente trabalho: a) Em que medida a gestão estratégica de contratos na Diretoria de Projetos do DER-MG poderia afetar o desempenho dos contratos?; b) Em que aspectos as ferramentas: curvas de desempenho, gráfico de Gantt e outras que passaram a ser utilizadas na gerência dos contratos influenciaram no seu desempenho? c) Quais os resultados destas práticas se analisarmos o desempenho dos contratos sob a ótica do prazo, custo e qualidade? A partir destes questionamentos, buscou-se no desenvolvimento do trabalho, obter um embasamento teórico para explicá-los. Foram abordados os temas projeto, estratégia e gerenciamento e suas respectivas ferramentas, escopo, prazo, custo e risco. Através da Gerência de Coordenação e Controle – GCN da Diretoria de Projetos foram obtidos dados sobre contratos desde 1994 até o ano de 2008. Estes dados foram trabalhados e deram origem aos quadros comparativos apresentados, que por sua vez permitiram a análise e a conclusão de que a existência de metas claras e bem definidas ou seja a existência de um Plano Estratégico de governo, por si só, conferiu um desempenho melhor aos contratos firmados a partir de 2004,Item A implementação de uma biblioteca organizacional como ferramenta da tecnologia da informação: uma visão de gerência de suporte administrativo de contratos da Subprocuradoria de Contratos e Convênios da Procuradoria do Departamento de Estradas de Rodagem do estado de Minas Gerais - DER/MG(2008-10-22) Lessa, Angelina Rabelo; Guidugli Filho, Roberto Rafael; Rocha, Elisa Maria Pinto daEste trabalho identifica a possibilidade de implantação de uma “bliblioteca organizacional” com o uso da ferramenta Tecnologia da Informação (TI) na Subprocuradoria de Contratos e Convênios da Procuradoria do DER-MG, para atender às exigências do Acordo de Resultados. Ele está focado no conhecimento das principais estratégias e gestão de processo para a tomada de decisões; sua formulação, negociação, celebração e avaliação dos Acordos de Resultados, tendo por base a utilização dos sistemas atuais de informações nas organizações e nas bibliotecas organizacionais além de fazer um levantamento do atual processo de armazenamento de documentos do setor, para implementar a estratégia de uso da ferramenta Tecnologia da Informação (TI). Como estudo de caso, tem como principal conclusão: a “biblioteca organizacional” torna-se uma prioridade para se alcançar maiores resultados da equipe, podendo levar à sociedade serviços públicos de melhor qualidade. A introdução de novas tecnologias é quase sempre sinal de mudanças e evolução em termos de organização do trabalho, bem como das condições da natureza e de seu conteúdo.