Navegando por Palavra-chave "Burocracia"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A atuação da burocracia de médio escalão na resposta à pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre a estratégia de ampliação dos leitos hospitalares do SUS/MG(Fundação João Pinheiro, 2023-03-29) Vale, Larissa Meneghini; Souza, Letícia Godinho de; http://lattes.cnpq.br/4333929511296586; Souza, Letícia Godinho; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves; Menicucci, Telma Maria GonçalvesThe central theme of the work is the middle-level bureaucracy, focusing on its performance in network governance in a crisis management scenario. The objective was to analyze the performance of the middle-ranking bureaucrat of the State Department of Health of Minas Gerais (SES-MG) in the expansion of hospital beds of the Unified Health System (SUS-MG), in response to the COVID-19 pandemic. The theoretical references addressed in the study are the literature of the middle-level bureaucracy - considering its role, influence, and relational dimension of analysis of its performance -, as well as the literature on governance in networks- raising general concepts on the theme to introduce the subject of SUS governance-, and lastly the literature of crisis management, to understand the impacts of crisis management in the case proposed for study. The methodology is based on a case study that uses surveys, analysis of quantitative and documentary data, and conducting interviews. The results point to significant transformations in the governance structure and functioning of SES-MG, carried out by middle-ranking bureaucrats during the crisis situation. It also points to its relational role, emphasizing above all the strengthening of bonds, approximation, and intense articulation with internal and external actors for the formulation and implementation of the strategy for expanding beds. This revealed a way of acting as facilitators of connections in a complex network of managers in a crisis scenario. This action changes the traditional slowness and typical reactivity of Public Administration. Finally, attention was drawn to the unseen professionals who compose this segment of the bureaucracy.Item Burocracia ativista: uma análise de trajetórias de atores estatais na intersecção entre os movimentos sociais e o estado(2018) Lopes, Mariana Sousa; Sousa, Letícia Godinho de; Gomes, Ana Paula Salej; Assis, Marcos Arcanjo deA presente pesquisa trata do tema do ativismo institucional no âmbito da burocracia do Governo do Estado de Minas Gerais. Propõe-se discutir a interpretação corrente e hegemônica, que conceitua o burocrata como ator politicamente “neutro”, ou simplesmente “técnico”, de modo a defender que essa distinção produz um falso dilema entre técnica e política. Sob a perspectiva de que esses indivíduos refletem suas crenças, trajetórias, histórias, entre outros, no decorrer de seu trabalho no corpo burocrático e que essa impressão de valores é legítima, analisa-se a trajetória de atuação dos chamados “burocratas ativistas”. A pesquisa trata de atores que ocupam cargos formais dentro do poder executivo e que têm relações com movimentos sociais e que incidem sobre os mecanismos burocráticos trazendo pautas, visões de mundo, valores ou demandas desses movimentos. Investiga-se assim se e como esses valores ou demandas são canalizados para dentro do Estado; e como isso se reflete no processo de produção de políticas públicas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). A conclusão aponta para a defesa de que a análise da trajetória de vida e profissional desses atores é um componente relevante para se explicar como se conforma o elo entre as agendas dos movimentos sociais e a prática ativista.Item Conselhos de administração vinculados à administração indireta de Minas Gerais: uma análise comparativa entre os Conselhos Administrativos do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE-MG) e Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG)(2018) Ulhôa, Thales Pizani; Carneiro, Ricardo; Brasil, Flávia de Paula Duque; Costa, Bruno Lazzarotti DinizEsta monografia tem como objetivo apresentar os conceitos pertinentes à burocracia, à governança corporativa e adjacentes, e a partir do que for explorado, demonstrar as relações que esses conceitos possuem com o surgimento, consolidação e atuação dos Conselhos Administrativos existentes na administração pública do Brasil. Para isso, são estudadas as reformas administrativas ocorridas no país ao longo do século XX, além das questões que trouxeram à tona a necessidade de um maior controle sobre as organizações, traduzidas em uma ideia de governança, e principalmente governança corporativa. Além disso, visa-se demonstrar no trabalho, como e com qual intensidade tais Conselhos, que no caso da pesquisa, são Conselhos Administrativos ligados às autarquias Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE) e Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) presentes no estado de Minas Gerais, influenciam nas decisões dos órgãos citados. Os estudos que indicam a influência citada se baseiam em três fontes diferentes de dados, obtidos através da execução da metodologia proposta, são elas: análise das atas das reuniões dos Conselhos dos últimos três anos de cada órgão; observação participante nas reuniões dos Conselhos realizadas no ano de 2018; e questionário aplicado aos dirigentes gerais das autarquias IDENE e IPEM. As análises feitas a partir dos dados coletados, possibilitaram uma discussão acerca do real papel exercido pelos Conselhos Administrativos citados, e sua verdadeira influência sobre os órgãos vinculados, para além do que está expresso em normativos legais ou regimentos internos. Ressalta-se por fim que, o presente estudo não pretende dar soluções aos problemas que, por ventura forem observados nos Conselhos, sejam eles de funcionamento ou não adequação com a normativa, e sim, apenas expô-los e discuti-los.Item Desigualdade de remuneração no setor público: poder, prestígio e discriminação na remuneração das carreiras do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais(2019) Bechtlufft, Rodolfo Pinhón; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Gomes, Ana Paula Salej; Souza, Letícia Godinho deEste trabalho se propõe a investigar a desigualdade de remuneração entre as carreiras do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Para isso, foi feita uma análise quantitativa da relação entre a remuneração das carreiras e seus principais determinantes, levantados a partir da revisão teórica, considerando as especificidades do setor público. A hipótese que guia a realização da pesquisa é que as diferenças salariais no setor público refletem não somente atributos geralmente associados ao mérito e à produtividade dos indivíduos, tais como a qualificação e a experiência no trabalho, mas também são influenciadas pelos recursos de poder que as categorias do aparelho burocrático dispõem, pelo prestígio das profissões e pela discriminação social. As variáveis incluídas na análise foram: nível de escolaridade, tempo de serviço, composição por gênero, tamanho das carreiras, grau de acesso ao poder decisório, natureza da atividade desempenhada e vínculo com cursos universitários de maior prestígio social. O efeito líquido de cada variável foi estimado por meio de um modelo de regressão que utilizou o método dos mínimos quadrados ordinários. Todas as variáveis incluídas no modelo se mostraram estatisticamente significantes para explicar as diferenças de remuneração média entre as carreiras. Isso sugere que os modelos clássicos de determinação dos salários baseados somente nos atributos individuais são insuficientes para captar as particularidades do setor público. A análise da estrutura relativa de remuneração no setor público deve considerar suas especificidades em relação ao setor privado, em especial, os recursos de poder mobilizados pelos diferentes segmentos do corpo burocrático do Estado.Item Disfunções da burocracia: um estudo sobre a teoria burocrática weberiana no serviço público brasileiro(2022-04-01T14:20:59Z) Corgozinho, Ana Clara Lamounier Moura Vargas; Pfeffer, Renato Somberg; Carneiro, RicardoA teoria burocrática de Max Weber tem por princípio discorrer sobre um tipo ideal de organização e funcionalidade. No entanto, nos sistemas organizacionais, principalmente no setor público, frequentemente observa-se um aspecto excessivo de ações burocráticas, que acabam tornando os processos lentos e pouco eficientes, o que chamamos de disfunções da burocracia. Nesse sentido, o presente estudo buscou descrever, por meio de uma revisão da literatura, a aplicação da teoria burocrática weberiana no serviço público e suas disfunções. A busca na literatura evidenciou que diversas instituições públicas brasileiras, tais como universidades federais, ministérios e instituições militares ainda contam com muitos problemas advindos de excessos burocráticos. Tais disfunções burocráticas acarretam a essas organizações atrasos e ineficiência, revelando assim a necessidade de investir na modernização e simplificação de processos administrativos.Item Eficiência administrativa nas contratações públicas: a experiência do Observatório da Despesa Pública da Controladoria-Geral da União(Fundação João Pinheiro, 2015-03-27) Amaral, Marcio Almeida do; Pinto, Luciana Moraes Raso Sardinha; http://lattes.cnpq.br/4519213255441318; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/3678172153181366; Haikal, Daniela Mello Coelho; http://lattes.cnpq.br/0209141475152418The theme regarding administrative efficiency is relevant due the impact that public procurement has over the government spending vis-à-vis the limited amount of budget and the public needs as to maintain the government machine running, implement public policies and provide services to citizens. Achieve efficiency is simultaneously a duty and a challenge for the government, given the difficulties and constraints imposed by the external and internal environment. Considering this scenario, a qualitative research was carried out through a case study on the experience of the Public Spending Observatory of the Comptroller General of Brazil (CGU), in order to analyze its contribution to the efficiency in public procurement within the federal government. The theoretical framework included the theories of bureaucracy, due to the prevalence of the Weberian bureaucratic model in organizational structure and functioning of public administration, with its focus on procedural efficiency, and the ideas and proposals of managerial movements, in special the NPM, with its focus on results-based efficiency. In terms of methodology, in addition to literature review, the research involved the analysis of primary and secondary data, non-participant observation and semi-structured interviews with actors occupying strategic positions in the CGU. The final results of the research lead to the conclusion that the Public Spending Observatory can indeed contribute to the improvement of efficiency in public procurement, although it is done in a subsidiary basis. Besides that, the functioning of Public Spending Observatory is restricted by the external limits expressed by the political, regulatory and institutional constraints of environment in which it operates, and internal, arising from the apparent under-utilization of its potential due to the organizational context of the CGU. As a suggestion for future research, it would be important to conduct studies on the internal culture of the CGU and its effect on the functioning of the organization as a whole and find the impact of Public Spending Observatory on the federal agencies, trying to identify positive aspects, weaknesses and points for improvement.Item Liderança de mulheres na burocracia federal : dificuldades e desafios para ascensão(Fundação João Pinheiro, 2024) Oliveira, Michelle Vieira Fernandez de; Marques, AnandaPara ampliar a diversidade na construção de políticas públicas, é preciso ter atenção à composição da burocracia e, por conseguinte, considerar a diversidade como um problema que deve ser enfrentado pelos estados. Uma burocracia que corresponde à demografia da sociedade a qual está adscrita tem a capacidade de gerar resultados de maior qualidade, mais democráticos e mais responsivos para os membros dessa mesma sociedade. Nesse sentido, é importante entender o lugar que as mulheres ocupam no serviço público e diagnosticar os desafios e as dificuldades para o alcance de posições de liderança por essas mulheres. A partir dessas perspectivas, este artigo apresenta um estudo exploratório que analisa dados provenientes de um questionário on-line respondido por 282 servidoras do governo federal, representando diferentes carreiras, com período de coleta entre 13 de novembro e 13 de dezembro de 2023. A pesquisa apresentou o perfil sociodemográfico das mulheres atuantes na burocracia federal e analisou suas percepções sobre os desafios e as dificuldades de ascensão na carreira pública federal. Os resultados apontam como principais obstáculos a discriminação de gênero, a maternidade, a sobrecarga do trabalho doméstico e o assédio.Item A litigância judicial habitual do Estado de Minas Gerais em face de seus agentes públicos, por controvérsias decorrentes de remuneração: estudo do fenômeno e suas causas(Fundação João Pinheiro, 2020-03-27) Couto, Matheus Fernandes Figueiredo; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; http://lattes.cnpq.br/2084604177044476; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Carneiro, Ricardo; Franco, Marcelo VeigaThe excessive judicialization of life in the current Brazilian society leads us to observe a crisis in the judiciary, in which too many demands are submitted to its scrutiny, and unsatisfactory results returned to society. This is a multicausal phenomenon, and the existence of players (litigants) habitual in the justice system, understood as individuals who obtain comparative advantages in the use of the judiciary in repetitive and serial form, one of its faces. In this context, it is observed that Brazilian public organizations are invariably the largest litigants in the national jurisdiction. In another turn, it should also be noted that national public organizations are essentially bureaucratic and, as such, subject to the typical dysfunctions of their structural model, among which stand out the aversion to change. The aversion to reform can be especially understood from the complexity of the decision-making process within bureaucratic organizations, which, on many occasions, evades rationality, presenting itself as a "garbage can". What was proposed in this paper was the observation of a specific theme with great repercussion in number of lawsuits involving the Executive Power of the State of Minas Gerais, namely; the judicial conflict between State (Executive) and its public agents for remuneration issues. Therefore, this excessive litigation was considered a problem in order to analyze whether the public behaves as a habitual litigant (or repeat player) in the face of its public agents, in the dispute for remuneration, as well as explanations (rational or not) for this behavior. Thus, the following hypothesis was tested: The State of Minas Gerais behaves like a habitual litigant (or repeat player) in the judicial conflict in front of its agents for remuneration, deliberately sending the disputes to the Judiciary, when it could revolve or prevent them by administrative means. This behavior is not only explained by the advantages that a repeat player hypothetically has in the serial judicialization of conflicts, but is influenced, in particular, by the high complexity of the decision making process in the bureaucratic organization, fact that imposes immobility due to resistance to the organizational changes necessary for the selfcomposed or preventive management of these disputes.Item Maximização do orçamento à luz da teoria da escolha pública: uma análise do estado de Minas Gerais(2016) Cheib, Arthur Silva; Carneiro, Ricardo; Ferreira Júnior, Sílvio; Guimarães, Alexandre QueirozEssa monografia buscar verificar a validade da hipótese desenvolvida por William A. Niskanen, acerca da maximização do orçamento, para o caso do Estado de Minas Gerais. Para isso, apresenta-se o caminho metodológico percorrido ao longo do estudo, bem como se procura relacionar, o modelo da hipótese com o caso estudado. Apresentam-se os fundamentos da Teoria da Escolha Pùblica, por ser o corpo teórico que embasa a hipótese sob análise. As perspectivas do Orçamento Público a nível nacional e estadual são trazidas para situar o caso estudado em um cenário macro e então verificar sua compatibilidade com o modelo inicial da hipótese. Para subsidiar a análise são feitas entrevistas com gestores, técnicos e consultores das diferentes esferas do Poder Executivo e Legislativo, todas elas são analisadas sob a ótica do referencial teórico desenvolvido por Niskanen. As considerações finais deste trabalho dizem respeito à percepção comum dos gestores a respeito da maximização do orçamento pelos burocratas, bem como à apresentação de uma crítica feita à hipótese Niskaneniana.Item A polícia em transição: o modelo profissional-burocrático de policiamento e hipóteses sobre os limites da profissionalização das polícias brasileiras(2010) Batitucci, Eduardo CerqueiraEste artigo tem por objetivo analisar a evolução do chamado modelo profi ssional-burocrático de policiamento, suas características e dilemas, em países de tradição anglo-saxã. A partir das características históricas da profissionalização policial, especialmente nos EUA, procuramos antecipar algumas das hipóteses associadas a sua incorporação e transformação para a realidade policial brasileira nos últimos anos, ressaltando algumas das limitações que o modelo, apesar das conquistas, havia apresentado em outros países, como a alta discricionariedade do policial de linha e o isolamento social da organização policial.