Navegando por Palavra-chave "Qualidade"
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Item Gestão operacional orientada por resultados: estratégias adotadas na circunscrição da 44ª Companhia de Polícia Militar em face das diretrizes institucionais da PMMG - Governador Valadares/MG(2011) Oliveira, Fausto Machado de; Fernandes, MarceloO objeto de estudo desta monografia é a análise das estratégias de gestão operacional implementadas pela Polícia Militar de Minas Gerais na circunscrição da 44ª Companhia de Polícia Militar, em Governador Valadares, nos anos de 2009 e 2010, em face das diretrizes institucionais. A pesquisa foi descritiva de natureza quantitativa e qualitativa, com abordagem de método hipotético-dedutivo. Quanto ao caráter descritivo da pesquisa foram aplicados 62 questionários de perguntas objetivas e 2 questionários de perguntas abertas, respectivamente aos policiais militares que trabalharam na atividade de policiamento ostensivo, ao comandante e ao analista criminal. A pesquisa procurou evidenciar a importância da nova gestão operacional orientada por resultados, recomendada como estratégia institucional para a melhoria da qualidade do serviço ofertado ao cidadão. Como resultado, chegou-se à conclusão de que as estratégias de gestão operacional implementadas na circunscrição da 44ª Cia PM estavam em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Comando da Corporação, bem como, que os policiais empregados naItem Interpretações sobre a (gestão da) qualidade na administração pública contemporânea(Fundação João Pinheiro, 2023) Coelho, Fernando de Souza; Correia, Mauricio da Silva; Faleiro, Paulo Henrique RochaAfinal, o que é qualidade no setor público? O conceito de qualidade na Administração Pública Contemporânea (APC) é polissêmico e está em constante (re)definição desde meados da década de setenta, com o advento do paradigma da New Public Management (NPM) pelo ideário do gerencialismo. Originalmente adaptada da gestão empresarial a partir de critérios como padronização de processos, excelência na prestação de serviços públicos e orientação para o usuário, a qualidade no setor público é (re)interpretada para além do binômio parametrização- satisfação no modelo de Governança Pública difundido neste século XXI. Os atributos da Public Governance, tais como a confiança nas interações entre os atores da rede - com a centralidade do governo - e a coprodução de políticas públicas com foco no cidadão, gradativamente, interpenetram-se com o consumerismo da NPM para ressignificar a qualidade no setor público, incorporando o trinômio transparência-participação-accountab/l/ty. Nesse diapasão, este artigo é per se um ensaio baseado, sobretudo, em uma revisão da literatura internacional e cujo objetivo é organizar essas interpretações sobre a (gestão da) qualidade na APC e desvelar, ilustrativamente, suas apropriações/aplicações no setor público brasileiro.Item Pactuação de convênios administrativos: análise comparativa do processo de tramitação no âmbito da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais na perspectiva da eficiência da administração pública(2020) Sales e Silva, Ana Luíza de; Dufloth, Simone Cristina; Araújo, Ana Luiza Gomes de; Alexandrino, Thaís MaraO presente trabalho analisa o processo de pactuação de convênios administrativos no âmbito da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE/MG) comparativamente ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, se fundamentou em levantamento bibliográfico, documental e de campo. O referencial teórico englobou a literatura sobre convênios administrativos, eficiência na gestão pública, princípio constitucional da eficiência, bem como gestão de processos e da qualidade aplicada ao setor público. A pesquisa documental envolveu aspectos legais e normativos relativos aos convênios administrativos, bem como documentos e contratos das instituições pesquisadas. A pesquisa de campo foi realizada a partir de entrevistas com integrantes das equipes da AGE/MG e do TJMG. Os resultados sinalizaram que a tramitação do processo de pactuação de convênios administrativos ocorre de forma diferente em cada organização analisada, ainda que possuam características similares em alguns pontos. O estudo sugere ser decisivo o papel e as características dos atores envolvidos no processo e a maneira como a sua tramitação é internalizada, em virtude da ausência de instrumentos formais instituídos para regulamentar a tramitação do processo em ambas as organizações.Item O relacionamento governo e a qualidade do serviço público dentro do pressuposto das novas tecnologias de informação e comunicação: estudo aplicado ao governo do estado de Minas Gerais(2016) Garcia, Joseane Ferreira Marcolino; Dufloth, Simone Cristina; Soares, Helena Teixeira Magalhães; Morais, Reinaldo Carvalho deNa administração pública, a qualidade da prestação do serviço público e o relacionamento governo-cidadão tornam-se foco, com a finalidade de entender e atender melhor às necessidades e anseios dos cidadãos. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o potencial do estado de Minas Gerais nessas duas temáticas, por meio de tendências, concepções e experiências internacionais. Tal objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando-se de técnicas de levantamento bibliográfico e pesquisa documental, e entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Foi realizado também estudo de múltiplos casos e observação assistemática e participante. Concluiu-se pelo estudo que o governo de Minas tem evidenciado iniciativas para estabelecer aproximação com os cidadãos e melhorar a qualidade da prestação do serviço público. Em adição a isso, novas medidas do governo mineiro trarão padronização e personalização das informações e serviços públicos aos cidadãos, além da integração dos canais de relacionamento, permitindo aos cidadãos escolher o canal pelo qual desejam acessar um serviço. É preciso destacar, no entanto, que esta integração a ser realizada é apenas um passo na evolução da experiência uniforme do cidadão para recebimento de serviços públicos.Item Sistema integrado de comunicação: análise do processo de execução da manutenção(2011-10-25) Oliveira, João Antônio de; Dufloth, Simone Cristina; Pereira, Gilmar Aparecido; Camargos, Mirela Castro SantosEste estudo tem por objetivo geral analisar o processo de execução da manutenção do Sistema Integrado de Comunicação (SIC). O objetivo específico é identificar os aspectos facilitadores e dificultadores no processo de execução da manutenção do SIC. Em razão dos objetivos específicos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, e utilizou-se o método hipotético-dedutivo, quando houve a pretensão de analisar o processo de execução da manutenção do Sistema Integrado de Comunicação com mão de obra orgânica, ou seja, manutenção feita por meio de policiais militares do Centro de Tecnologia em Sistemas, buscando identificar as facilidades e dificuldades na execução do processo. O estudo apresenta uma abordagem teórica sobre processos; qualidade na prestação de serviços; discorre de forma sucinta sobre a atividade de manutenção de equipamentos e sistemas de comunicações; identifica os aspectos facilitadores e dificultadores do processo de execução da manutenção do Sistema Integrado de Comunicação realizado pelo CTS e apresenta uma análise sobre a sua execução, concluindo que a execução do processo de manutenção do SIC, no período de abril de 2010 a abril de 2011, teve como principais fatores dificultadores a falta de conhecimento técnico específico e o aporte logístico deficitário de forma que tais dificultadores de alguma forma se colocaram como obstáculo para a execução plena da função manutenção sobressaindo-se em relação aos aspectos facilitadores.