Navegando por Orientador "Vimieiro, Josiane Vidal"
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Item Análise situacional da comunicação interna com ênfase nos processos logísticos de uma instituição autárquica hospitalar(2017-04-24) Ferreira, Rafael Mayrink; Vimieiro, Josiane Vidal; Dufloth, Simone CristinaLogística e comunicação são dois campos amplamente estudados. Porém, há ainda poucos estudos a respeito da interação entre elas. Menos ainda se for considerada esta interação em um ambiente hospitalar ligado à administração pública. Assim, este trabalho busca identificar pontos de conexão entre logística e comunicação interna, e visualizar como esta interação ocorre na prática, na realidade de uma autarquia que presta serviços de seguridade social. Será avaliado se a comunicação pode interferir em uma cadeia de suprimentos e influenciar resultados ligados à logística.Item O centro de serviços compartilhados no estado de Minas Gerais _ uma análise da implementação a partir do pregão eletrônico(2017) Paula, Thalis Rodrigues de; Vimieiro, Josiane Vidal; Wanderley, Cláudio Burian; Lacerda, Daniela Góes ParaísoO objetivo dessa pesquisa é estudar a implantação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) no Estado de Minas Gerais por meio das alterações feitas por este no processo de compras. Para o desenvolvimento do estudo foi feito uma pesquisa qualitativa, através da observação não participante e investigação empírica do fenômeno, pelo contato direto do autor com a situação estudada. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com agentes participantes e de grande influência em todo o processo de migração, buscando entender melhor os contextos vividos pelo estado durante a implementação e os impactos decorrentes desta mudança organizacional. Por fim, o autor fez uso de pesquisa bibliográfica e documental para extrair tabelas, dados e gráficos que contribuíssem com o estudo de caso feito a fim de medir as alterações no processo de compras. Conclui-se que a implantação do CSC na prática foi bem diferente do modelo desenhado durante as suas pesquisas de viabilidade (feitas a partir de 2012). A análise demonstrou ainda que, no tocante aos processos de compras – estudo de caso feito na modalidade pregão eletrônico – eles se tornaram muitas vezes mais morosos, não gerando a maximização da eficiência pretendida pelo estado. Portanto, o Centro de Serviços Compartilhados trouxe uma nova dinâmica no processo de compras para o Estado de Minas Gerais, mas não em seus três primeiros anos de funcionamento não trouxe o resultado esperado, tendo inclusive algumas de suas funções retornado aos órgãos de origem.Item Gestão estratégica da cadeia de abastecimento hospitalar : análise do fluxo logístico de materiais médico-hospitalares em uma unidade assistencial da Fhemig(2017) Reis, Maria Paula Miranda; Vimieiro, Josiane Vidal; Wanderley, Cláudio Burian; Laia, Marconi Martins deO objetivo da pesquisa é estudar de que forma se operacionaliza a cadeia de abastecimento de materiais médico-hospitalares no Hospital João XXIII (HJXXIII), unidade assistencial pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Para o desenvolvimento do estudo, foi feita a descrição das principais etapas que compõem a cadeia de abastecimento hospitalar, identificando os gargalos e potencialidades do processo, com base em critérios da literatura selecionada. Após a descrição do fluxo, foram levantados outros aspectos que influenciam a gestão de materiais médico-hospitalares no âmbito do HJXXIII – a padronização de materiais, os recursos humanos direcionados às tarefas de almoxarifado e estoque, os empréstimos de materiais entre unidades hospitalares e o modelo de gestão da FHEMIG. A metodologia, de natureza descritiva, baseia-se em análise documental e bibliográfica, com uso de observação participante e não participante. Quanto ao referencial teórico, foram estudados os conceitos essenciais da cadeia de abastecimento, com foco na logística hospitalar, gestão de estoques e compras. A pesquisa qualitativa permitiu a verificação dos pontos críticos do fluxo logístico que geram perdas financeiras e materiais consideráveis, permitido, assim, a busca por alternativas que contribuam para a efetividade do processo logístico hospitalar com vistas ao suprimento adequado de demanda.Item O princípio da eficiência na utilização do Instrumento de Medição de Resultado (IMR) nos contratos administrativos: uma proposta para o contrato do gestão total dos abastecimentos (GTA) do governo do estado de Minas Gerais(2018) Silva, Daniella Chaves da; Vimieiro, Josiane Vidal; Wanderley, Cláudio Burian; Caixeta, Giovanni JoséO objetivo dessa pesquisa é estudar se a aplicação de um Instrumento de Medição de Resultado (IMR) é capaz de trazer maior eficiência ao contrato de aquisição de combustível e controle dos abastecimentos dos veículos oficiais de Estado de Minas Gerais, denominado Gestão Total dos Abastecimentos (GTA). Para o desenvolvimento do estudo, foi feita a apresentação do processo do Gestão Total dos Abastecimentos a partir de sua criação, bem como, de sua regulamentação. À luz do entendimento de Batista Júnior, que define eficiência através de seis facetas: produtividade, economicidade, celeridade e presteza, qualidade continuidade e desburocratização, a metodologia de natureza descritiva, baseia-se em análise documental e bibliográfica. Quanto ao referencial teórico, foram estudados os conceitos essenciais de contratos administrativos e do princípio da eficiência; além de abordar as inovações trazidas pela Instrução Normativa (IN) n° 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) quanto ao IMR que apesar de possuir a mesma natureza do Acordo de Nível de Serviço (ANS) o substitui. A pesquisa qualitativa, ao propor indicadores para o contrato do GTA, permitiu o desenvolvimento de uma proposta de IMR. Dessa forma, considerando as seis facetas de eficiência de Batista Junior, foi possível criar uma alternativa capaz de trazer maior eficiência ao contrato.Item A qualidade e a busca por eficiência administrativa para o processo de Inspeção Sanitária(2017) Morais, Izabella Branco Santos de; Vimieiro, Josiane Vidal; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daA Vigilância Sanitária, caracterizada como a instituição reguladora e disciplinadora das relações entre produção e consumo que impactam diretamente a vida da sociedade, teve seu objeto de trabalho expandido ao longo dos anos, incorporando produtos, serviços, processos e ambientes de interesse de saúde e adquirindo dimensão coletiva. Objetivando garantir o efetivo cumprimento de suas ações e tendo em vista o princípio da descentralização político-administrativa proposto pelo Sistema Único de Saúde, a instituição buscou distribuir competências para estados e municípios. A indefinição das ações de Vigilância Sanitária quanto à complexidade e o risco sanitário envolvido, a incapacidade técnica dos municípios e o alto nível de exigências técnicas para viabilizar as ações, entretanto, resultaram no processo incompleto de descentralização. Assim, os estados assumiram as responsabilidades de alguns municípios, suprindo demandas não atendidas. O referido acúmulo de responsabilidades pelo estado, contudo, não foi acompanhado de contrapartidas, cabendo a esse, mesmo mediante a escassez de recursos humanos e materiais, executar ações de vigilância sanitária, como a inspeção de estabelecimentos na área de fabricantes de medicamentos e de insumos farmacêuticos. Diante o cenário exposto, a presente trabalho objetiva demonstrar como a Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais otimizou o processo de inspeção nos estabelecimentos fabricantes de medicamentos e de insumos farmacêuticos diante a sobrecarga de responsabilidades e a escassez de recursos. Para tal, a pesquisa utilizou os conceitos de Vigilância Sanitária, qualidade, riscos sanitários e eficiência administrativa para a construção do referencial teórico. Como metodologia, a pesquisa descritiva de abordagem qualitativa foi utilizada, empregando os procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação não participante e análise de procedimentos do setor. Dentre os resultados obtidos é possível destacar a alteração da legislação vigente, o aumento da flexibilidade para planejar as inspeções anuais, o aumento da disponibilidade dos técnicos para a realização de treinamentos, capacitações e melhorias do serviço interno, a redução de 23% do número de visitas aos estabelecimentos regulados em 2017 e a diminuição dos custos operacionais do estado.