Navegando por Palavra-chave "Cultura organizacional"
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Item O ambiente organizacional e os processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento: considerações sobre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2005-04-13) Cardoso, Ione Maria; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Baêta, Adelaide Maria Coelho; http://lattes.cnpq.br/9965532220060638; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; http://lattes.cnpq.br/3229877356519326Item Análise das recompensas concedidas aos policiais militares empregados nas atividades operacionais do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (21º BPM) no período de 2008 a 2010(2011) Souza, Rogerio Santos de; Sousa, Rosânia Rodrigues deA Polícia Militar de Minas Gerais nos últimos tempos, acompanhando um desenvolvimento mundial, vem sofrendo importante transformação na sua forma de atuação. Uma polícia voltada à comunidade com ações, projetos e programas voltados à prevenção criminal tomaram grande espaço e são hoje o principal foco da atividade policial. Um dos fatores que certamente influenciam no sucesso da implantação destes projetos e programas é a valorização dos policiais militares envolvidos nas atividades operacionais, valorização essa realizada por meio de recompensas. Nesse pensamento, vislumbrou-se a importância do tema análise das recompensas concedidas aos Policiais Militares empregados nas atividades de polícia ostensiva preventiva e repressiva, delimitando a pesquisa às Companhias Operacionais do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) no período de 2008 a 2010. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, baseada em pesquisa teórica e documental, com análises de todos os atos de recompensas concedidas no 21º BPM no período estudado. Visando alcançar os objetivos propostos, pesquisaram-se também documentos institucionais que abordam o processo de valorização e recompensas na Polícia Militar de Minas Gerais. Ainda realizou-se análise comparativa dos dados obtidos, por tipo de recompensa, por ano, por Companhia, comparando-se as recompensas de ações preventivas e repressivas. Conclui o estudo que apenas 4,34% das recompensas concedidas foram por ações preventivas, sugerindo necessidade de uma ruptura na cultura organizacional de valorização da repressão criminal e também mudanças na legislação da polícia que trata das recompensas.Item Cultura organizacional e adoção de práticas DevOps: um estudo de caso na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - PRODEMGE(2020) Alves, Janaína Souza Oliveira; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO DevOps é frequentemente referido como um movimento cultural que abrange um conjunto de práticas, ferramentas e processos para integração e colaboração entre as equipes de desenvolvimento de software e operações, com o objetivo de entregar software funcionando em produção de forma ágil, segura e estável. No âmbito das organizações, a cultura representa o conjunto de valores, costumes, tradições e normas que caracterizam a organização. O objetivo deste trabalho é identificar as características da cultura organizacional da PRODEMGE que podem viabilizar ou dificultar a implantação de DevOps na Empresa. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa em um estudo de caso, com aplicação de questionários, analisados a partir de estatística descritiva. Para caracterizar a cultura organizacional da PRODEMGE, foi adotado o modelo de tipologia cultural proposto por Westrum (2004). O estudo apontou que a PRODEMGE demonstra características mais próximas de uma organização burocrática e que, embora alguns pontos já apresentem certa tendência de evolução, ainda existem aspectos culturais da organização a serem evoluídos para se tornarem mais aderentes aos princípios do DevOps.Item Cultura organizacional: uma análise da implantação do Sistema Integrado de Gestão Governamental na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais(2020) Ferreira, Matheus Loureiro de Souza; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaDiante de um cenário onde existe falha na comunicação e restrição a dados básicos e informações comuns entre os órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG) juntamente com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) definem reestruturar os processos de Execução Orçamentária e Execução Financeira do Estado almejando alcançar, dentre outros objetivos, a melhor gestão dos recursos públicos e estimular o compartilhamento de dados e informações, necessárias para o funcionamento do Estado. Nesse sentido, inicia-se um projeto governamental com o intuito de realizar alteração da cultura organizacional individualista, em relação aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades, por meio da implantação de um sistema integrado de gestão governamental denominado Government Resource Planning, também conhecido como GRP - Minas. Esse estudo possui como objetivo geral analisar a influência da implantação do processo de compartilhamento de dados e informações, comuns entre os órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais, na cultura organizacional da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE). Trata-se de uma pesquisa de natureza tanto qualitativa como quantitativa, com aplicação de questionário que é quantificado, mas busca-se também, demonstrar e entender como se dão as relações entre as gerências na PRODEMGE a partir das percepções de seus funcionários. Os resultados apontam uma percepção favorável à mudança de comportamento entre os funcionários da PRODEMGE que atuam nas gerências que mantém os sistemas corporativos do Estado de Minas Gerais, além de indicar que o clima organizacional pode melhorar.Item Culturas nas organizações: homogeneidades e heterogeneidades em uma instituição federal de ensino superior(Fundação João Pinheiro, 2018-02-07) Corrêa, Marcos Paulo de Oliveira; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/3678172153181366; Carrieri, Alexandre de Pádua; Nunes, Simone Costa; Sousa, Rosânia Rodrigues deCultural meanings creates reference, validation and legitimating patterns of actions of a particular social group, constituting, in this sense, possible scenarios of apprehending and revealing existing conjunctures in an organization. In order to overcome the functionalist treatment that limits the understanding of cultural phenomenon in organizations, this dissertation adopted the “three perspectives” approach proposed by Martin (1992), namely “integration”, “differentiation” and “fragmentation”. The idea that this study intends to strengthen is that, from the analysis of a social context, there can be an expansion and deepening of the treatment of plural queries of cultures in the organizational environments. This research took as its main focus the cultural manifestations expressed by civil servants that work in different departments that compose a same administrative authority of a federal university. It sought to expand the perspectives of understanding of organizations by admitting that they are institutions filled by socially constructed realities and that constitute a scenario of discourses, latent or explicit, closing the possible logic of representation of a single rational plan. Therefore, it established the objective of analyzing cultural manifestations from different actors that act daily in the same organizational context. The semi-structured interviews were the main instrument used for the analysis of the cultural manifestations present in the analyzed organizational context, besides the documentary research to complement all the reports of the participants of the research. For the examination of the collected data, the content analysis was used. The cultures manifested in the administrative authority analyzed translate continuous processes and are dependent on the social context and the subjectivities of the subjects that are part of it. The analyzes that referred to the perspective of “integration” suggested a high degree of identification between the individuals and the organization in peculiar themes, not exempt the appearance of contradictions and inconsistencies revealed by the participants. Already in the light of the perspective of “differentiation”, the contradictions between individuals interacting in the same social space were evidenced, confirming the existence of numerous divergent manifestations within the same social context. The proposition that individuals in an organization sometimes change their views from moment to moment, as new circumstances come to light and new information becomes available, extolled the perspective of “fragmentation”. It was concluded by the argument that cultural investigations that exclude conflicts and ambiguities can silence important organizational facts and inputs from individuals who do not always have power in these contexts. Therefore, an adequate study of a cultural context must take into account the analyzes coming from the three perspectives, and not just one. It is suggested a more in-depth study of the topics highlighted in this research, problematizing their relations with other aspects and delimiting the characters present in this organizational context.Item Gestão do conhecimento tácito: um estudo de caso na Prodemge(2020) Jardim, Geralda Silvia de Vasconcelos; Câmara, Mauro AraújoA gestão do conhecimento possui um papel central para a competitividade e sucesso das organizações, seja ela pública ou privada. As organizações públicas são prestadoras de serviços e, por esse motivo, altamente dependentes do conhecimento tácito de seus colaboradores. Esta pesquisa analisa a contribuição que a gestão do conhecimento tácito pode fornecer como ferramenta na detecção, construção e preservação do conhecimento na Prodemge. Abordou-se no desenvolvimento desse trabalho diversas visões sobre conhecimento e sua gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de um estudo de caso realizado na Superintendência de Sistemas Corporativos da Prodemge, que possui atualmente 152 funcionários. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, utilizando-se a ferramenta Google Docs. A taxa de retorno dos questionários foi de 36,84%. A pesquisa demonstra que a gestão do conhecimento tácito é uma ferramenta que contribui para identificar na empresa quais são os conhecimentos que precisam ser preservados e por quanto tempo, quais conhecimentos precisam ser desenvolvidos para garantir a continuidade de tarefas essenciais para suas operações, os níveis de expertise das pessoas e o tempo necessário para substituição de formação de um novo profissional. A análise dos 56 questionários respondidos, indica que pela percepção destes colaboradores, a Prodemge não reconhece e não valoriza adequadamente a importância de se compartilhar conhecimentos e que este compartilhamento acontece porque há um comportamento espontâneo das pessoas. Conclui-se que para entregar aos cidadãos serviços com máximo de qualidade e menor custo, a Prodemge precisa traçar uma estratégia para promover e reter o conhecimento na empresa e isso requer uma gestão do conhecimento tácito.