Navegando por Palavra-chave "Recursos Humanos"
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Item Análise dos processos de profissionalização no gerenciamento dos recursos humanos do governo de Minas Gerais: o caso do Projeto MASP(2016) Moreira, Júlia Oyamaguchi Pinheiro de Araujo; Saraiva, Ágnez de Lélis; Dufloth, Simone Cristina; Miranda, Danielle Ramos deA profissionalização do serviço público é um tema discutido na Administração Pública brasileira desde o governo de Getúlio Vargas, mas até os dias atuais ainda são insuficientes as medidas efetivas para o desenvolvimento profissional dos servidores públicos. Dessa forma, foi realizada pesquisa sobre a origem da discussão de meritocracia na gestão pública e da valorização do servidor, além de como a gestão estratégica de pessoas é aplicada na administração pública brasileira e as iniciativas em busca da sua profissionalização. Com isso, a questão central que o trabalho é analisar como a criação do Projeto MASP intervém no gerenciamento dos recursos humanos, na sua alocação nas diversas secretarias estaduais e na política de profissionalização dos serviços e servidores públicos do governo do estado de Minas Gerais. Por meio de entrevistas e questionários com agentes diretos e indiretos do Projeto MASP, além da análise de documentos do projeto, percebe-se que serão provocadas mudanças nas áreas de Recursos Humanos de todo o estado. Entretanto, as políticas de profissionalização do servidor público precisam do apoio da gestão de pessoas do estado para que sejam colocadas em prática.Item Desafios da implementação de processos de digitalização documental: a proposta do projeto MASP e casos análogos(2016) Souza, Augusto César Guimarães; Santos, Renato Vale; Moraes, Leonardo Barbosa de; Rocha, Elisa Maria Pinto daA partir do século XXI, instituições públicas e privadas passaram a lidar com um volume de informação cada vez maior. Concomitantemente, novas tecnologias foram surgindo e o antigo modelo de gestão de documentos físicos, baseado em papel, demonstrou-se ineficiente. Com o advento de novas tecnologias que permitam a produção e o armazenamento de arquivos em meio digital, as informações podem ser facilmente consultadas no momento da tomada de decisões. O presente trabalho tem como tema a proposta de implementação de digitalização documental prevista pelo Projeto MASP na área de Recursos Humanos do Estado de Minas Gerais. Com isso, buscou-se analisar quais os desafios envolvidos durante o processo de implementação e seus possíveis efeitos na rotina da instituição tendo em vista a inserção de novos padrões de gestão documental. Assim, através da análise de casos análogos de instituições públicas nacionais e estrangeiras que já experimentaram a digitalização documental, foi possível identificar gargalos e pontos relevantes da proposta do Projeto MASP. Por meio da pesquisa foi possível perceber que as mudanças tecnológicas afetam as organizações públicas e estas devem estar atentas para se modernizarem e atenderem o cidadão de forma mais eficiente. No caso específico da implementação do sistema de digitalização documental do Projeto MASP, verificou-se que aspectos legais, burocráticos, orçamentários e que tangem a cultura da organização devem ser plenamente considerados.Item Gestão estratégica de pessoas no estado de Minas Gerais: projeto Masp como um possível facilitador de avanço nesta área(2016) Rozenberg, Bruno de Castro; Oliveira, Kamila Pagel de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Sousa, Rosânia Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo principal caracterizar a gestão de pessoas no Estado de Minas Gerais, avaliando se o modelo atual, considerando as políticas, os processos e as atividades da área, é focado predominantemente em aspectos operacionais ou estratégicos. A pesquisa possui caráter descritivo e quanto aos meios optou-se por um estudo de caso. Foi realizada uma pesquisa de campo em um órgão da administração direta, no caso a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e em um órgão da administração indireta, a Fundação João Pinheiro (FJP). Ainda em relação ao meio, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e a observação participante para realizar a análise acerca do nível em que se encontram as políticas e práticas de gestão de pessoas no Governo de Minas Gerais. Ademais, buscou-se evidenciar quais foram os motivos e causas que implicaram na necessidade da realização do Projeto Masp e como esse possivelmente irá auxiliar no avanço e desenvolvimento das atividades da área de Recursos Humanos do Estado. As análises demonstraram que o Estado de Minas Gerais ainda precisa avançar nas políticas e processos de gestão de pessoas, apesar de possuir boas iniciativas já em andamento, pois ainda perde-se muito tempo com atividades operacionais, ao invés de focar na estratégia organizacional. Além disso, acredita-se que o Masp tem o potencial de ser um grande parceiro para otimizar esses processos que atualmente são operacionais, para que assim o setor de recursos humanos do Estado tenha mais tempo para desenvolver políticas voltadas a gestão estratégica de pessoas.Item A importância do treinamento introdutório para o processo de socialização organizacional dos servidores ocupantes de cargos efetivos da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais(2009) Cabral, Luisa Rocha; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Flecha, Marília Mariano de LimaO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da realização do treinamento introdutório para o processo de socialização organizacional de servidores públicos ocupantes de cargos de provimento efetivo da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF). Analisaram-se os depoimentos de servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo que participaram e que não participaram do treinamento introdutório ministrado pela SEF, assim como o depoimento de um dos servidores fazendários que atuam na elaboração, gestão e realização desse treinamento. Utilizou-se na análise os referenciais teóricos da Psicologia Social e Organizacional e da Administração Pública e de Recursos Humanos. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa cujos dados, obtidos em entrevistas semi-estruturadas, permitiram verificar a importância da realização do treinamento introdutório para a socialização organizacional dos servidores fazendários ocupantes de cargos de provimento efetivo.Item Monitoramento analítico de políticas públicas: caminho para a proposição de um sistema de monitoramento para a frente de tecnologia da informação do Projeto MASP-MG(2016) Torquette, Magno Peluso; Assis, Marcos Arcanjo de; Carneiro, Carla Bronzo Ladeira; Soares, Helena Teixeira MagalhãesPolíticas públicas se operacionalizam através de programas públicos cuja lógica de intervenção visa a transformar uma situação problemática existente em uma situação melhorada a ser observada ao final da intervenção. Para isso, depende de recursos que possibilitam o exercício de atividades, sequenciais ou paralelas, que geram a entrega de produtos. Um pacote de produtos entregues pode permitir o alcance de resultados, caso o programa tenha sido bem desenhado e executado. Dependendo do contexto, esses resultados podem contribuir para impactar uma realidade social mais ampla. O monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas são processos gerenciais que tem a potencialidade de gerar o conhecimento necessário para analisar se um programa está direcionado para o alcance de seus objetivos. Mais do que isso, o M&A possibilita a correção da rota de um programa caso ela esteja errada, subsidiando o gestor com informações analíticas para a identificação de problemas e soluções durante todas as fases do ciclo de políticas públicas. Esse trabalho se insere nessa temática e objetiva analisar as possibilidades de construção de um Sistema de Monitoramento e Avaliação (SM&A) para a frente de Tecnologia da Informação (TI) do Projeto de Modernização da Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal (Projeto Masp), a partir da proposição dos elementos que compõem esse sistema. O Masp é um programa do governo de Minas Gerais cuja implantação se iniciou em meados de 2011 e que visa a transformação e modernização dos pilares da área de gestão de recursos humanos (RH) do Estado através da melhoria da qualidade dos dados funcionais dos servidores e do acesso e gestão de informações de RH. Utilizou-se, neste trabalho, a observação direta, a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo – através de entrevistas semiestruturadas – como técnicas para a realização de uma pesquisa descritiva. Como resultados destacam-se a construção de um modelo lógico e a sugestão de elementos para compor o SM&A da frente de TI, como painéis de indicadores e macroprocessos para o exercício das atividades de M&A.Item Planejamento de pessoal: análise da força de trabalho atual e dos critérios de dimensionamento da equipe de médicos peritos e trabalhadores administrativos dos Núcleos Regionais de Saúde do Servidor e Perícia Médica da SEPLAG-MG(2019) Bianchini, Gabriel Silva; Dufloth, Simone Cristina; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Lacerda, Daniela Góes ParaísoO presente estudo analisa o Planejamento da Força de Trabalho (PFT) nos Núcleos Regionais de Saúde do Servidor e Perícia Médica, subordinados à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Para isso, foram identificadas as principais características do serviço de perícia médica; os principais instrumentos e/ou critérios de dimensionamento de pessoal utilizados e os principais aspectos e peculiaridades dos serviços de perícia médica que favorecem ou dificultam o dimensionamento da força de trabalho nos Núcleos Regionais de Saúde do Servidor e Perícia Médica. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por meio de questionários e entrevistas com gestores estratégicos da Superintendência Central de Saúde do Servidor e Perícia Médica e da Superintendência Central de Política de Gestão de Pessoas, bem como os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde do Servidor e Perícia Médica. Os resultados apontam fragilidades no planejamento e dimensionamento da força de trabalho nesses núcleos, que resultam em desequilíbrios na distribuição de pessoal nessas unidades.Item Políticas e práticas de gestão de pessoas em prol da inovação no setor público(Fundação João Pinheiro, 2019-03-28) Saldanha, Cristina Camila Teles; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Silva Filho, Antonio Isidro da; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Oliveira, Kamila Pagel de; Assis, Lilian Bambirra deThis dissertation aims to understand how are perceived the policies and practices of People Management that can encourage innovation in the public sector. Through the relationship of people management and innovation, having the public administration reform as background, an analysis scheme was elaborated in which the professionalization of the public service is a bridge between these three axes. The policies and practices of people management have been systematized in analytical dimensions and represent aspects underlying innovation, such as: Work Organization, Development Policies, Compensation Policies, Traditional / Human Resources Functional Policies, Integration of Functions / Actions of Human Resources and Leadership. Through a study of a qualitative and descriptive nature, the variables present in the analysis dimensions (Autonomy, Flexibility, Rotativity of tasks, Organizational mobility, Work teams, Networks, Delegation of responsibility or decision, Training and education programs, Training and training programs, Incentive systems, Compensation or payment by performance variable, Recruitment and selection) were evaluated through documentary analysis and the perceptions of 15 interviewees of federal and state public organizations and by representatives of the Third Sector . These perceptions about the variables were punctuated by the interviewees on a continuous subjective scale present in the script of semi-structured interviews. The findings of the research demonstrate that respondents' perceptions that variables such as ‘teamwork’, ‘networks’ and ‘leadership’ contribute to innovation in the Brazilian public sector while ‘performance variable pay’ and ‘recruitment and selection’ do not results. Some variables were perceived relatively, such as ‘education and schooling’, ‘professional qualification and training programs’ and ‘incentive system’, since each interviewee interpreted them according to their experience and their values. Moreover, the complementarity of HR functions and practices and the adoption of these practices in a compiled way were not detected. Therefore, can be conclude from the research that there is a lack of an integrated and systemic model of people management in Public Administration from the public consulted, as a result of the budget constraint scenario and the change of government management in the dynamics of innovation in the public sector, as well as the absence of organizational support for the innovation strategy.Item O processo de apuração de frequência mensal da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais: uma análise dos aspectos facilitadores e/ou dificultadores(2016) Romano, Henrique Alves; Dufloth, Simone Cristina; Figueiredo, Amanda Mátar de; Bernardi, Mônica Moreira EstevesO objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de apuração de frequência mensal dos servidores vinculados à Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. O proceso de apuração de frequência é um importante mecanismo de controle de pessoal do setor de recursos humanos nas organizações. Sendo esse trabalho referente à um órgão público, esse controle se mostra ainda mais importante, uma vez que a frequência e o cumprimento da jornada de trabalho por parte dos servidores apresentam reflexos nos seus pagamentos, que são originários do dinheiro público. Para o desenvolvimento desse trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a partir da aplicação questionários para os responsáveis pelo setor de recursos humanos em cada unidade da Secretaria de Defesa e para os taxadores de frequência. A pesquisa identificou a existência de diversos aspectos que dificultam a execução das etapas de apuração de frequência de maneira eficiente e permitiu concluir que é necessária uma revisão nas normas e legislações que regulamentam esse processo, bem como, um melhor entendimento interno dos envolvidos acerca de prazos e outras formalidades inerentes ao processo, para que o mesmo deixe de ser um processo crítico na Secretaria analisada.Item A promoção de políticas de gestão de pessoas para trabalhadores terceirizados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(2017) Pimenta, Bárbara Lage; Oliveira, Kamila Pagel de; Souza, Adriana Kely de; Sousa, Rosânia Rodrigues deO setor público, por suas inúmeras especificidades, configura um cenário no qual a gestão de pessoas enfrenta grandes desafios. Questões de ordem política, jurídica e econômica regulam as relações entre os servidores, visando garantir que o interesse público reflita nas ações de todos os agentes. Diante desse contexto, urge a necessidade de se consolidar uma gestão estratégica de pessoas nesse setor, abandonando a ultrapassada visão de uma função meramente operacional do departamento de recursos humanos. Somente reconhecendo a importância das pessoas e desenvolvendo um planejamento de sua gestão, alinhado à estratégia de cada organização pública, políticas públicas de qualidade serão promovidas para a população. Paralelamente, um grupo de prestadores de serviços para o Estado vem crescendo continuamente, apesar de muitas vezes não ser contemplado pelas políticas de gestão de pessoas. Trata-se dos trabalhadores terceirizados, que apesar de sua vinculação indireta ao Estado, estão cotidianamente inseridos nas repartições públicas. Sendo assim, o presente trabalho tem por finalidade compreender melhor como se dá a política de gestão de pessoas para os trabalhadores terceirizados no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde. Para isso, foi feita uma pesquisa descritiva-exploratória. Primeiramente, foi apresentado o modelo de gestão estratégica de pessoas aplicado ao setor público. Posteriormente, foram esclarecidas questões acerca das legislações tocantes à terceirização, pois é fundamental compreender os aspectos jurídicos que regem o vínculo empregatício dessa relação de trabalho. Assim, será possível compreender os limites e possibilidades de atuação da política de gestão de pessoas para esses trabalhadores.