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Item Ação de disseminação de acesso no contexto da política de integração das organizações de defesa social(2009) Guimarães, Thiago Corrêa Lanza; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daEsta monografia desenvolve um estudo sobre a ação de disseminação de acesso, tendo como perspectiva analítica a literatura existente sobre a política de integração em Minas Gerais e a teoria dos custos de transação, em sua abordagem da teoria dos contratos. A análise pretende diagnosticar os problemas encontrados na gestão da ação de disseminação de acesso aos sistemas de informação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). Já há uma significativa bibliografia em relação a política de integração das organizações de defesa social em Minas Gerais, mas em relação aos sistemas de informação de defesa social ainda há poucos estudos acadêmicos. Há um trabalho sobre um dos sistemas de informação, mas além de analisá-los, é necessário estudar como disseminá-los nas unidades operacionais de todo o estado. A pesquisa se estruturou em oito capítulos. Até o quarto capítulo, se fez uma revisão do sistema de justiça criminal no Brasil, a estrutura da SEDS, aspectos gerais da política de integração em Minas Gerais e as vertentes da integração operacional e da integração das áreas de atuação. O capítulo cinco descreve a estrutura do Sistema Integrado de Defesa Social e os sistemas que são disseminados através da ação de disseminação de acesso aos sistemas de informação. A metodologia utilizada, e que foi abordada no capítulo 6, foi a revisão da bibliografia existente sobre a integração policial em Minas Gerais, com um foco na vertente da integração dos sistemas de informação. Como ainda não existe uma bibliografia sobre a ação de disseminação aos sistemas de informação, foi necessário também empreender uma série de entrevistas com integrantes das corporações policiais, gestores e ex-gestores da Superintendência de Integração da SEDS. Com este material, foi possível fazer uma análise qualitativa da gestão da ação de disseminação de acesso descrita no capítulo 7. O presente trabalho demonstrou que a ação de disseminação de acesso aos sistemas de informação traz importantes benefícios para a integração informacional das polícias. No entanto foram diagnosticados sérios problemas no modelo de contratação que é feito para que a ação ocorra. Este diagnóstico feito pode auxiliar no conhecimento da integração das informações policiais e subsidiar futuras tomadas de decisão na gestão da ação.Item Ambiente informacional no setor público: um estudo aplicado à superintendência de infraestrutura e logística da Secretaria de Justiça e Segurança Pública(2021) Martins, César Augusto Castro Alves; Dufloth, Simone Cristina; Câmara, Mauro Araújo; Guedes, Roger de MirandaAs informações são fundamentais para as organizações, configurando-se como aliados importantes para decisões assertivas e de qualidade. Dessa forma, a gestão da informação e a configuração do ambiente informacional influenciam diretamente na atuação dos atores organizacionais cotidianamente. Este trabalho visa analisar o ambiente informacional da Superintendência de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais a partir das percepções coletadas por meio de questionários e entrevistas dos membros dessa organização sobre os elementos de gestão do conhecimento e ambiente informacional. A partir dessas percepções é realizado uma análise sobre as características presentes no contexto organizacional, buscando quantificar e qualificar essas percepções em torno dos modelos da Ecologia da Informação de Davenport e Prusak (1998) e da Organização do Conhecimento de Choo (2003). Observou-se que os elementos estudados apresentam diferentes níveis de desenvolvimento entre si segundo a percepção dos respondentes, com destaque os impactos negativos causados pelas mudanças organizacionais.Item Uma análise da usabilidade do portal do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2008-08-14) Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Machado, Sulamita Crespo Carrilho; http://lattes.cnpq.br/4506058361178095It's remarkable the social control development at the Brazilian public management system, made possible through information about governamental acts by the government itself. With the evolution of infonnation technology and the creation of govern web portals, the control by the citizens becomes an easier task. Based in this context, this work proposes an analysis of the usability of the portal of the Court of Accounts of the State of Minas Gerais, with regard to the formal aspects of making the information available, with a view to providing ideas about the establishment of an effective channel of communication between the government and citizens for social control. The research showed evidence of actions geared to improve the usability of government portals and found that the Government has worked in the provision of information and services to society through the use of infonnation technology and communication. However, it appears that social control through the use ofthis technology still requires a joint effort of government and ofsociety itself, as well as a greater legal support to ensure the effective implementation of procedures and actions in this direction.Item Ciência comportamental no atendimento ao cidadão: estudo de caso de emissão de identidade em um grupo de Unidades de Atendimento Integrado de Minas Gerais(2021) Gonçalves, Carolina Gabarra Marques; Silva, Max Melquíades da; Oliveira, Kamila Pagel de; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daA ciência comportamental busca explicar a decisão dos indivíduos, partindo do pressuposto de que é impossível que a escolha seja racional, tanto pela incompletude informacional quanto pela falta de capacidade cognitiva para processar toda a informação disponível e maximizar o benefício. Recentemente, governos nacionais e subnacionais de diversos países têm lançado mão de estratégias baseadas nesse ramo do saber e atreladas ao uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação, visando reduzir custos e ampliar a efetividade de sua oferta de serviços aos cidadãos. O trabalho apresenta como problema de pesquisa compreender se a ciência comportamental pode contribuir para redução do absenteísmo na prestação de serviços públicos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais. O objetivo geral é compreender as possibilidades da ciência comportamental para redução do absenteísmo na prestação de serviços públicos nas UAIs de Minas Gerais. O estudo de caso realizado com o uso de um experimento buscou compreender se alterações na comunicação do poder público com o cidadão na forma de um nudge podem reduzir o absenteísmo do usuário do serviço de emissão de identidade em um grupo de UAIs. Para isso, é feito um panorama da política de transformação digital promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e como ela influencia o atendimento ao cidadão, com o objetivo de compreender as possibilidades da ciência comportamental sobre a efetivação dos serviços governamentais prestados nas UAIs. A metodologia utilizada segue as recomendações da OCDE para a implementação de nudges por governos e, para tanto, foram utilizados neste trabalho as análises documental e teórica, entrevistas semiestruturadas e relatórios do sistema de agendamento. Assim, foi implementado um pop-up no agendamento do serviço para incentivar o cancelamento ou reagendamento, quando necessário. Os resultados do estudo de caso não foram conclusivos no sentido de demonstrar de forma inequívoca a eficácia da ciência comportamental baseada em nudges para melhoria da eficiência da alocação de recursos públicos, embora também não permitam descartar essa hipótese. Ao final, foram discutidas limitações metodológicas, temporais e de recursos que evidenciam a importância de mais estudos que permitam elucidar essa estratégia de atuação governamental.Item Competências digitais no âmbito do Programa Belo Horizonte - Cidade Inteligente: uma análise da percepção dos agentes públicos do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte(Fundação João Pinheiro, 2023-03-31) Baladon, Helena Braulia Falconi; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Dufloth, Simone Cristina; Moraes, Leonardo Barbosa; Silva, Max Melquiades daThis research examines initiatives and perceptions regarding the relevance and development of digital competencies by public agents who work at the Integrated Operations Center of Belo Horizonte (COP-BH), based on the premises of the Belo Horizonte Smart City Program (BHCI). To do so, the digital competencies assigned to public agents who work at COP-BH were adapted based on the Digital Reference Dynamic Framework (QDRCD) in order to analyze their relevance to the work performance of these agents, as well as the development of these competencies, considering the context of the BHCI Program. The research methodology involved a qualitative-quantitative approach, with the use of bibliographic, documentary and field research. The field research was conducted at COP-BH and included the application of structured questionnaires to all public agents who work in the institution, as well as semi-structured interviews with managers. The questionnaires were applied to verify the relevance of the assigned digital competencies, and the interviews were conducted to investigate the managers' perceptions regarding the development of these competencies at the Integrated Center. The results of the research reveal that the digital competencies assigned to COP-BH are perceived as extremely relevant by public agents for the performance of their activities and are being addressed, albeit incipiently, in the development of public agents with the implementation of the BHCI Program. However, it was observed, from the perceptions of the managers, that initiatives for the development of digital competencies still lack systematized planning and evaluation tools in the general context of COP-BH.Item As contribuições do autosserviço para uma gestão estratégica de pessoas no estado de Minas Gerais(2016) Mota, Pablo Santos; Oliveira, Kamila Pagel de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Sousa, Rosânia Rodrigues deCom o intuito de aperfeiçoar o trabalho da área de recursos humanos no estado de Minas Gerais, a Administração Pública mineira deu início ao Projeto MASP, que visa implantar um Modelo de RH de Alto Desempenho. O objetivo do Projeto MASP é tornar a gestão de pessoas no estado mais eficiente. Para isso, será criado um Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos, que possibilitará a integração entre todos os processos de RH. O novo Sistema possibilitará que o Estado ofereça aos servidores uma série de autosserviços. Ou seja, a partir do novo modelo, uma série de processos de gestão de pessoas, como apuração de frequência e marcação de férias, serão intermediados pelo Sistema, de modo que o servidor e o gestor não necessitem de estabelecer contato direto com o pessoal da área de RH. Tendo isso em vista, este trabalho buscou identificar quais as características dessa disponibilização dos autosserviços, bem como as dificuldades e benefícios esperados. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, bem como da realização de entrevistas, identificou-se que o autosserviço pode reduzir de maneira considerável a carga de trabalho operacional que hoje é realizada pelos DRH do Estado. Dessa maneira o autosserviço pode contribuir para uma gestão estratégica de pessoas no estado de Minas Gerais, ao possibilitar que a área de recursos humanos tenha tempo disponível para elaborar novas políticas e alinhar a gestão de pessoas à estratégia governamental.Item Gerenciamento de riscos: um estudo de caso do Projeto de Modernização na Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal do Estado de Minas Gerais(2016) Lopes, Isadora Ribeiro; Barros, Tadeu Geraldo Miranda de Resende; Laia, Marconi Martins de; Ladeira, Leonardo CarvalhoO gerenciamento de projetos é determinante para o alcance do sucesso em qualquer projeto. O uso de uma metodologia dotada de processos, ferramentas e técnicas permite maior controle sobre o projeto e a otimização dos recursos empregados. Nesse meio, os riscos podem ser considerados um dos maiores motivos de fracasso de projetos, cabendo assim um estudo sobre eles e de como gerencia-los de forma mais eficaz. O presente trabalho tem, como tema, o gerenciamento de riscos adotado pelo Projeto de Modernização na Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal (MASP) do estado de Minas Gerais. O estudo analisa os aspectos relacionados à compreensão do gerenciamento de riscos, seus procedimentos e benefícios de acordo com as indicações do PMBOK5. Uma vez que o Projeto MASP se trata de um projeto do setor público, que tem em seu escopo a implementação de um sistema integrado de gestão (ERP) e resulta em considerável mudança organizacional, são explorados também os aspectos relacionados ao gerenciamento de riscos do setor público, de projetos de tecnologia da informação e de inovação e mudança organizacional. É apresentado uma análise da trajetória do projeto quanto a adoção do gerenciamento de riscos, aprofundando na análise dos processos, ferramentas e técnicas adotadas atualmente no projeto. Também são descritos os riscos considerados críticos do projeto MASP. A partir de então, é realizado uma análise dos alcances e limites da metodologia empregada, bem como sugeridas algumas soluções. A pesquisa é resultado de técnicas de observação participante, análise de entrevistas e análise documental.Item Gestão da segurança da informação no serviço público estadual de Minas Gerais: estudo de caso em um órgão estatal de pesquisa.(2017-06-06) Vasconcelos, Eduardo de Oliveira; Silva, Max Melquíades da; Laia, Marconi Martins deA Tecnologia da Informação tornou-se fundamental para a desenvolvimento e melhora na prestação de serviços públicos. A Tecnologia da Informação aperfeiçoou os processos administrativos, diminuiu a burocracia e aumentou a transparência e controle social dos serviços ofertados e por esses motivos as organizações que utilizam a Tecnologia da Informação precisam proteger suas informações de ameaças que possam comprometer ou interromper os serviços prestados à Sociedade Neste contexto, insere-se a Segurança da Informação que objetiva minimizar os riscos provenientes destas ameaças através de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação e prover a continuidade dos serviços. Diante da relevância do assunto, o trabalho propôs como objetivo principal analisar o Sistema de Gestão da Segurança da Informação de uma organização pública. Objetivos específicos como análise das políticas de segurança da informação, avaliação da gestão de riscos, avaliação do comprometimento dos usuários finais e da alta direção, efetividade do Sistema de Gestão de Segurança da Informação do órgão e alinhamento às normas referência no assunto também serão abordados no estudo. Para o atingimento destes objetivos, foi feita uma entrevista com o gestor da Tecnologia da Informação da instituição e aplicado um questionário aos servidores utilizadores de sistemas informatizados e microcomputadores no órgão. O estudo revelou que devido à particularidade do órgão, as normas utilizadas não foram criadas especialmente para a tratarem o assunto: Segurança da Informação. Apesar disto, a organização possui um ótimo nível de Segurança da Informação devido aos controles (políticas) implementados.Item Impactos do uso de sistemas de informação em processos organizacionais à luz da teoria neoinstitucional: estudo de caso no setor público mieneiro(2010) Reis, Thiago Augusto Lara; Laia, Marconi Martins de; Dufloth, Simone Cristina; Rossi, Maria de Fátima PereiraEste trabalho faz uma análise dos impactos dos sistemas de informação sobre os processos organizacionais. O objeto de estudo foi o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) do Poder Executivo de Minas Gerais, que visa dar suporte ao processo de gestão de programas no Estado. Por meio da teoria neoinstitucional, permite-se examinar a interação entre sistema e processo, verificando em que medida o sistema contribui para a legitimação e institucionalização do processo. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-explicativo, sendo utilizadas as técnicas de questionário e entrevista, permitindo uma análise mais aprofundada e elaborada sobre o assunto. Os resultados mostram que o SIGPLAN contribui para a institucionalização do processo de gestão de programas no Estado, entretanto, sua atuação é ainda restrita e limitada, seja porque há certas deficiências no que se refere à qualidade do sistema e à qualidade da informação, seja porque muitos dos gestores de programas e ações governamentais não utilizam amplamente o sistema. Melhorias tanto no sistema quanto no processo devem ser realizadas, permitindo que se fortaleça a atuação do SIGPLAN dentro do processo.Item O papel da tecnologia da informação no cenário das reformas do Poder Judiciário: estudo de caso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2011-03-31) Lima, Tatiana Cristina Mendes; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; 80445462787; http://lattes.cnpq.br/3678172153181366; Laia, Marconi Martins de; http://lattes.cnpq.br/1741540398103596; Nunes, Simone Costa; http://lattes.cnpq.br/3716255889958071This research aims to contribute to understanding the role of information technology in the setting of reforms in the Brazilian Judiciary. It was intended to specifically examine such a role in the Justice Court of Minas Gerais (TJMG), through a case study of computerize of the Program to Pay Integral Attention to Judicial Patient Carrier Mental Suffering (PAI-PJ). The theme was explored from an understanding of the state reforms trajectory, observing the precepts of New Public Management. These reforms brought changes in the Brazilian Judiciary, in order to resolve the problems of the "Crisis in the Judiciary", as the inefficiency and ineffectiveness of the jurisdiction. In this context, the processes of adoption of information technology had an important role, because sometimes motivated reforms, sometimes have been motivated by these reforms. The analysis of PAI-PJ computerization process, in particular, allowed to determine the role of information technology in a modern management program that acts under of restorative justice and puts the citizen (patient) in the center of work processes. This form of management reflected in the innovative acquisition of software for customer relationship management (CRM). By observing and analysis of PAI-PJ, is possible to notice that the program had as goal the automation of internal processes, however, there was little willingness to integrate with other instances of TJMG. This sorts the process of adopting information technology, according to Venkatraman, predominantly in a localized level of exploitation in which the benefits from investment are marginal by the lack of willingness to organizational transformation. This observation becomes relevant in the face of rising expenditures in this sector and of concern with quality of public spending by the state.Item Processo de gestão da informação na execução de inspeções sanitárias nas indústrias de medicamentos e insumos farmacêuticos em Minas Gerais: estudo aplicado à Coordenadoria de Gerenciamento de Risco Relacionado a Medicamentos(2020) Oliveira, Isabelle Fernandes de; Dufloth, Simone Cristina; Morais, Leonardo Barbosa de; Câmara, Mauro AraújoEste trabalho analisa o processo de gestão da informação aplicado às inspeções sanitárias nas indústrias de medicamentos e insumos farmacêuticos em Minas Gerais, no âmbito da Coordenadoria de Gerenciamento de Risco Relacionado a Medicamentos. A metodologia da pesquisa utilizou pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada por meio de observação participante, entrevista e questionário aplicado. A pesquisa bibliográfica direcionou-se para a literatura relacionada ao gerenciamento da informação e às tecnologias da informação entendidas como importantes para a fundamentação do trabalho. A pesquisa documental envolveu estudos nas legislações relacionadas às atividades de inspeções sanitárias no âmbito do estado de Minas Gerais, procedimentos operacionais padrões aplicáveis e relatórios de inspeção. A observação participante se deu na concretização do estágio obrigatório realizado pela pesquisadora. A entrevista foi realizada com servidor da vigilância que coordena e realiza as inspeções sanitárias e o questionário foi direcionado aos inspetores alocados nas regionais de saúde que realizam inspeção sanitária. Os resultados permitiram constatar que a Coordenação gerencia a informação satisfatoriamente, no que diz respeito à obtenção, tratamento e distribuição de dados e informações, evidenciado pelo atendimento das expectativas e necessidades dos atores envolvidos com o trabalho de inspeção sanitária. O estudo apontou que a fase de armazenamento foi a que mais apresentou maiores dificuldades pela Coordenação, entre todas, pois demonstra dispersão pelo uso de diversas ferramentas tecnológicas de registro e armazenamento de dados e informações. O estudo conclui que, de modo geral, o processo de gestão da informação da Coordenadoria de Gerenciamento de Risco Relacionado a Medicamentos contribui positivamente para execução das inspeções das unidades regionais de saúde, porém é preciso levar em conta as dificuldades apontadas, principalmente na etapa de armazenamento, e que podem interferir negativamente no processo.Item RH Responde: o atendimento do atual serviço RH Responde no estado de Minas Gerais(2016) Braga, Larissa Ribeiro; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Souza, Adriana Kely de; Sousa, Rosânia Rodrigues deA administração pública tem sido ultimamente pressionada pelos cidadãos para a prestação de serviços com qualidade e eficiência. Para isso o setor público vem procurando modernizar as suas diversas áreas, incluindo a área de Gestão de Pessoas por meio da valorização dos seus funcionários e o suporte da Tecnologia da Informação para a inovação, redução dos custos e eficiência dos serviços desenvolvidos. No Estado de Minas Gerais, a implementação da Central de Atendimento RH Responde pelo Projeto Masp é uma iniciativa nesse sentido. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o atendimento do atual serviço do RH Responde considerando o seu objetivo e as necessidades das Diretorias de Recursos Humanos (DRHs), importantes usuários desse serviço. Nesse sentido, são objetivos específicos desse estudo a contextualização do RH Responde, a análise do atendimento e a identificação dos benefícios e dificuldades desse serviço sob o ponto de vista das DRHs. A contribuição principal dessa pesquisa é o registro dos sucessos, das dificuldades e potenciais do RH Responde a fim de orientar a melhora contínua desse serviço. Para o alcance dos resultados dessa pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa. Quanto às técnicas, foram utilizadas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Por fim, a partir dessa pesquisa constatou-se que o RH Responde é um serviço importante para a Gestão de Pessoas em Minas Gerais e no geral atende as necessidades das DRHs. O RH Responde evita o deslocamento desnecessário dos servidores e permite o melhor desempenho das DRHs. Entretanto, esse serviço ainda apresenta dificuldades, riscos e desafios que precisam ser trabalhados, sendo a demora na solução dos chamados e a falta de comprometimento dos respondentes suas principais dificuldades.Item Usabilidade em sistemas de informação: estudo de caso dos sistemas corporativos de planejamento (SIGPLAN) e orçamento (SISOR) do estado de Minas Gerais(2008) Maximiano, Frederico Afonso; Araújo, Wagner Frederico Gomes deOs sistemas de informação (SI) representam aspecto fundamental na sociedade contemporânea, permeando o cotidiano das pessoas e organizações. Os SI podem ser fator preponderante em vantagens competitivas, ou no sucesso da organização. Pra tanto, é necessário que sejam bem planejados, desenvolvidos, implementados e gerenciados. Destaca-se, pois, a importância de constantes avaliações dos sistemas, em diversos aspectos. Dentre eles, o critério de usabilidade, fator decisivo na interação entre o sistema e o usuário. No presente trabalho, aplicou-se três técnicas de avaliação de usabilidade – analítica, empírica e prospectiva – para evidenciar problemas e determinar níveis de satisfação dos usuários dos sistemas corporativos de planejamento (SIGPLAN) e de orçamento (SISOR) do estado de Minas Gerais.Item A utilização da tecnologia de informação e comunicação como instrumento de comunicação entre o estado de Minas Gerais e o cidadão: estudo aplicado ao Programa Base Comunitária Móvel da PMMG(2020) Mesquita, Alexandre Dieguez; Dufloth, Simone Cristina; Laia, Marconi Martins deA utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado como uma alternativa para viabilizar o acompanhamento, divulgação de informações e comunicação entre a população e governo. Diante disso, vários tipos de canais de comunicação têm sido utilizados pelo governo como: Portais de Informações e Serviços, Rede Sociais e Aplicativos. O presente trabalho através de um estudo de caso específico, analisou através de uma pesquisa descritiva e de natureza qualitativa, o uso da TIC para comunicação entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o cidadão, direcionada às ações do programa Base Comunitária Móvel (BCM). Identificou as principais ferramentas tecnológicas utilizadas para comunicação no âmbito da PMMG e do Programa Base Comunitária Móvel, os aspectos positivos e negativos destes canais de comunicação. Este estudo concluiu que há uma necessidade de melhoria da utilização dos canais de comunicação da PMMG com o cidadão, como a restruturação do Portal de Informação e serviços da PMMG, a maneira de utilização das redes sociais para interação com seus usuários e apresentou uma proposta de desenvolvimento de uma plataforma de comunicação entre a PMMG e o cidadão com foco no Programa Base Comunitária Móvel.