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Item Acesso pelo cidadão aos sistemas legados da PBH usando técnicas de CRM e a internet como meio(Fundação João Pinheiro, 2002-04-30) Campos, Marconi Oliveira; Loureiro, Antônio Alfredo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787014Y6; Dantas, João Eduardo de Resende; http://lattes.cnpq.br/0224244204034357; Meira Júnior, Wagner; http://lattes.cnpq.br/9092587237114334Item Análise das demandas de informação encaminhadas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais: limitações e possibilidades(Fundação João Pinheiro, 2017-03-30) Cruz, Camila Campos da; Rocha, Elisa Maria Pinto da; http://lattes.cnpq.br/0147730252141038; Batittuci, Eduardo Cerqueira; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Carvalhais, Jane NoronhaThis work consists of a study about the General Ombudsman's Office of the State of Minas Gerais (OGE), which emphasizes one of the main purposes of this body, namely, to listen to and treat the information demands made by citizens about the services provided by the State. The analysis presented here involves, firstly, a conceptual and historical discussion about public ombudsmen, with emphasis on the history and conception of the OGE, as well as on the use of new information and communication technologies (ICT). Then, the results obtained through the analysis of the description of the operation of the OGE, the characteristics of the demands of the information sent by the citizens to the organ and the survey carried out in the field through interviews with the Ombudsmen are presented and interpreted. Based on this information, this work proposes actions and measures that may contribute to the improvement of the internal procedures of the OGE, related to the demands of information sent by citizens to the organ.Item Análise do orçamento do estado com órgãos da administração direta e indireta: verificação da participação da Prodemge nos programas prioritários do estado(2021) Fonseca, Nara Maldonado Alvim; Biondini, Isabella Virgínia FreireA Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge exerce um papel fundamental na prestação de serviços de tecnologia de informação e comunicação para o poder executivo do Estado de Minas Gerais e este é, portanto, seu principal cliente. Isto a torna totalmente dependente do orçamento do Estado para o seu equilíbrio financeiro e para desenvolver programas que promovem a transformação digital para a sociedade. O objetivo deste trabalho foi identificar através do orçamento os programas prioritários do Estado. A sustentabilidade da empresa depende em conhecer quais programas os órgãos e entidades terão orçamento, para que, desta forma, a Prodemge possa explorar e focar em ações e produtos para atender a estes programas. Foi realizada uma pesquisa da literatura existente sobre o orçamento, a classificação e a dotação orçamentária que serviu como base teórica para a análise do PMDI-2019-2030, PpAG-2020-2024 e LoA-2020 além de um estudo da identidade da Prodemge com foco em verificar a compatibilidade dos objetivos da empresa com os programas prioritários. As principais conclusões foram que, mesmo tendo 157 programas definidos no PPAG-2020-2024, 8 programa detém 80% do orçamento na LOA-2020 e na análise comparativa da atuação da Prodemge com estes programas prioritários identificou-se uma baixa atuação já que a empresa participa de forma significativa no orçamento para atender a apenas um programa. Isto demonstra a necessidade de se propor serviços de inovação tecnológica para os outros sete programas buscando auxiliar os órgãos com produtos e serviços alinhados as necessidades do Estado e do cidadão.Item Análise do processo de transformação digital no governo de Minas Gerais: ações antes da pandemia e os possíveis efeitos do COVID-19 nos processos governamentais(2020) Santos, Rodrigo Fernandes dos; Silva, Max Melquíades da; Vieira, Raphaella AragãoA transformação digital advinda dos avanços das novas tecnologias de informação e comunicação, e novo modelo de negócios implantados na iniciativa privada, estão forçando as organizações governamentais a se adaptarem e transformar seus processos e serviços prestados. Com a pandemia de COVID-19, as organizações foram obrigadas a aumentarem o ritmo de sua transformação digital. O Governo de Minas Gerais mesmo já estando a trabalhar sua transformação digital, viu-se obrigado a implementar ações imediatas que visassem o bem-estar do cidadão, e a Prodemge adequou seus serviços, de forma a atender as expectativas do governo. Essa pesquisa busca compreender e analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o processo de transformação digital do Governo de Minas Gerais, por meio de um levantamento das ações de transformação digital, com foco no Programa Minas Atende; entendimento sobre o Índice de Transformação Digital e avaliação da sua evolução; entendimento do papel da Prodemge na transformação digital do estado de Minas Gerais e como resultado, evidenciar se houve um crescimento durante a pandemia nos atendimentos realizados de forma digital nos canais. Pretende-se conceituar o termo transformação digital, demonstrando sua utilização no mundo e nos governos federal e estadual. Pretende-se demonstrar como o termo desburocratização veio sendo tratado em todo processo histórico brasileiro. A metodologia caracteriza-se como de natureza básica, com abordagem qualitativa, com objetivos de forma exploratório e para a construção do Referencial Teórico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap para a revisão bibliográfica e, para a pesquisa documental foi feito um levantamento de leis e informações e entrevistas semiestruturadas. Para os resultados, espera-se verificar se a pandemia influenciou os processos de transformação digital, em especial nos canais de atendimento do governo de Minas Gerais, e verificar se a Prodemge poderia auxiliar o Estado nessa caminhada, por meio de programas, sistemas e inovações. Acredita-se que o governo de Minas Gerais poderá tirar pleno proveito da transformação digital, oferecendo todos os benefícios que a sociedade espera, transformando seus processos com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo as novas tecnologias do mercado.Item Barreiras de comunicação da informação na execução de projetos de sistema: o caso da Empresa Pública de Tecnologia da Informação de Minas Gerais - PRODEMGE(Fundação João Pinheiro, 2008-08-26) Boson, Branca Lopes; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; http://lattes.cnpq.br/3229877356519326Item A certificação digital na administração pública no âmbito do Estado de Minas Gerais(2020) Duarte, Igor Silva; Moraes, Leonardo Barbosa de; Silva, Max Melquíades daA utilização de tecnologias que promovam a desburocratização, agilidade na execução de atividades e a segurança das informações que trafegam no meio digital são cada vez mais requisitadas no mundo tecnológico tanto para utilização própria quanto para prestação de serviços. Este trabalho apresenta um estudo sobre a Certificação Digital no âmbito do Estado de Minas Gerais. Aqui é demonstrada toda a infraestrutura tecnológica que compõe, regulamenta e se relaciona com essa tecnologia, destacando seus processos e entidades integrantes. São relatados sistemas de informações da Administração Pública que utilizam a certificação digital e realizado a aplicação de questionários em quatro instituições do Estado, relacionando as respectivas plataformas tecnológicas que utilizam essa tecnologia. O intuito foi avaliar e identificar os benefícios provindos pela sua aplicação, tais como a garantia da autenticidade de documentos trafegados por meio eletrônico, segurança e integridade das informações, desburocratização de negócios, agilidade nas operações e na redução de custos e risco de fraudes em diversos processos. Os resultados mostram, em consonância com a literatura, a imprescindibilidade da certificação digital, atestando sua contribuição na redução de custos, gestão e segurança das informações e no fornecimento de serviços de qualidade para a sociedade.Item A certificação digital para o governo e para a sociedade mineira: estudo das principais contribuições na perspectiva da Autoridade Certificado e de Registro do Estado de Minas Gerais - Prodemge(2020) Alves, Clécio Frank Silva; Dufloth, Simone CristinaO trabalho apresenta como objetivo a exploração de aplicações para o uso da certificação digital, bem como aprofundar o conhecimento na tecnologia aplicada, visando o contexto de atuação da Autoridade Certificadora Prodemge - AC Prodemge BR. A metodologia da pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de entrevistas, pesquisas bibliográficas e documentais numa abordagem aos conceitos relacionados à segurança da informação, tecnologias associadas à certificação digital, a Infraestrutura Brasileira de Chaves Pública (ICP-Brasil) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. O estudo apresenta resultados qualitativos e quantitativos por meio de gráficos e tabelas, que revelam o atual momento das emissões dos certificados digitais numa perspectiva nacional para efeito comparativo dos números por trás das emissões de certificados digitais da AC Prodemge BR. A pesquisa revela as mudanças no uso e aplicações da certificação digital no contexto do portfólio de serviços da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais.Item As contribuições de uma empresa pública de tecnologia da informação para a gestão de parcerias público-privadas(2021) Vieira, Mariana Braga; Tescarolo, Frederico de SantanaA presente pesquisa tem por tema analisar as contribuições de uma empresa pública de Tecnologia da Informação para a gestão de Parcerias Público-Privadas. Para esse exercício destaca-se o caso da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE) no Estado de Minas Gerais e suas relações com PPP’s. Frente a esse tema, o objetivo é identificar os pontos do processo de construção, contratação e gestão de projetos de Parcerias Público-Privadas que podem ser passíveis de automatização. Em termos teórico-metodológicos, realiza-se uma revisão bibliográfica, com autores de distintas visões interpretativas que colaboram com o debate, que será comparada com dados e análises de informações produzidas pela PRODEMGE. Como parte dos resultados, observa-se que a automatização pode ser estendida para diversos campos dos processos de PPP e recomenda-se o avanço dessa técnica para o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação.Item Governança de tecnologia da informação em órgãos e entidades públicas: efeitos da implementação do modelo de Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL) na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais(2020) Nazareth, Gustavo Moreira; Silva, Max Melquíades da; Dufloth, Simone CristinaEsta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos decorrentes da implementação do modelo de Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL) na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais no período compreendido entre 2012 e 2019. Trata-se de estudo de cunho descritivo e qualitativo. Foi empregado o método monográfico para o estudo das práticas de Governança de Tecnologia da Informação no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através do processo de implementação do modelo ITIL no âmbito da Gestão de Projetos de TI, da Gestão do Relacionamento com o Negócio e da Gestão de Incidente e Requisição de Serviço. Tratou-se de pesquisa aplicada e do tipo exploratória, pois objetivou maior familiaridade com o tema. Foi procedida pesquisa Bibliográfica a partir de autores renomados na área da Administração e Gestão de pessoas (CHIAVENATO, 2014); Gestão Pública (FAYOL, 1990; ABRÚCIO, 2007; BRESSER-PEREIRA 1997; 2002), Governança (ARAÚJO, 2002; BARBOSA ET AL., 201; NOHARA, 2017); Governança de TI no serviço público (FERNANDES, 2008; GARCIA, 2006; MANSUR, 2007; PRADO FILHO, 2019; RODRIGUES, 2012; vieira 2005; WEILL, 2006); Gestão da Informação (DAVENPORT, 2004; KEEN, 1996; LÉVY, 1998); Planejamento Estratégico (CHIAVENATO, 2009); Sistemas de Informação (BIO, 1996; SEMIDÃO, 2014). Foi realizada pesquisa documental em normas e bases de dados da Assembleia, bem como foram analisados os indicadores de desempenho desses serviços durante e após a implementação do ITIL. Foi desenvolvida entrevista semiestruturada junto aos gestores da área sobre os efeitos da implementação do ITIL nos serviços de TI. Obteve-se como resultados que a implementação do ITIL trouxe efetividade aos processos de TI e, consequentemente, tornou mais eficientes os seus diversos setores administrativos, não obstante os desafios enfrentados para sua implementação, sendo que os processos estudados devem ser alvo de melhoria constante, para a melhoria constante dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.Item Governo eletrônico municipal: análise da implementação de ações de e-gov no município de Montes Claros(Fundação João Pinheiro, 2008-07-09) Franco, Angélica de Souza Coimbra; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Carvalho, Rodrigo Baroni de; http://lattes.cnpq.br/3939229580240307Item A implantação da nota fiscal eletrônica e da escrituração fiscal digital: análise e críticas(2010-06-01) Silva, Alessandro Luiz da; Dufloth, Simone Cristina; Caixeta, Giovanni JoséO estudo a seguir procura analisar a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e suas implicações na gestão tributária realizada pela Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais (SEF/MG). Especificamente, pretende-se analisar a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Escrituração Fiscal Digital (EFD) para pontuar seus principais aspectos positivos e negativos. A metodologia proposta envolveu um estudo de caso relativo à implantação do Projeto SPED, utilizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica e de campo. A pesquisa exploratória envolve a busca por publicações na internet, revistas, jornais e livros de diferentes disciplinas, tais como Direito Tributário, Direito Administrativo, Tecnologia da Informação, Contabilidade, entre outras. Complementando o arcabouço teórico realizou-se uma pesquisa de campo através de questionário e entrevista. O resultado desta pesquisa apontou para um cenário de grandes mudanças na perspectiva tecnológica que envolveu adequações na tecnologia existente, na legislação vigente e na estrutura de organização e de funcionamento do trabalho no âmbito dos órgãos responsáveis para sua implantação. A implantação da Nota Fiscal Eletrônica e da Escrituração Fiscal Digital já trouxeram resultados positivos para o trabalho de fiscalização. Conclui-se que toda mudança envolve adaptações e nesse sentido, sabe-se que muitos esforços já foram empreendidos para o sucesso deste projeto. A própria iniciativa do projeto e sua implantação já venceram barreiras que devem ser reconhecidas como etapas de avanço para a administração pública. Contudo o processo de aprimoramento e evolução das mudanças iniciadas ainda possui etapas e desafios que devem ser superados para a total consolidação desta proposta.Item A implementação de uma biblioteca organizacional como ferramenta da tecnologia da informação: uma visão de gerência de suporte administrativo de contratos da Subprocuradoria de Contratos e Convênios da Procuradoria do Departamento de Estradas de Rodagem do estado de Minas Gerais - DER/MG(2008-10-22) Lessa, Angelina Rabelo; Guidugli Filho, Roberto Rafael; Rocha, Elisa Maria Pinto daEste trabalho identifica a possibilidade de implantação de uma “bliblioteca organizacional” com o uso da ferramenta Tecnologia da Informação (TI) na Subprocuradoria de Contratos e Convênios da Procuradoria do DER-MG, para atender às exigências do Acordo de Resultados. Ele está focado no conhecimento das principais estratégias e gestão de processo para a tomada de decisões; sua formulação, negociação, celebração e avaliação dos Acordos de Resultados, tendo por base a utilização dos sistemas atuais de informações nas organizações e nas bibliotecas organizacionais além de fazer um levantamento do atual processo de armazenamento de documentos do setor, para implementar a estratégia de uso da ferramenta Tecnologia da Informação (TI). Como estudo de caso, tem como principal conclusão: a “biblioteca organizacional” torna-se uma prioridade para se alcançar maiores resultados da equipe, podendo levar à sociedade serviços públicos de melhor qualidade. A introdução de novas tecnologias é quase sempre sinal de mudanças e evolução em termos de organização do trabalho, bem como das condições da natureza e de seu conteúdo.Item Modelos de aquisição de software: estudo de caso na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais(2020) Silva, Eduardo Eustáquio da; Silva, Max Melquíades daEm um processo de aquisição de software, o nível de documentação e formalização precisa estar definido de forma clara para todos os participantes. Os riscos precisam ser mitigados e a relação de conflitos gerenciada. A Prodemge efetuou aquisição de serviços de softwares de empresas terceirizadas com objetivo de aumentar sua produtividade e por consequência atender um maior volume de demandas em paralelo. Com o intuito de verificar em que medida a aquisição de serviços para desenvolvimento de software tem sido efetiva sob o ponto de vista organizacional, foi efetuado um estudo baseado no desempenho de seis fornecedores diferentes que atuaram no desenvolvimento no escopo de um único sistema, buscando verificar se os benefícios relacionados ao aumento da produtividade e flexibilidade para crescimento da equipe técnica de desenvolvimento foram alcançados. Para isto foi realizada uma pesquisa com os principais atores envolvidos no projeto de desenvolvimento de software para verificar a percepção dos mesmos sobre a perspectiva da qualidade do produto entregue, além de um levantamento de dados, extraídos de documentos técnicos gerados, com objetivo de angariar informações sobre as praticas utilizadas na terceirização. O critério para analise da qualidade levou em consideração os critérios de ausência de defeitos no código fonte e o critério para analise da produtividade levou em consideração a produtividade total efetiva de cada fornecedor versus a quantidade total esperada, utilizando como medida a técnica a analise de pontos de função. Os resultados obtidos demonstram que apesar dos atores envolvidos no projeto terem uma percepção que os serviços dos terceirizados possuem baixa qualidade, os dados coletados e processados nas fórmulas para avaliação do índice de qualidade apresenta resultado contrário. Com relação à produtividade esperada foi possível concluir que não basta apenas aumentar a quantidade de serviços contratados, pois existem fatores envolvidos que influenciam na obtenção deste resultado.Item Ouvidorias públicas e canais de participação cidadã: análise da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para os meios de interlocução disponibilizados à população(Fundação João Pinheiro, 2018-03-09) Rodrigues, Mariana da Silva; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Brasil, Flávia de Paula Duque; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo deThe progress in Information and Communication Technologies (ICTs) favors new ways of relating between citizens and governments. In this scenario, the public ombudsmen are pointed by the Brazilian Government as an instrument to enable this interaction and over the years have been improving to facilitate the channels of access of the population to these entities. Therefore, the objective of this study is to analyze the performance of the public ombudsman of federal higher education institutions (IFES) in the citizen participation, in order to identify if these entities are prepared to listen to the population and how they organize themselves in this sense. The proposed methodology has a quali-quantitative nature, starts from a theoretical review of the central themes of the study, documentary survey and application of a questionnaire addressed to the public ombudsman of the IFES at the national level. It was also adopted a multiple case study in three ombudsman of IFES, with simulation of attendance of the manifestations by channel and interviews with the responsible ombudsmen. The results of the study show that IFES public ombudsman, despite presenting some similarities of processes and guidelines, still need norms that standardize the rules of action, as well as oversight of what already exists in this sense, in order to ensure similar conditions of attendance and encouragement of participation. In addition, the data revealed that ICTs amplify the access of citizens who wish to interact with the State through the public ombudsman, but in order for these entities to effectively provide space for citizen participation, it is still necessary to invest in the structure, standards and dissemination of the role of public ombudsman by the public authority. With this, it is expected to stimulate the construction of a culture of more proactive participation and to arouse in the population interest to cooperate with the public administration.Item O processo de implantação do sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas – eSocial na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – PRODEMGE: um estudo de caso(2018-08-08) Moreira, Nayara Camargo da Silva; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades daEm um contexto de modernização da legislação trabalhista aliada à evolução tecnológica, foi instituído em 2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de implantação obrigatória, estabelecida pelo Governo Federal. Com o advento do eSocial, os registros serão feitos em leiaute único, uma vez que a prestação das informações ao sistema substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega de outros formulários e declarações a que estão sujeitas as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Este trabalho busca identificar os desafios gerados pela implementação do eSocial nas rotinas e procedimentos de RH na Prodemge. Apresentam-se os pontos críticos do processo de implantação, tais como as mudanças ocorridas nas rotinas de RH e os gargalos do processo. Entende-se que o processo de implantação realizado pela Prodemge foi desafiador, uma vez que, em função de seu faturamento anual, a Companhia encontra-se no primeiro grupo obrigatório, não existindo experiências anteriores que auxiliassem na resolução de qualquer dúvida ou problema encontrado. Foram identificados desafios e necessidade de mudanças de procedimentos, mas a implantação do sistema em ambiente nacional apresenta um avanço no que tange a modelos de construção coletiva e gestão compartilhada de informações.Item Segurança da informação: um mapeamento teórico e a prática nas empresas de telecomunicações no Brasil(Fundação João Pinheiro, 2002-04-03) Veloso, Caio Júlio Martins; Meira Júnior, Wagner; http://lattes.cnpq.br/9092587237114334; Bax, Marcello Peixoto; http://lattes.cnpq.br/1864473087690223; Nogueira, José Marcos Silva; http://lattes.cnpq.br/7955837132687218Item Tecnologia da informação e comunicação e sociedade 5.0: estudo aplicado a integração do Governo de Minas Gerais, Prodemge e órgãos de fomento a P&D(2021) Sasaki, Milton; Moraes, Leonardo Barbosa deNos últimos anos, houve um avanço no desenvolvimento de novas tecnologias, de forma abrupta, por consequência, surgem, a cada momento, novos conceitos, aplicações e equipamentos. O surgimento do governo eletrônico, trouxe um novo viés a administra público em todas as esferas. Diante disso, o termo inovação se tornou constante dentro do meio público, bem como no meio privado. Novas tecnologias, como, Inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, big-data, entre outros foram surgindo, após a sociedade da informação, também conhecida como Sociedade 4.0. Através do surgimento dessas novas tecnologias, que trabalham isoladamente, em sua maioria, cada qual para sua finalidade. O governo do Japão propôs a Sociedade 5.0, uma sociedade superconectada e superinteligente, centrada nas pessoas, cujo objetivo é a utilização dessas tecnologias para promover o bem-estar das pessoas. O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, buscou entender o uso de TIC dentro desse conceito, para, então, propor projetos que poderão ser implementados pelo governo do estado de Minas Gerais, em conjunto com a Prodemge, a fim de fomentar a execução desses projetos inovadores no âmbito de projetos públicos para o estado. Este estudo conclui, que, mesmo diante do atual cenário econômico e social enfrentado pelo estado, bem como pelo país, o mesmo, não é um impeditivo para a realização de algumas das metas propostas pelo modelo da Sociedade 5.0, beneficiando o cidadão, através da criação de projetos de políticas pública com o uso da tecnologia. Tal conclusão é embasada pela história de Cingapura, que, sendo um país pobre, hoje é referência no uso de Inteligência Artificial no mundo.Item Tecnologia da informação e gestão em rede em organizações públicas: o caso do Tribunal Regional do Trabalho Terceira Região - Minas Gerais(2015) Freire, Gilcimar Cardoso; Saraiva, Ágnez de LélisO trabalho se inicia por um resgate histórico dos modelos de gestão, principalmente os modelos de gestão pública. Em seguida é faita uma análise dos modelos de gestão utilizados no Brasil, principalmente a partir de 1900, dando um enfoque maior no Tribunal Regional do Trabalho, para entender como evoluiu a gestão dentro do órgão. É mostrado também o crescimento do órgão e o aumento na sua complexidade que levou à busca de novas formas de gestão. Em seguida, a partir de uma análise da sua gestão atual do órgão, com foco no modelo de gestão em rede procurou-se mostrar os pontos onde a gestão atual está alinhada com este modelo e os pontos onde diverge do mesmo. Mostra as principais características do modelo apontando onde se pode melhorar pela aplicação do modelo. Através da análise dos principais documentos internos do órgão, foi possível mostrar um pouco de como funciona a gestão dentro da instituição e como são tratadas as decisões administrativas internas. Foi possível constatar que a instituição possui alguns traços dos modelos de gestão em rede, pela aplicação de uma metodologia de análise. Assim ficou evidente que, apesar de possuir estes traços do modelo de gestão em rede, muito ainda pode e deve ser trilhado dentro deste modelo para proporcionar ganhos substantivos na gestão da instituição. O trabalho também tenta mostrar como a tecnologia da informação surgiu no TRT e como foi a evolução desta tecnologia a longo dos quase trinta anos de atuação dentro da instituição. Procurou-se mostrar como o setor de tecnologia da informação está alinhado à gestão do órgão. O alinhamento entre o planejamento estratégico da instituição e o planejamento de tecnologia da informação ocorre na teoria, porém na prática existe uma defasagem entre estes dois planejamentos.Item Tecnologia da informação: impactos na sociedade(2002) Lima, Gercina Ângela Borém de O.; Pinto, Líliam Pacheco; Laia, Marconi Martins deEstuda os conceitos dos termos tecnologia, informação e tecnologia da informação e sociedade da informação. Discute os espaços que estes conceitos ocuparam em distintos momentos do desenvolvimento humano, como na oralidade, escrita, imprensa e era eletrônica. Finalmente, aborda os impactos que o acelerado desenvolvimento e uso das novas tecnologias da informação estão provocando na sociedade contemporânea.Item Tecnologias da Informação e a implementação de projetos pedagógicos(Fundação João Pinheiro, 2002-09-04) Arreguy, Rômulo Sérgio Rodrigues; Dalben, ângela Imaculada Loureiro de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5287893278123074; Corrêa, Maria Laetitia; http://lattes.cnpq.br/1593746657375208; Lima, Maria de Lourdes Rocha; http://lattes.cnpq.br/5310218628416144