CEAPPGG/MGS 2017-2018
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Item Experiência da implantação de planejamento estratégico em empresa pública: o caso da Minas Gerais Administração e Serviço S.A(2018) Lima, Raíssa Karolina Michalsky; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades daNa empresa pública Minas Gerais Administração de Serviços S.A. (MGS), a implantação de um plano estratégico monitorado e estruturado por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC), no período de 2017/2018, tem provocado grandes mudanças culturais e processuais. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo descrever o processo de planejamento estratégico desenvolvido na MGS, identificando as dificuldades dessa implantação. Diante do exposto, define-se como objetivo central verificar as dificuldades da implementação de planejamento estratégico na empresa pública MGS. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso. Como universo de pesquisa ou unidade empírica, foi selecionada a empresa Minas Gerais Administração de Serviços S.A. (MGS). De acordo com o verificado nas análises, as maiores dificuldades são inerentes às empresas públicas: interferências políticas, tempo de gestão (Diretoria) pequeno, falta de cultura organizacional homogênea, resistência às mudanças, falta de incentivo da alta gerência. Considera-se, ainda, a pouca comunicação entre as áreas é também um empecilho para que o planejamento estratégico seja verdadeiramente reconhecido como um instrumento essencial para posicionar uma organização para enfrentar um futuro complexo e incerto. Por último, salienta-se que a adoção dessa ferramenta consente aos colaboradores conquistarem a participação nos rumos futuros da organização e permite, também, a retenção de profissionais adequados e alinhados ao negócio da MGS.Item Dimensionamento de materiais e insumos nos contratos de prestação de serviços da MGS(2018) Souza, Marcelo Milan de; Coelho, HenriqueDiante do alto nível de serviço exigido pelos clientes e a necessidade constante de diminuição de custos e a eficiência operacional, a Logística pode ser considerada como área estratégica para uma empresa. Em especial, as empresas que atuam no serviço público onde os recursos disponíveis são sempre escassos e o objetivo não é a obtenção do lucro e sim da eficiência e o retorno para a sociedade do resultado dos investimentos realizados, dessa forma a atividade de dimensionamento de materiais e insumos nos contratos de prestação de serviço é responsável por grande parte dos custos operacionais na organização. Assim, é necessário planejar o dimensionamento de materiais de forma a garantir que o processo seja planejado com etapas bem definidas. Pelo exposto, este trabalho pretende analisar e propor uma forma de organização do processo de dimensionamento de materiais e insumos nos contratos de prestação de serviço por meio de um estudo do processo realizado em uma empresa do setor de serviços na cidade de Belo Horizonte.Item O treinamento operacional de serventes de limpeza da MGS: Minas Gerais Administração e Serviços S/A(2018) Alves, Elizabeth Faustina; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaEste estudo trata do treinamento introdutório dos serventes de limpeza da empresa MGS Administração e Serviços S/A. A pesquisa restringiu-se a uma equipe de serventes lotada em um centro de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, que é uma das frentes de serviços onde a MGS atua como prestadora de serviço de conservação e limpeza. A MGS realiza a capacitação inicial e de reciclagem dos seus serventes limpeza, atuantes nos serviços de saúde, com o objetivo de conseguir desempenho satisfatório destes profissionais na prestação do serviço contratado e em cumprimento a legislações sanitária e trabalhista. O objetivo geral deste trabalho é verificar a percepção dos empregados sobre as dimensões instrutiva e educativa do treinamento enquanto capacitação para o exercício de suas atividades e oportunidade de desenvolvimento pessoal. Trata-se de uma pesquisa censitária, de natureza quantitativa, com aplicação de questionário que possibilitou analisar as semelhanças e diferenças entre o modelo de treinamento aplicado pela MGS e os aspectos e processos de treinamento baseados em referencial teórico. Conclui-se que o “treinamento introdutório de serventes de limpeza da MGS” tem eficácia e também pontos passíveis de melhoria que, estudados, poderão aumentar sua qualidade tanto para o objetivo da empresa quanto para o desenvolvimento pessoal dos serventes de limpeza, no que diz respeito à ampliação dos seus conhecimentos.Item Análise das pesquisas de satisfação dos clientes da MGS(2018-11-29) Veloso, Washington Gonçalo Rodrigues; Câmara, Mauro Araújo; Silva, Max Melquíades daO setor de serviços recebe cada vez mais destaque na economia global, com participação nos produtos internos brutos acima da produção de bens em grandes países industrializados, como EUA e Reino Unido e com papel de destaque na atual retomada da economia brasileira. Em especial, os serviços relacionados à manutenção das instalações, representam sempre um grande dispêndio de recursos para as organizações, uma vez que são atividades essenciais para o desenvolvimento de qualquer trabalho. Nesse segmento, se enquadra a MGS, empresa pública do Estado de Minas Gerais, a qual a avaliação e proposição de melhorias nas pesquisas de satisfação quanto a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes é o objetivo desse trabalho. Aferir a qualidade de serviços é um grande desafio para as empresas, certamente mais difícil do que realizar a mesma aferição na produção de bens. Nessa pesquisa, o instrumento SERVPERF, foi a ferramenta base utilizada para as pesquisas de satisfação aplicadas. Diante dos resultados, foi possível verificar que os serviços da MGS apresentam um nível de qualidade aceitável, já que todas as dimensões apresentaram resultados acima da opção “não concordo, nem discordo”, sendo possível inferir que, se não há satisfação plena, os clientes também não estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços. Além disso, destaca-se que a confiabilidade do questionário aplicado foi atestada, considerando os resultados alcançados pelo alfa de Cronbach. Foi verificado também possíveis melhorias aos questionários aplicados, visando evitar viés por parte dos respondentes. A medição e acompanhamento são etapas cruciais para se alcançar a melhoria contínua, bem como a revisão e o refinamento dos instrumentos utilizados para esse fim, esses são desafios claramente sensíveis para organizações que buscam o sucesso.Item Implantação de Novos Processos de Trabalho Adotados pela MGS: Minas Administração e Serviços S.A(2018-12-03) Jeanneret, Mônica Dias; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Biondini, Isabella Virgínia FreireEste trabalho tem por base um esforço da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A em estabelecer uma especificação padrão para os serviços de limpeza, asseio e conservação predial com a adoção de novos processos de trabalho referente à limpeza por metro quadrado que impactarão nos resultados dos ANS – Acordos de Níveis de Serviços. Seu objetivo é estabelecer um critério único de definição, de mensuração e de valor das atividades necessárias para a execução a contento desse tipo de serviço, de forma a possibilitar maior agilidade e eficiência no serviço prestado, elevando a satisfação do cliente e os resultados dos ANS. A metodologia utilizada está baseada em pesquisa documental e bibliográfica e nas análises dos resultados apresentados nos questionários de avaliação do serviço de limpeza por metro quadrado, realizado pelo cliente, visando aferir a eficiência dos resultados após implantação de novos processos de trabalho adotados pela MGS como implantação de rotinas de trabalho, inserção de tecnologias e modernização dos serviços prestados e mapeamento e adoção das boas práticas de mercado.Item O absenteísmo por CID-M (doenças osteomusculares) dos auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de Belo Horizonte(2018-12-05) Souza, Ana Carolina Arruda Mendes de; Santos, Marcelo Alves dos; Silva, Sérgio Luiz Félix daO absenteísmo é definido como a ausência do empregado ao trabalho, por qualquer razão, naquelas ocasiões em que seria de esperar sua presença. A rotina vivenciada pelos auxiliares de cozinha dos restaurantes populares se mostra bastante exaustiva e exigente, o que pode levar a situações que têm como consequência o adoecimento. O absenteísmo em decorrência de doenças osteomusculares entre os auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de BH tem sido recorrente. Diante de tais constatações, este trabalho tem como objetivo geral analisar o índice de absenteísmo por CID-M (doenças osteomusculares) entre os auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de BH. Considerando que a prevenção é a melhor forma para o controle de doenças do sistema osteomuscular, ações ergonômicas foram propostas, a fim de promover uma melhor qualidade de vida no trabalho, tornando os auxiliares de cozinha aptos para a correta realização de suas atividades e, consequentemente e mais importante, não sofra danos a sua saúde física.Item Implicações do atraso nos estágios de reconhecimento da despesa pública: análise do contexto da MGS(2018-12-05) Melo, Paulo Henrique Fonseca de; Biondini, Isabella Virgínia Freire; Caixeta, Giovanni JoséAs demandas da sociedade apresentam uma tendência crescente requerendo maior volume de recursos para o seu atendimento e os gestores públicos têm o desafio permanente de garantir meios para assegurar a efetividade das políticas públicas. Neste contexto, para atender as necessidades da sociedade e promover o bem estar social o Estado precisa alocar adequadamente os recursos públicos, com eficiência e equidade. O atraso nos estágios de reconhecimento das despesas públicas pode impactar negativamente nos processos financeiros de uma empresa pública, no caso a MGS, que possui forte dependência de recursos para com os órgãos estatais. Apesar de não receber recursos oriundos do Orçamento Geral do Estado, grande parte do faturamento da MGS é realizado para órgãos pertencentes ao Estado de Minas Gerais. Embora saibamos que a tensão decorrente do processo decisório burocrático é permanente e inerente ao processo de gestão pública, esta não deve interferir negativamente em uma das principais características que se espera de uma empresa pública, a celeridade. O presente trabalho procurou analisar os impactos dos atrasos nos estágios de reconhecimento das despesas públicas no contexto da MGS além dos efeitos da implantação do Contrato Corporativo celebrado entre MGS e Estado de Minas Gerais, como forma de aprimorar o processo relacional burocrático e de prestação de serviços entre esses dois agentes. Com base nas análises procurou-se demonstrar os impactos negativos dos atrasos nos estágios de reconhecimento da despesa pública para a MGS, a importância da incorporação de ferramentas para estreitar a relação entre Estado e mercado, como o Contrato Corporativo, com disseminação de conceitos relacionados à padronização e transparência, além dos benefícios para a sociedade com a maior efetividade das políticas públicas envolvidas.Item Judicialização das políticas públicas: a educação infantil em Belo Horizonte(2018-12-05) Inocêncio, Graziela Fernanda Lima; Viana, Raquel de Mattos; Veiga, Laura daA presente monografia analisa os desdobramentos da judicialização da política pública de educação infantil e a concessão de vagas nas Unidades Municipais de Educação Infantil - UMEIs de Belo Horizonte no período de 2016 a 2018. Foi analisada a história da educação infantil em Belo Horizonte e examinado o comportamento do Poder Judiciário diante das demandas ajuizadas e as modificações implementadas pelo Poder Executivo municipal de Belo Horizonte para atender as determinações judiciais. Analisou-se, também, os impactos desses ajustes no cotidiano dos alunos e professores. A metodologia de pesquisa utilizou de revisão bibliográfica, levantamento de normas e decisões judiciais relacionadas ao tema, entrevistas com agentes públicos vinculados à política de educação infantil e mães de alunos. A pesquisa caracterizou-se por sua natureza qualitativa, por ter abrangido a percepção de interessados e pessoas envolvidas na elaboração e implementação da política. Conclui-se que a judicialização possui aspectos positivos e negativos no que se refere aos impactos no cotidiano dos alunos e na prestação do serviço de educação infantil. Se, por um lado, as decisões de concessão de vagas demandadas na justiça impactam o planejamento da política pública, reduzindo a previsibilidade das ações do Poder Executivo, por outro, é um mecanismo do exercício da cidadania, que obriga o Poder Executivo a cumprir com suas obrigações constitucionais, contemplando um número maior de beneficiários.Item Entrevista pessoal como fase do concurso público no Brasil: importância da referida técnica para identificação de um perfil de servidor mais adequado às necessidades de cada setor(2018-12-06) Oliveira, Fernanda Nascimento; Araújo, Ana Luiza Gomes de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO presente trabalho visa analisar as questões vinculadas a realização da entrevista pessoal/ individual como fase do concurso público, visando demonstrar as possibilidades de sua aplicação. Para melhor compreensão do referido tema buscou-se analisar artigos bibliográficos, trabalhos acadêmicos e obras de doutrinadores do Direito Administrativo e Constitucional para demonstrar os métodos de seleção de mão-de-obra da Administração Pública ao longo dos séculos, com enfoque no sistema constitucional brasileiro e na demonstração de como o concurso público chegou à forma de execução atual, nos termos do artigo 37 da Constituição de 1988. Além disso, conceituou-se o instituto do concurso público e as diretrizes que o cercam, e como os princípios do concurso público se vinculam com a entrevista pessoal. Ressalte-se que o concurso público visa a contratação eficiente. Analisou-se, também, a fase do exame psicotécnico/ avaliação psicológica que pode ou não conter a entrevista como uma fase do concurso, bem como se apresentaram os malefícios da indústria concurseira, que levam a aprovação e consequente convocação dos candidatos que obtiveram melhor nota, mas que não necessariamente representam os mais bem qualificados e competentes para a execução do serviço público. Por fim, breves apresentações da prova oral e das características do concurso público português vieram para demonstrar os benefícios acerca da utilização da referida técnica, para alcançar a eficiência no concurso público, no que tange a melhor prestação do serviço.Item A efetividade do concurso público nas empresas públicas para provimento de pessoal para cargos operacionais(2018-12-06) Lima, Karina Bonamichi Vaz de; Araújo, Ana Luiza Gomes deO presente trabalho visa analisar a efetividade do concurso público no provimento de pessoal operacional na Empresa Pública MGS. Para melhor compreensão do referido tema buscou-se analisar a doutrina jurídica que sustenta o concurso público como obrigatório nas Empresas Públicas. Além disso, conceituou-se o instituto do concurso público, os princípios que o regem e que são mais importantes para o estudo e caso proposto, bem como empresa pública e os cargos públicos. Analisou-se, através de estudo de caso, os malefícios da obrigatoriedade do concurso público para cargos operacionais na empresa pública, MGS, que submete os candidatos a um modelo de certame que não se mostra eficiente ao recrutamento do pessoal operacional, tendo como consequência pouca aprovação nos certames e/ou entrega de mão de obra aos clientes de baixa qualidade. Breves apresentações do modelo de prova utilizado atualmente e suas ineficiências para o público que fora objeto de análise, e proposta de um modelo mais assertivo que pode ser utilizado respeitando a legalidade do processo de concurso.Item Mediação como forma de resolução de conflito em que a administração pública seja parte(2018-12-06) Bastos, Marcella Tiengo; Alves, MarceloO presente trabalho visa tratar a mediação como uma alternativa para a resolução de conflitos dentro da estrutura do Judiciário, como um meio autocompositivo no setor público, gerido através do próprio gestor público, ou por quem este indicar. O conflito é decorrente de percepções e posições divergentes entre as relações humanas, que envolvam valores, interesses em comum e expectativas. A Lei 13.140/2015 foi instituída para regularizar a aplicação da Mediação com o fito de promover a resolução de conflitos, assim como no Novo Código de Processo Civil, Lei n. 13.105/2015, visando promover maior celeridade e satisfação das partes, nas demandas judiciais. Demonstraremos a mediação como forma construtiva de resolução de conflitos, onde ao abordar a retomada da oralidade entre as partes, vislumbremos saídas para o conflito as quais satisfaçam da melhor maneira ambas as partes envolvidas. Faremos também um comparativo, demonstrando outros meios alternativos para a resolução do conflito, como a Arbitragem e a Conciliação e conceituando a Negociação, presente em todos, e afirmar a escolha pela Mediação como a melhor forma de resolver o conflito, sendo o meio mais eficaz e duradouro.Item Análise da governança corporativa da Petrobras: avanços e desafios após a promulgação da Lei 13.303/2016(2018-12-07) Melo, Flávia Cezário Milagres de; Pfeffer, Renato Somberg; Viana, Raquel de MattosO presente trabalho faz uma reflexão sobre os ajustes na área de governança corporativa que foram implementados pela petroleira Petróleo Brasileiro S.A – PETROBRÁS para atender à nova conjuntura de ênfase na importância da governança corporativa e aos princípios de transparência, controle e redução de desvios de comportamento pela alta gestão das estatais. Esta monografia é fruto de uma pesquisa qualitativa e exploratória embasada em um levantamento bibliográfico que possibilitou a análise detalhada do objeto de pesquisa por meio de pesquisa em jornais, livros e na internet para coleta de dados, cuja fonte seminal foi a Lei 13.303/2016, lei das estatais. A implantação do accountability nos processos públicos no caso brasileiro será possível quando o controle formal na burocracia ultrapassar o limite dos mecanismos legais, alterando o padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade com legitimidade de controle. O grau de accountability e responsabilidade burocrática é o resultado de um somatório de dimensões contextuais da administração pública, determinada pelo desenvolvimento político. Considerando as temáticas da Lei 13.303/2016 - governança corporativa, transparência na gestão, mecanismos de controle e normas de licitação / contratação - é possível ponderar que são assuntos inter-relacionados. Conclui-se que a lei das estatais propiciou expressivos avanços no campo de licitações e contratos para coibir condutas de fraude. Contudo não se pode esperar que apenas a legislação conseguirá solucionar as questões cotidianas. A corrupção não se combate somente com leis. Cabe ao público alvo da norma conseguir desenvolver os recursos mais assertivos para implementação à necessidade corporativa que está vinculado.Item Fake news propagadas por meio digital no Brasil: desafios para a governança e a gestão pública contemporânea(2018-12-07) Carneiro, Fabiana Lumena; Silva, Max Melquíades daEsta monografia versa sobre a compreensão acerca da propagação das fake news - também denominadas de notícias falsas - , por meio digital e o impacto que esse comportamento tem proporcionado para a governança e para a gestão pública atual. Para tanto, a investigação se ateve em analisar, no âmbito federal, a atuação midiática expressa no portal do TSE em relação a essas notícias no Brasil. Por meio da pesquisa qualitativa com análise de dados e levantamento bibliográfico em livros e na internet, foi possível o estudo de caso de uma fake news ocorrida durante o processo eleitoral brasileiro de 2018. Esta pesquisa procurou desenvolver o conceito de Fake News e identificar sua origem, causas e consequências na sociedade contemporânea, bem como contextualizá-la à realidade brasileira. Foram abordados aspectos pertinentes à operacionalidade das fake News, a forma como o mundo está lidando com elas e identificadas as tecnologias utilizadas para a propagação dessas notícias. Também foi realizada uma abordagem teórica a respeito de Poliarquia, conceito criado pelo cientista político Robert Dahl, bem como sobre accountability, a fim de balizar a análise do cenário sociopolítico nos dias atuais, no contexto de eleições livres e democráticas. Verificou-se que as fake news são uma ameaça real à democracia e que leis devem ser elaboradas para coibir e punir quem cria notícias falsas. No entanto, deve-se atentar quanto ao risco de limitar a liberdade de expressão e o direito à informação do cidadão. A partir desse resultado, pode-se concluir que os desafios da gestão pública, mais que o dever de combater as fake news, é tornar a democracia forte o suficiente para que a população seja capaz de discernir o que é bom e o que é ruim para a sociedade, assim como capacitar o cidadão para diferenciar mensagens maliciosas das que realmente são notícias verídicas, sem , contudo, deixar que a democracia seja cerceada.Item Favela: território de potencialidades(2018-12-10) Louzada, Celso Geraldo; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Horta, Cláudia Júlia GuimarãesEste trabalho tem por objetivo revelar o ambiente de negócios empreendidos na favela e as potencialidades de desenvolvimento dessa economia, por meio de uma discussão sobre as características econômicas desses territórios, suas causalidades e suas condicionantes. Valendo-se de uma análise em dois tempos, apresenta um resgate histórico, em um primeiro momento, como forma de recuperar o percurso da favela ao longo da linearidade temporal, identificar os estigmas e estereótipos que a acompanharam, retratar as políticas adotadas pela gestão pública e a consequente luta por direitos patrocinada pelos moradores e entidades parceiras, bem como, dar luz à forma como o favelado foi visto, tratado e criminalizado pela sociedade. Esse primeiro momento é desenvolvido no intuito de ambientalizar o leitor com o objeto de pesquisa, na tentativa de desconstruir pré-conceitos, que, eventualmente, tenham se edificado pela informação midiática, não raras vezes, equivocada, distorcida ou com propósitos duvidosos. Em um segundo momento, consolidado o entendimento sobre o lugar favela e contextualizadas as características que marcam esse território, traz ao debate as diversas iniciativas, dos mais variados tipos de negócios, nos muitos ramos de atuação, empreendidas pelos moradores. Dista da visão que condiciona a favela como lócus do ilícito e impõe ao favelado um rol de atributos relativos ao seu caráter marginal, buscou-se identificar as condições que a transformaram em um cenário de economia dinâmica e promissora, bem como, apontar as características que conferiram o perfil de empreendedor ao seu morador. Esse segundo momento é passível de ser entendido como uma radiografia do ambiente de negócios da favela, alcançando a exposição de histórias empreendedoras, cifras, estatísticas, dados e processos relativos ao movimento de empreendedorismo local. Ademais, a partir de iniciativas de âmbito global, busca demonstrar como uma série de fatores, visões e legislações converge para se traduzirem em um importante propulsor do avanço de negócios sociais e de impacto no Brasil. Ao final, o trabalho busca provocar um novo olhar do gestor público sobre as favelas, de tal sorte que novas políticas públicas possam ser formuladas, revelando-se mais antenadas e efetivas.Item Programa Direto da Roça: percepção dos participantes sobre a melhoria na qualidade de vida(2018-12-10) Amann, Kamila Moreira; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Nunes, Marcos AntônioO Programa Direto da Roça foi desenvolvido para possibilitar ao agricultor a comercialização do seu produto diretamente com o consumidor, garantindo maior renda, fomenta a agricultura familiar e a prática de preços justos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a melhoria de qualidade de vida dos produtores rurais e agricultores familiares que integram o Programa. Além disso, tem também os objetivos de verificar a literatura que aborda a questão agrícola e da agricultura familiar e suas políticas; e entrevistar alguns agricultores participantes do programa sobre as vantagens e desvantagens do programa. O trabalho utiliza a metodologia qualitativa, através de entrevistas individuais. As entrevistas foram feitas com os produtores rurais, visando as vantagens e desvantagens do Programa. Essas entrevistas serão do tipo semiestruturada. Com base nas entrevistas podemos perceber que todos os participantes tiveram melhorias pessoais e estruturais, no entanto há ainda melhorias a serem feitas no âmbito do programa, sobretudo no que diz respeito ao processo de contratação dos agricultores participantes do programa.Item Análise do processo de convergência da contabilidade pública no Brasil às normas internacionais do setor público(2019) Mendes, Cibele Soares; Caixeta, Giovanni JoséAs chamadas normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – IPSAS, que são as normas internacionais, em níveis globais, de alta qualidade para a preparação de demonstrações contábeis por entidades do setor público. As IPSAS são editadas pela Federação Internacional de Contadores - IFAC, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia. Outra ação importante no processo de convergência foi à tradução das IPSAS, que surgiu de um trabalho conduzido pelo Comitê Gestor da Convergência no Brasil, em uma ação conjunta do Conselho Federal de Contabilidade - CFC com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON, com a cooperação técnica da Secretaria do Tesouro Nacional - STN. A Lei norteadora da contabilidade pública no Brasil é a Lei 4.320/1964 que estabeleceu normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União dos estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Outro dispositivo legal fundamental é a Lei Complementar nº 101, em 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF estabelece normas de finanças públicas direcionadas a responsabilidade na gestão fiscal, tendo o objetivo definir limites para o endividamento público e as despesas com pessoal, além de ampliar a transparência da gestão fiscal. Obteve-se melhoria na eficiência e na efetividade das Leis, com foco no Patrimônio Público possibilitando maior transparência e responsabilidade fiscal. Com isso, apresentou melhoria nos controles internos e maior veracidade na demonstração dos recursos públicos para a sociedade.Item Absenteísmo por saúde: uma experiência em uma empresa pública mineira(2019-04-29) Pereira, Luiza Bernardes Pereira e; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO absenteísmo é uma palavra de origem latina, que tem como significado "estar fora, afastado ou ausente", de uma forma simplificada, o absenteísmo é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Referindo-se ao número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não. Com este estudo, pode-se confirmar que o índice de absenteísmo por motivo de saúde são norteadores para tomadas de decisões mais assertivas quanto à gestão do recurso humano bem como à gestão comercial. A exemplo, empresas que trabalham com prestação de serviços que investem em políticas que visam melhor qualidade de vida no trabalho, garantem maior satisfação dos empregados que por sua vez produz mais, adoece menos e assegura uma entrega adequada.