CEAPPGG/PRODEMGE 2018-2020
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando CEAPPGG/PRODEMGE 2018-2020 por Palavra-chave "Administração pública"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Adoção do teletrabalho no setor público em Minas Gerais: um estudo de caso sobre a Prodemge(2020) Bossi, Gustavo Augusto Moura; Viana, Raquel de MattosO presente estudo tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho no serviço público no estado de Minas Gerais. Após a adoção provisória deste regime de trabalho, no período da pandemia do COVID19, uma ampla pesquisa foi realizada na Prodemge abordando tanto a visão da diretoria, a partir da aplicação de uma entrevista dirigida, bem como a percepção dos funcionários, por meio da aplicação de um formulário de pesquisa do tipo survey. Os resultados, embora tenham sido obtidos em uma situação adversa de crise sanitária, evidenciam que o regime de teletrabalho é muito bem aceito pela diretoria e pelo corpo técnico da empresa e sua aplicação se mostra bastante adequada as atividades desempenhadas. Este estudo pode servir de base para realização de pesquisas similares em outros órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais a fim de identificar outras atividades que podem adotar esse regime de trabalho após o período de isolamento social.Item Análise das políticas públicas de informática no planejamento governamental de Minas Gerais dos anos 2008 a 2023(2020) Magalhães, Patrick Leandro; Assis, Marcos Arcanjo de; Silva, Max Melquíades daO presente trabalho propõe-se a analisar em que medida e como as políticas públicas de informática estão inseridas no planejamento governamental e na estrutura governamental de Minas Gerais dos anos de 2008 a 2023. Além de apresentar as conceituações e entendimentos sobre política pública, planejamento governamental e política de informática, identifica, a partir da análise de quatro Planos Plurianuais de Ação Governamental (PPAG), os principais termos da área de informática e suas ocorrências ao longo do período considerado. Também analisa a evolução da política púbica de informática existente no estado entre 2008 e 2023. Percebeu-se pelo estudo que o período de 2008 a 2012 apresentou maiores investimentos em informática em relação aos outros períodos avaliados, os termos utilizados na descrição dos programas e ações das políticas sofreram uma evolução, e havia uma tendência das políticas públicas de informática atuarem como suporte para as demais políticas públicas. Também se nota um esforço do estado em propor mecanismos para absorção de tecnologias inovadoras e modernizar seus processos administrativos, além de buscar nas soluções tecnológicas meios de aproximar do cidadão e prover transparência para suas ações.Item Análise do processo de transformação digital no governo de Minas Gerais: ações antes da pandemia e os possíveis efeitos do COVID-19 nos processos governamentais(2020) Santos, Rodrigo Fernandes dos; Silva, Max Melquíades da; Vieira, Raphaella AragãoA transformação digital advinda dos avanços das novas tecnologias de informação e comunicação, e novo modelo de negócios implantados na iniciativa privada, estão forçando as organizações governamentais a se adaptarem e transformar seus processos e serviços prestados. Com a pandemia de COVID-19, as organizações foram obrigadas a aumentarem o ritmo de sua transformação digital. O Governo de Minas Gerais mesmo já estando a trabalhar sua transformação digital, viu-se obrigado a implementar ações imediatas que visassem o bem-estar do cidadão, e a Prodemge adequou seus serviços, de forma a atender as expectativas do governo. Essa pesquisa busca compreender e analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o processo de transformação digital do Governo de Minas Gerais, por meio de um levantamento das ações de transformação digital, com foco no Programa Minas Atende; entendimento sobre o Índice de Transformação Digital e avaliação da sua evolução; entendimento do papel da Prodemge na transformação digital do estado de Minas Gerais e como resultado, evidenciar se houve um crescimento durante a pandemia nos atendimentos realizados de forma digital nos canais. Pretende-se conceituar o termo transformação digital, demonstrando sua utilização no mundo e nos governos federal e estadual. Pretende-se demonstrar como o termo desburocratização veio sendo tratado em todo processo histórico brasileiro. A metodologia caracteriza-se como de natureza básica, com abordagem qualitativa, com objetivos de forma exploratório e para a construção do Referencial Teórico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap para a revisão bibliográfica e, para a pesquisa documental foi feito um levantamento de leis e informações e entrevistas semiestruturadas. Para os resultados, espera-se verificar se a pandemia influenciou os processos de transformação digital, em especial nos canais de atendimento do governo de Minas Gerais, e verificar se a Prodemge poderia auxiliar o Estado nessa caminhada, por meio de programas, sistemas e inovações. Acredita-se que o governo de Minas Gerais poderá tirar pleno proveito da transformação digital, oferecendo todos os benefícios que a sociedade espera, transformando seus processos com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo as novas tecnologias do mercado.Item Análise sobre a aplicabilidade da metodologia do coaching como ferramenta para o desenvolvimento profissional na Prodemge(2021) Costa, Marlon Gonzaga; Custódio, Luciana SilvaO presente trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a aplicação da metodologia do coaching na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. A reforma do Estado, ocorrida na década de 90, foi um marco importante no Brasil. Esse evento implicou mudanças significativas por ter tornado possível a implantação de uma administração pública gerencial no país por meio da reforma administrativa. Vale ressaltar, em especial, a importância da reforma administrava para a gestão de recursos humanos no setor público brasileiro uma vez que ela buscou, entre outros objetivos, a melhoria no atendimento ao cidadão. Entretanto, mesmo com as mudanças subsidiadas pela reforma administrativa, identificou-se ajustes que devem ser feitos para tornar a gestão de pessoas em instituições públicas mais eficiente. Diante disso, este trabalho objetivou investigar as ações da área de gestão de pessoas da Prodemge - uma empresa pertencente ao quadro da Administração Pública - e, desse modo, compreender como é executado, hoje, o trabalho de progresso profissional de gestores e grupos de trabalho na instituição. Além disso, buscou-se realizar uma análise acerca da aplicação da metodologia do coaching como ferramenta de suporte ao desenvolvimento de novas competência e habilidades de servidores. E por último, examinar se essa metodologia poderia compor o rol de estratégias dos recursos humanos da instituição. Os resultados indicam que, embora, o processo de coaching seja visto positivamente pela maior parte dos entrevistados, existe, ainda a necessidade de ampliar os conhecimentos acerca do tema para que haja um melhor aproveitamento por parte dos servidores e, consequentemente, da instituição.Item A certificação digital na administração pública no âmbito do Estado de Minas Gerais(2020) Duarte, Igor Silva; Moraes, Leonardo Barbosa de; Silva, Max Melquíades daA utilização de tecnologias que promovam a desburocratização, agilidade na execução de atividades e a segurança das informações que trafegam no meio digital são cada vez mais requisitadas no mundo tecnológico tanto para utilização própria quanto para prestação de serviços. Este trabalho apresenta um estudo sobre a Certificação Digital no âmbito do Estado de Minas Gerais. Aqui é demonstrada toda a infraestrutura tecnológica que compõe, regulamenta e se relaciona com essa tecnologia, destacando seus processos e entidades integrantes. São relatados sistemas de informações da Administração Pública que utilizam a certificação digital e realizado a aplicação de questionários em quatro instituições do Estado, relacionando as respectivas plataformas tecnológicas que utilizam essa tecnologia. O intuito foi avaliar e identificar os benefícios provindos pela sua aplicação, tais como a garantia da autenticidade de documentos trafegados por meio eletrônico, segurança e integridade das informações, desburocratização de negócios, agilidade nas operações e na redução de custos e risco de fraudes em diversos processos. Os resultados mostram, em consonância com a literatura, a imprescindibilidade da certificação digital, atestando sua contribuição na redução de custos, gestão e segurança das informações e no fornecimento de serviços de qualidade para a sociedade.Item Desafios de exercer a liderança em uma organização pública: um estudo de caso da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge(2020) Moreira, Roberto Lagoeiro; Oliveira, Kamila Pagel deEsta monografia procurou desenvolver a importância da Gestão de Pessoas nas organizações, fazendo um paralelo com os desafios encontrados para o exercício da liderança em uma organização inserida em um contexto público. Foi realizado um estudo de caso na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge, tendo como público-alvo os gerentes de pessoas da organização, uma vez que se entende que é nesse nível que encontramos as maiores dificuldades do exercício da função. Foi aplicada uma pesquisa quantitativa- descritiva junto a estes gestores, a fim de identificar os seus perfis, os investimentos realizados pela empresa para o adequado exercício da função de liderança e também identificar, na visão desses gestores, quais são as principais dificuldades no exercício da atividade, considerando o contexto público. Os resultados mostraram que temos no quadro de gestores da Prodemge pessoas com uma experiência considerável na função gerencial e que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário, a maioria dos respondentes continuaria na função mesmo com possibilidade de troca para uma atividade técnica sem perda financeira. Foi possível constatar, ainda, um déficit de investimento no treinamento e desenvolvimento desses líderes, fato que parece o mais crítico na pesquisa. Ao fazer um paralelo das dificuldades colocadas na literatura referente à gestão de pessoas no serviço público, pode-se perceber que os resultados alcançados na pesquisa realizada corroboram esses fatores.Item Os desdobramentos da Lei 13.303/2016 na gestão de contratos das empresas públicas: um estudo aplicado na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge(2020) Justo, Evelyn Julieta Troncoso; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Borges, Thiago BernardoO contrato administrativo é uma ferramenta jurídica importante para a formalização das relações comerciais entre as empresas estatais, seus clientes e fornecedores. Com o advento da Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, estes instrumentos necessitaram de ajustes e os procedimentos internos exigiram revisão. Este trabalho buscou verificar na prática os desdobramentos da implantação das novas disposições legais nas relações da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge com seu público estratégico. A monografia baseou-se em uma pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e documental. Foram utilizadas como fonte de informação livros, artigos e publicações especializadas no tema, além de documentos institucionais da empresa foco do estudo aplicado. Depreende-se que a Lei das Estatais colaborou positivamente para a aplicação de boas práticas de governança corporativas e pode auxiliar no alcance de maior eficiência e transparência na gestão pública. Entretanto, a gestão de contratos carece de maior amadurecimento para verificação da materialidade de seu aperfeiçoamento.Item Gestão de níveis de serviços em contratos de telecomunicações na rede IP multisserviços do Estado de Minas Gerais: estudo de caso Prodemge(2020) Magri, Norma Lúcia Neves; Laia, Marconi Martins de; Câmara, Mauro AraújoO Acordo de Nível de Serviço ou simplesmente SLA, do termo em inglês Service Level Agreement tem se mostrado uma importante ferramenta que auxilia tanto as empresas contratantes quanto as contratadas. Além de permitir às partes especificar suas expectativas e necessidades com relação aos direitos e deveres na prestação do serviço, detalha as métricas para mensurar a qualidade e a eficácia do processo. Além disso, também prevê consequências no caso do não cumprimento dos níveis previamente acordados entre as partes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso sobre a Gestão de Níveis de Serviços da Rede IP Multisserviços, para identificar os processos implementados na PRODEMGE, que exerce a função de Secretaria Executiva, além de demonstrar a evolução dos resultados apresentados na gestão no período de 2014 a 2020. Os resultados obtidos neste período demonstram que, com a criação de um grupo de controle multiempresarial cooperativo, composto de representantes das operadoras de telecomunicação e da PRODEMGE, os processos implementados proporcionaram uma melhoria contínua nos resultados da gestão e na qualidade da prestação dos serviços.Item Gestão do conhecimento tácito: um estudo de caso na Prodemge(2020) Jardim, Geralda Silvia de Vasconcelos; Câmara, Mauro AraújoA gestão do conhecimento possui um papel central para a competitividade e sucesso das organizações, seja ela pública ou privada. As organizações públicas são prestadoras de serviços e, por esse motivo, altamente dependentes do conhecimento tácito de seus colaboradores. Esta pesquisa analisa a contribuição que a gestão do conhecimento tácito pode fornecer como ferramenta na detecção, construção e preservação do conhecimento na Prodemge. Abordou-se no desenvolvimento desse trabalho diversas visões sobre conhecimento e sua gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de um estudo de caso realizado na Superintendência de Sistemas Corporativos da Prodemge, que possui atualmente 152 funcionários. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, utilizando-se a ferramenta Google Docs. A taxa de retorno dos questionários foi de 36,84%. A pesquisa demonstra que a gestão do conhecimento tácito é uma ferramenta que contribui para identificar na empresa quais são os conhecimentos que precisam ser preservados e por quanto tempo, quais conhecimentos precisam ser desenvolvidos para garantir a continuidade de tarefas essenciais para suas operações, os níveis de expertise das pessoas e o tempo necessário para substituição de formação de um novo profissional. A análise dos 56 questionários respondidos, indica que pela percepção destes colaboradores, a Prodemge não reconhece e não valoriza adequadamente a importância de se compartilhar conhecimentos e que este compartilhamento acontece porque há um comportamento espontâneo das pessoas. Conclui-se que para entregar aos cidadãos serviços com máximo de qualidade e menor custo, a Prodemge precisa traçar uma estratégia para promover e reter o conhecimento na empresa e isso requer uma gestão do conhecimento tácito.Item O modelo de informação do portal da transparência do estado de Minas Gerais para disponibilização dos dados financeiros públicos: uma abordagem orientada pelo entendimento do Servidor Público Estadual - 2017-2018(2020) Nascimento, Ana Paula Menezes do; Shikida, Aparecida Maciel da SilvaOs frequentes escândalos envolvendo os gastos públicos têm criado o descrédito em relação aos agentes públicos, despertando mais atenção da sociedade, que exige dos entes públicos transparência em seus atos. Nesse cenário, os portais de transparência são ferramentas comumente utilizadas para dar publicidade aos gastos públicos, mas nem sempre pensadas de forma a dialogar de maneira efetiva com a sociedade. O objetivo desta pesquisa é verificar se o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais dialoga de forma eficaz com a sociedade, permitindo o acompanhamento do gasto público. A pesquisa realizada teve caráter exploratório, com abordagem quantitativo-qualitativa, aplicação de questionário, contendo perguntas com respostas semiestruturadas e direcionado a 500 servidores públicos do estado de Minas Gerais. O questionário foi enviado para os servidores alocados na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB), Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), e aos alunos do primeiro período do curso de graduação da Fundação João Pinheiro. Verificou-se que o portal da transparência causa interpretações errôneas, não dialogando de forma eficiente com a amostragem selecionada, representada aqui pelos servidores públicos, refletindo a percepção de um segmento da sociedade. O fato de o público entrevistado ter experiência e vivência na administração estatal, não faz dele um usuário interpretativo e/ou efetivo das informações contidas no portal da transparência. Concluiu-se então, que o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais apenas cumpre a lei disponibilizando os dados em meio eletrônico, não apresentando um diálogo claro e que possibilite ao usuário, mesmo com certa experiência nos conceitos ligados à administração pública, realizar o acompanhamento das despesas públicas.Item Prodemge: natureza, finalidade, desafios e o seu papel na administração pública do estado de Minas Gerais(2020) Carrilho, Danielle Leite Santana; Araújo, Ana Luiza Gomes de; Biondini, Isabella Virgínia FreireO presente trabalho aborda a organização administrativa do Estado, com enfoque especial na sociedade de economia mista, sua natureza jurídica, forma de constituição, objetivos e funcionamento. Optou-se por estudar a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - PRODEMGE, sua estrutura, objetivos, os problemas enfrentados e a proposição de soluções para diversificar ou aumentar suas fontes de receita respeitando suas finalidades legais e sua natureza jurídica. Tomando por limite os normativos da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - PRODEMGE, estudou-se como propor eventuais adequações necessárias ao atingimento da sua sustentabilidade técnica e financeira, sem, contudo, abandonar as finalidades delegadas pelo Estado e as prerrogativas inerentes à sua natureza jurídica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, embasada na doutrina e fundamentada em análise qualitativa, com o uso de entrevistas com os principais pontos chaves da alta direção da Companhia.Item Proposta metodológica para a construção de cadeia de valor: estudo direcionado para o setor público(2020) Carvalho, Cíntia Noronha de; Dufloth, Simone Cristina; Motta, Carolina Portugal Gonçalves daA pesquisa apresentada teve como objetivo desenvolver uma proposta metodológica de elaboração de Cadeia de Valor no âmbito público, de forma a desenvolver um mapa conceitual, as fases essenciais e estabelecer as boas práticas do processo de construção. A metodologia adotada no estudo se baseou em levantamentos, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais. Foi realizado um estudo comparativo entre os mapas da Cadeia de Valor e um outro estudo comparativo do processo de construção de Cadeia de Valor, ambos em organizações públicas. Por fim, a pesquisa apresentou o detalhamento da metodologia propositiva para a elaboração da Cadeia de Valor. Os resultados identificaram as limitações teóricas e as diferenças entre os mapas e entre as metodologias adotadas por diferentes instituições públicas. Por outro lado, apontaram que as organizações públicas vêm investindo esforços em Cadeia de Valor nos últimos anos, por motivos diversos, reforçando também os benefícios deste instrumento para o diagnóstico e as análises organizacionais.Item Regime jurídico aplicável aos contratos das estatais: uma perspectiva sobre a bilateralidade contratual(2020) Anacleto, Mário Renato Aguiar; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Montolli, Carolina ÂngeloA Lei Federal n° 13.303/16, inaugurou um novo regime jurídico em relação as contratações das estatais, principalmente por estabelecer em seu artigo 68 que os contratos celebrados na vigência da Lei serão regulados pelos preceitos de direito privado, contrário ao tradicional regime jurídico da Lei Federal n° 8.666/93, que dotadas de prerrogativas especiais ocupam posição de superioridade em face da outra parte. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar as inovações introduzidas pela Lei n° 13.303/2016 nas relações jurídicos-contratuais da Prodemge com seus fornecedores. Para tanto, o presente estudo utilizou a metodologia da revisão bibliográfica, documental e descritiva, além de informações coletadas nas bases de dados da Prodemge. Concluiu-se que são dois os instrumentos que efetivamente são caracterizados como inovações do novo estatuto, a possibilidade de alterações e rescisões por acordo entre as partes, contudo, na Prodemge, estes instrumentos são aplicados com as devidas cautelas a fim de se evitar a configuração de desvio de finalidade.