CEAPPGG/PRODEMGE 2018-2020

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    Gestão de recebíveis na prestação de serviços públicos: uma análise da gestão de perda de recebíveis de clientes e os reflexos gerenciais e fiscais da constituição de perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa em estatais brasileiras
    (2020) Oliveira, Walter José de; Borges, Thiago Bernardo; Enoque, José Roberto
    A gestão de recebíveis é uma atividade importantíssima nas organizações, tendo em vista que é a partir dela que as entidades podem programar os recursos disponíveis em caixa da empresa, e consequentemente são gerenciadas decisões como disponibilização de valores para investimento e quando tais ações podem ser tomadas, além de pagamento a funcionários, fornecedores e outros. Um eficaz controle dos reais níveis de valores a receber é fundamental para que tais decisões possam ser tomadas acertadamente, tendo em vista que nem sempre as entidades receberão a totalidade de suas vendas à prazo, dada a inadimplências ocorridas pelas mais variadas causas. Para tanto esses recebíveis devem ser ajustados, mediante a utilização de dois institutos chamados perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa e perdas no recebimento de créditos, fundamentados no pronunciamento técnico CPC 48 - Instrumentos Financeiros e na lei 9.430/96, respectivamente. A fim de detalhar esses institutos foi feita uma seleção bibliográfica a qual apontou a obrigatoriedade dos registros ajustados nos recebíveis das entidades brasileiras, com atenção especial às estatais brasileiras, grupo de empresas o qual foi avaliado quanto aos critérios adotados no registro das perdas em créditos. Além disso foi efetuada uma pesquisa em uma estatal, a qual corroborou alguns dados levantados na revisão bibliográfica, apontando a necessidade de se manter uma representação fiel dos valores com real expectativa de recebimento.
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    Análise da aplicabilidade do bem como instrumento de melhoria na gestão de projetos de inovação da Prodemge
    (2020) Sirineu, Vinícius José Garcia; Câmara, Mauro Araújo; Ferreira, Victor Barcelos
    O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise da aplicabilidade da Lei do Bem na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, PRODEMGE, e de sua efetiva capacidade de incentivar a empresa a ampliar seus investimentos em atividades de inovação tecnológica. Para isso, este estudo buscou aprofundar na identificação de quais benefícios essa organização poderia obter em fazer uso dessa lei, além dos incentivos fiscais previstos na mesma, bem como identificar as barreiras ou dificuldades para se utilizar dos benefícios. A Lei do Bem, Lei Federal n° 11.196/2005, cria incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica. A PRODEMGE é uma empresa de tecnologia de informação que tem em seu histórico o provimento de soluções inovadoras junto ao Estado de Minas Gerais. Utilizou-se neste trabalho pesquisa bibliográfica sobre o tema inovação tecnológica, bem como revisão da legislação pertinente. Foi realizado também um estudo de caso que buscou investigar os fenômenos que tenham influência ou causem impacto no uso da Lei do Bem, nas decisões relacionadas a este tema, seus motivos, implementações, eventuais barreiras, dificuldades e resultados efetivos. Identificou-se como a organização se estruturou para usufruir dos incentivos, quais os benefícios com tal estruturação e em qual situação a empresa se encontra. Além disso, observaram-se como foram mapeados os riscos e quais os mecanismos criados para minimizá-los ou eliminá-los. Em síntese, percebe-se que o uso da Lei do Bem exige uma preparação e estruturação da organização em termos de processos e padrões de registro de esforços, assim como a gestão de projetos em aderência às exigências da lei para a devida prestação de contas dos dispêndios com os projetos beneficiados. Porém, foi observado que as mudanças trazem ganhos para a empresa em termos de organização, gestão e qualidade, além de, incentivar o investimento em projetos inovadores.
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    Análise do processo de transformação digital no governo de Minas Gerais: ações antes da pandemia e os possíveis efeitos do COVID-19 nos processos governamentais
    (2020) Santos, Rodrigo Fernandes dos; Silva, Max Melquíades da; Vieira, Raphaella Aragão
    A transformação digital advinda dos avanços das novas tecnologias de informação e comunicação, e novo modelo de negócios implantados na iniciativa privada, estão forçando as organizações governamentais a se adaptarem e transformar seus processos e serviços prestados. Com a pandemia de COVID-19, as organizações foram obrigadas a aumentarem o ritmo de sua transformação digital. O Governo de Minas Gerais mesmo já estando a trabalhar sua transformação digital, viu-se obrigado a implementar ações imediatas que visassem o bem-estar do cidadão, e a Prodemge adequou seus serviços, de forma a atender as expectativas do governo. Essa pesquisa busca compreender e analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o processo de transformação digital do Governo de Minas Gerais, por meio de um levantamento das ações de transformação digital, com foco no Programa Minas Atende; entendimento sobre o Índice de Transformação Digital e avaliação da sua evolução; entendimento do papel da Prodemge na transformação digital do estado de Minas Gerais e como resultado, evidenciar se houve um crescimento durante a pandemia nos atendimentos realizados de forma digital nos canais. Pretende-se conceituar o termo transformação digital, demonstrando sua utilização no mundo e nos governos federal e estadual. Pretende-se demonstrar como o termo desburocratização veio sendo tratado em todo processo histórico brasileiro. A metodologia caracteriza-se como de natureza básica, com abordagem qualitativa, com objetivos de forma exploratório e para a construção do Referencial Teórico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap para a revisão bibliográfica e, para a pesquisa documental foi feito um levantamento de leis e informações e entrevistas semiestruturadas. Para os resultados, espera-se verificar se a pandemia influenciou os processos de transformação digital, em especial nos canais de atendimento do governo de Minas Gerais, e verificar se a Prodemge poderia auxiliar o Estado nessa caminhada, por meio de programas, sistemas e inovações. Acredita-se que o governo de Minas Gerais poderá tirar pleno proveito da transformação digital, oferecendo todos os benefícios que a sociedade espera, transformando seus processos com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo as novas tecnologias do mercado.
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    Desafios de exercer a liderança em uma organização pública: um estudo de caso da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge
    (2020) Moreira, Roberto Lagoeiro; Oliveira, Kamila Pagel de
    Esta monografia procurou desenvolver a importância da Gestão de Pessoas nas organizações, fazendo um paralelo com os desafios encontrados para o exercício da liderança em uma organização inserida em um contexto público. Foi realizado um estudo de caso na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge, tendo como público-alvo os gerentes de pessoas da organização, uma vez que se entende que é nesse nível que encontramos as maiores dificuldades do exercício da função. Foi aplicada uma pesquisa quantitativa- descritiva junto a estes gestores, a fim de identificar os seus perfis, os investimentos realizados pela empresa para o adequado exercício da função de liderança e também identificar, na visão desses gestores, quais são as principais dificuldades no exercício da atividade, considerando o contexto público. Os resultados mostraram que temos no quadro de gestores da Prodemge pessoas com uma experiência considerável na função gerencial e que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário, a maioria dos respondentes continuaria na função mesmo com possibilidade de troca para uma atividade técnica sem perda financeira. Foi possível constatar, ainda, um déficit de investimento no treinamento e desenvolvimento desses líderes, fato que parece o mais crítico na pesquisa. Ao fazer um paralelo das dificuldades colocadas na literatura referente à gestão de pessoas no serviço público, pode-se perceber que os resultados alcançados na pesquisa realizada corroboram esses fatores.
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    Planejamento orçamentário de TIC nas empresas públicas: estudo de metodologias de mercado visando apresentar um modelo mais eficiente para elaboração de um planejamento orçamentário de TIC
    (2020) Carvalho, Ricardo Luís Andrade de; Biondini, Isabella Virgínia Freire; Câmara, Mauro Araújo
    A elaboração de um orçamento em uma empresa, seja ela pública ou privada, é extremamente importante no que tange o planejamento econômico financeiro. O orçamento precisa ser visto, nos dias atuais, como parte do planejamento estratégico da instituição e não só como uma ferramenta de gestão. Existem no mercado diferentes metodologias orçamentárias que trazem para as empresas a possibilidade de realizar uma boa gestão orçamentária, buscando alcançar os resultados esperados pela organização, visando o cumprimento das metas definidas no planejamento estratégico. No âmbito da administração pública isso não é diferente, seja para órgãos da Administração Direta, como para empresas que fazem parte da Administração Indireta, como é o caso da Prodemge, que se enquadra no caso das empresas de Sociedade de Economia Mista. Sendo assim, este estudo monográfico tem caráter exploratório de natureza qualitativa, que utilizou de pesquisas documentais e bibliográficas e entrevista semiestruturada com o objetivo de entender a forma de trabalho da área responsável pelo planejamento estratégico e orçamentário da Prodemge. Identificou-se que a Prodemge possui um planejamento estratégico muito bem estruturado, realizado através de uma parceria com a Fundação João Pinheiro. Este, definiu o planejamento da Prodemge para os anos de 2020-2024, através de perspectivas, temas e objetivos bem definidos e, que resultaram em diversos projetos estratégicos, que tem como objetivo aumentar a eficiência da Prodemge e melhorar cada vez mais os serviços prestados para o cidadão mineiro. Um desses projetos definidos pelo planejamento estratégico é o de implantar na Prodemge a metodologia OBZ - Orçamento Base Zero, cujo início do projeto será em 2021, com a contratação de uma consultoria terceirizada.
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    Análise das políticas públicas de informática no planejamento governamental de Minas Gerais dos anos 2008 a 2023
    (2020) Magalhães, Patrick Leandro; Assis, Marcos Arcanjo de; Silva, Max Melquíades da
    O presente trabalho propõe-se a analisar em que medida e como as políticas públicas de informática estão inseridas no planejamento governamental e na estrutura governamental de Minas Gerais dos anos de 2008 a 2023. Além de apresentar as conceituações e entendimentos sobre política pública, planejamento governamental e política de informática, identifica, a partir da análise de quatro Planos Plurianuais de Ação Governamental (PPAG), os principais termos da área de informática e suas ocorrências ao longo do período considerado. Também analisa a evolução da política púbica de informática existente no estado entre 2008 e 2023. Percebeu-se pelo estudo que o período de 2008 a 2012 apresentou maiores investimentos em informática em relação aos outros períodos avaliados, os termos utilizados na descrição dos programas e ações das políticas sofreram uma evolução, e havia uma tendência das políticas públicas de informática atuarem como suporte para as demais políticas públicas. Também se nota um esforço do estado em propor mecanismos para absorção de tecnologias inovadoras e modernizar seus processos administrativos, além de buscar nas soluções tecnológicas meios de aproximar do cidadão e prover transparência para suas ações.
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    Gestão de níveis de serviços em contratos de telecomunicações na rede IP multisserviços do Estado de Minas Gerais: estudo de caso Prodemge
    (2020) Magri, Norma Lúcia Neves; Laia, Marconi Martins de; Câmara, Mauro Araújo
    O Acordo de Nível de Serviço ou simplesmente SLA, do termo em inglês Service Level Agreement tem se mostrado uma importante ferramenta que auxilia tanto as empresas contratantes quanto as contratadas. Além de permitir às partes especificar suas expectativas e necessidades com relação aos direitos e deveres na prestação do serviço, detalha as métricas para mensurar a qualidade e a eficácia do processo. Além disso, também prevê consequências no caso do não cumprimento dos níveis previamente acordados entre as partes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso sobre a Gestão de Níveis de Serviços da Rede IP Multisserviços, para identificar os processos implementados na PRODEMGE, que exerce a função de Secretaria Executiva, além de demonstrar a evolução dos resultados apresentados na gestão no período de 2014 a 2020. Os resultados obtidos neste período demonstram que, com a criação de um grupo de controle multiempresarial cooperativo, composto de representantes das operadoras de telecomunicação e da PRODEMGE, os processos implementados proporcionaram uma melhoria contínua nos resultados da gestão e na qualidade da prestação dos serviços.
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    Governança corporativa na Prodemge: adequações legais à Lei n°13.303/16
    (2020) Mota, Nomaston Rodrigues; Viana, Raquel de Mattos
    A separação entre gestão e propriedade no contexto organizacional remonta ao início do século XX e está ligada à discussão sobre os conflitos de interesse gerados pelo chamado problema de agência. Esses temas, juntamente com os casos de fraudes fiscais ocorridos no final do século XX e início do século XXI, são o pano de fundo para o entendimento da relevância da chamada Governança Corporativa atualmente. A relevância desse tema, porém, não se limitou à esfera privada, atingindo também a esfera pública. A descentralização administrativa, iniciada com o decreto-lei 200, de 1967, bem como os casos de corrupção, como o emblemático caso da Petrobrás no Brasil, que culminou na chamada Operação Lava Jato; mostraram a necessidade de implementação de sistemas de Governança Corporativa também no âmbito das empresas públicas e sociedades de economia mista. Em razão disso, o Congresso Nacional aprovou a Lei n° 13.303/2016, que tem como um de seus propósitos a definição de um sistema de Governança Corporativa compulsório para as empresas estatais. Este sistema, segundo a lei, deveria estar integralmente implantado em junho de 2018 em todas as empresas estatais do território nacional. Nesse contexto, propôs-se uma investigação para a elaboração desta monografia, cujo problema de pesquisa consiste em verificar qual o nível de aderência da PRODEMGE às práticas de Governança Corporativa exigidas pela Lei n° 13.303/2016, tendo como hipótese a afirmação de que a empresa já estaria integralmente aderente às determinações da lei. A definição da PRODEMGE como organização a ser estudada se deu pelo fato de a empresa ser a patrocinadora do curso de especialização para seus empregados junto à Fundação João Pinheiro e colocar como exigência que o estudo fosse realizado na empresa. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva, usando como técnica principal o Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturada e para a análise usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, usando a análise categorial e unidade de contexto como instrumentos metodológicos. Verificou-se a partir dos resultados que a hipótese deve ser rejeitada pelo fato de a empresa apresentar quatro não conformidades com os ditames legais. Viu-se que a maioria dos instrumentos do sistema de Governança Corporativa foram implementados, cerca de 92%, porém, como mencionado, o sistema ainda não foi integralmente adotado, em razão de necessidade de implantação de alguns elementos.
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    Análise do orçamento do estado com órgãos da administração direta e indireta: verificação da participação da Prodemge nos programas prioritários do estado
    (2021) Fonseca, Nara Maldonado Alvim; Biondini, Isabella Virgínia Freire
    A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge exerce um papel fundamental na prestação de serviços de tecnologia de informação e comunicação para o poder executivo do Estado de Minas Gerais e este é, portanto, seu principal cliente. Isto a torna totalmente dependente do orçamento do Estado para o seu equilíbrio financeiro e para desenvolver programas que promovem a transformação digital para a sociedade. O objetivo deste trabalho foi identificar através do orçamento os programas prioritários do Estado. A sustentabilidade da empresa depende em conhecer quais programas os órgãos e entidades terão orçamento, para que, desta forma, a Prodemge possa explorar e focar em ações e produtos para atender a estes programas. Foi realizada uma pesquisa da literatura existente sobre o orçamento, a classificação e a dotação orçamentária que serviu como base teórica para a análise do PMDI-2019-2030, PpAG-2020-2024 e LoA-2020 além de um estudo da identidade da Prodemge com foco em verificar a compatibilidade dos objetivos da empresa com os programas prioritários. As principais conclusões foram que, mesmo tendo 157 programas definidos no PPAG-2020-2024, 8 programa detém 80% do orçamento na LOA-2020 e na análise comparativa da atuação da Prodemge com estes programas prioritários identificou-se uma baixa atuação já que a empresa participa de forma significativa no orçamento para atender a apenas um programa. Isto demonstra a necessidade de se propor serviços de inovação tecnológica para os outros sete programas buscando auxiliar os órgãos com produtos e serviços alinhados as necessidades do Estado e do cidadão.
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    Tecnologia da informação e comunicação e sociedade 5.0: estudo aplicado a integração do Governo de Minas Gerais, Prodemge e órgãos de fomento a P&D
    (2021) Sasaki, Milton; Moraes, Leonardo Barbosa de
    Nos últimos anos, houve um avanço no desenvolvimento de novas tecnologias, de forma abrupta, por consequência, surgem, a cada momento, novos conceitos, aplicações e equipamentos. O surgimento do governo eletrônico, trouxe um novo viés a administra público em todas as esferas. Diante disso, o termo inovação se tornou constante dentro do meio público, bem como no meio privado. Novas tecnologias, como, Inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, big-data, entre outros foram surgindo, após a sociedade da informação, também conhecida como Sociedade 4.0. Através do surgimento dessas novas tecnologias, que trabalham isoladamente, em sua maioria, cada qual para sua finalidade. O governo do Japão propôs a Sociedade 5.0, uma sociedade superconectada e superinteligente, centrada nas pessoas, cujo objetivo é a utilização dessas tecnologias para promover o bem-estar das pessoas. O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, buscou entender o uso de TIC dentro desse conceito, para, então, propor projetos que poderão ser implementados pelo governo do estado de Minas Gerais, em conjunto com a Prodemge, a fim de fomentar a execução desses projetos inovadores no âmbito de projetos públicos para o estado. Este estudo conclui, que, mesmo diante do atual cenário econômico e social enfrentado pelo estado, bem como pelo país, o mesmo, não é um impeditivo para a realização de algumas das metas propostas pelo modelo da Sociedade 5.0, beneficiando o cidadão, através da criação de projetos de políticas pública com o uso da tecnologia. Tal conclusão é embasada pela história de Cingapura, que, sendo um país pobre, hoje é referência no uso de Inteligência Artificial no mundo.
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    Cultura organizacional: uma análise da implantação do Sistema Integrado de Gestão Governamental na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais
    (2020) Ferreira, Matheus Loureiro de Souza; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima
    Diante de um cenário onde existe falha na comunicação e restrição a dados básicos e informações comuns entre os órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG) juntamente com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) definem reestruturar os processos de Execução Orçamentária e Execução Financeira do Estado almejando alcançar, dentre outros objetivos, a melhor gestão dos recursos públicos e estimular o compartilhamento de dados e informações, necessárias para o funcionamento do Estado. Nesse sentido, inicia-se um projeto governamental com o intuito de realizar alteração da cultura organizacional individualista, em relação aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades, por meio da implantação de um sistema integrado de gestão governamental denominado Government Resource Planning, também conhecido como GRP - Minas. Esse estudo possui como objetivo geral analisar a influência da implantação do processo de compartilhamento de dados e informações, comuns entre os órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais, na cultura organizacional da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE). Trata-se de uma pesquisa de natureza tanto qualitativa como quantitativa, com aplicação de questionário que é quantificado, mas busca-se também, demonstrar e entender como se dão as relações entre as gerências na PRODEMGE a partir das percepções de seus funcionários. Os resultados apontam uma percepção favorável à mudança de comportamento entre os funcionários da PRODEMGE que atuam nas gerências que mantém os sistemas corporativos do Estado de Minas Gerais, além de indicar que o clima organizacional pode melhorar.
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    Análise sobre a aplicabilidade da metodologia do coaching como ferramenta para o desenvolvimento profissional na Prodemge
    (2021) Costa, Marlon Gonzaga; Custódio, Luciana Silva
    O presente trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a aplicação da metodologia do coaching na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. A reforma do Estado, ocorrida na década de 90, foi um marco importante no Brasil. Esse evento implicou mudanças significativas por ter tornado possível a implantação de uma administração pública gerencial no país por meio da reforma administrativa. Vale ressaltar, em especial, a importância da reforma administrava para a gestão de recursos humanos no setor público brasileiro uma vez que ela buscou, entre outros objetivos, a melhoria no atendimento ao cidadão. Entretanto, mesmo com as mudanças subsidiadas pela reforma administrativa, identificou-se ajustes que devem ser feitos para tornar a gestão de pessoas em instituições públicas mais eficiente. Diante disso, este trabalho objetivou investigar as ações da área de gestão de pessoas da Prodemge - uma empresa pertencente ao quadro da Administração Pública - e, desse modo, compreender como é executado, hoje, o trabalho de progresso profissional de gestores e grupos de trabalho na instituição. Além disso, buscou-se realizar uma análise acerca da aplicação da metodologia do coaching como ferramenta de suporte ao desenvolvimento de novas competência e habilidades de servidores. E por último, examinar se essa metodologia poderia compor o rol de estratégias dos recursos humanos da instituição. Os resultados indicam que, embora, o processo de coaching seja visto positivamente pela maior parte dos entrevistados, existe, ainda a necessidade de ampliar os conhecimentos acerca do tema para que haja um melhor aproveitamento por parte dos servidores e, consequentemente, da instituição.
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    Regime jurídico aplicável aos contratos das estatais: uma perspectiva sobre a bilateralidade contratual
    (2020) Anacleto, Mário Renato Aguiar; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Montolli, Carolina Ângelo
    A Lei Federal n° 13.303/16, inaugurou um novo regime jurídico em relação as contratações das estatais, principalmente por estabelecer em seu artigo 68 que os contratos celebrados na vigência da Lei serão regulados pelos preceitos de direito privado, contrário ao tradicional regime jurídico da Lei Federal n° 8.666/93, que dotadas de prerrogativas especiais ocupam posição de superioridade em face da outra parte. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar as inovações introduzidas pela Lei n° 13.303/2016 nas relações jurídicos-contratuais da Prodemge com seus fornecedores. Para tanto, o presente estudo utilizou a metodologia da revisão bibliográfica, documental e descritiva, além de informações coletadas nas bases de dados da Prodemge. Concluiu-se que são dois os instrumentos que efetivamente são caracterizados como inovações do novo estatuto, a possibilidade de alterações e rescisões por acordo entre as partes, contudo, na Prodemge, estes instrumentos são aplicados com as devidas cautelas a fim de se evitar a configuração de desvio de finalidade.
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    As contribuições de uma empresa pública de tecnologia da informação para a gestão de parcerias público-privadas
    (2021) Vieira, Mariana Braga; Tescarolo, Frederico de Santana
    A presente pesquisa tem por tema analisar as contribuições de uma empresa pública de Tecnologia da Informação para a gestão de Parcerias Público-Privadas. Para esse exercício destaca-se o caso da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE) no Estado de Minas Gerais e suas relações com PPP’s. Frente a esse tema, o objetivo é identificar os pontos do processo de construção, contratação e gestão de projetos de Parcerias Público-Privadas que podem ser passíveis de automatização. Em termos teórico-metodológicos, realiza-se uma revisão bibliográfica, com autores de distintas visões interpretativas que colaboram com o debate, que será comparada com dados e análises de informações produzidas pela PRODEMGE. Como parte dos resultados, observa-se que a automatização pode ser estendida para diversos campos dos processos de PPP e recomenda-se o avanço dessa técnica para o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação.
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    Deliberação e sistemas deliberativos: contribuições da Ciência de Dados
    (2020) Xavier, Luiz Henrique Valle; Brasil, Flávia de Paula Duque; Saraiva, Ágnez de Lélis
    A democratização do exercício do poder constitui um fundamento essencial da democracia. A partir dos debates das últimas décadas, relativos à qualidade democrática, ganham relevo as concepções de democracia participativa e deliberativa como condutores dos processos de tomada de decisão pelas instituições políticas, destacando-se a abordagem sistêmica, de natureza complexa, implicando diversos desafios metodológicos para descrição e interpretação de seus resultados. Considera- se, ainda, o crescimento das práticas de democracia digital envolvendo processos de participação em deliberações on-line e as formas de comunicação e interação política por meio de redes sociais digitais, nas quais se observa uma pulverização e descentralização dos agentes formadores de opinião. Esse cenário demanda a aplicação de tecnologias avançadas de análise de dados em contexto de larga escala para a realização de estudos diversos. Essa monografia propõe uma aproximação entre as áreas da Ciência de Dados e o campo da Democracia Deliberativa com o objetivo de potencializar o aprimoramento desta última, ao trazer à tona atores, debates e ideias muitas vezes excluídos dos processos deliberativos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com objetivo de definir um recorte no campo da democracia deliberativa com afinidade para a aplicação de métodos e ferramentas de Ciência de Dados. Nessa direção, a pesquisa identificou a Computational Social Science como uma metodologia de pesquisa aderente às demandas das Ciências Sociais. Em seguida realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória baseada em revisão bibliográfica para descrever adequadamente os processos deliberativos como um objeto de estudo de Ciência de Dados. A etapa seguinte relaciona os métodos e técnicas da Ciência de Dados à abordagem de sistemas deliberativos sob a perspectiva metodológica de pesquisa da Computational Social Science, resultando na identificação de possibilidades de colaboração entre as áreas.
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    Responsabilidade social empresarial: estudo de caso aplicado a Prodemge
    (2020) Santos, Leonardo Lacerda dos; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da
    A evolução mercadológica juntamente com a mudança cultural da sociedade obrigou as organizações públicas e privadas a se adequarem as novas tendências, para que possam manter a competitividade e a qualidade dos serviços prestados. O desenvolvimento econômico de uma organização, sem viés ideológico, deixa de ser o único item almejado e passa a compor um conjunto de itens, que tem como base o "Triple Bottom Line", ou seja, o tripé da sustentabilidade, que considera as questões ambientais integradas com as melhores práticas empresariais dentro dos conceitos econômicos, ambientais e sociais. Desta forma, esse trabalho tem por objetivo aprofundar nos conceitos de responsabilidade social empresarial e apresentar a tendência de gestão que busca alinhar a governança corporativa com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social empresarial, fomentando o equilíbrio entre os pilares sociais, ambientais e econômicos. Com base nisto a responsabilidade social empresarial pode ser abordada e adotada como uma questão estratégica para a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge, podendo gerar vantagens competitivas e diferenciar seus produtos e serviços em relação às demais companhias. Entretanto, para que se chegue neste patamar, faz-se necessário verificar como é questão da responsabilidade socioambiental na Prodemge. A referência utilizada para a concretização dessa análise foi a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P que é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula entidades públicas a implantar ações sustentáveis. Diante disso, foi elaborado e disponibilizado, a toda Companhia, um questionário on-line com realização de entrevistas pontuais, durante todo o mês de abril de 2020, com o intuito de coletar dados sobre a aplicação dos parâmetros da A3P na Prodemge. Dentre as análises realizadas conclui se que a Prodemge está parcialmente alinhada com o desenvolvimento sustentável, porém carece de um direcionamento formal. Tal fato comprova que a prática de ações sustentáveis é um desafio para qualquer organização que busca se enquadrar aos novos conceitos, onde deverão incluir questões relacionadas à ética aplicada ao meio ambiente nas atividades diárias, a fim de melhorar a relação da Companhia com a sociedade. E, para alcançar esse objetivo, a empresa deverá formatar uma politica e atuar nas dimensões sociais, econômicas, ecológicas, territoriais, culturais, tecnológicas, políticas entre outras, gerando um arcabouço de processos sustentáveis e não atuar somente em ações pontuais.
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    Implantação da lei geral de proteção de dados na Companhia de: Prodemge
    (2020) Ribeiro, Juliana França; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades da
    A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), 13.709/2018, foi sancionada no dia 15 de agosto de 2018 e entrou em vigor 18 de setembro de 2020. Apresenta novas regras sobre a coleta e o tratamento de dados pessoais por empresas e por órgãos públicos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sucinta da LGPD e um estudo de caso com análise da implantação da LGPD na Prodemge. O desenvolvimento deste projeto será realizado com base em análise documental dos principais normativos que tratam as leis de proteção de dados, Marco Civil da Internet, GDPR e a LGPD. Os dados referentes à Prodemge foram provenientes de análise de entrevistas. A partir dos resultados obtidos poderemos concluir como está o andamento do processo de implantação da LGPD na Prodemge.
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    A certificação digital na administração pública no âmbito do Estado de Minas Gerais
    (2020) Duarte, Igor Silva; Moraes, Leonardo Barbosa de; Silva, Max Melquíades da
    A utilização de tecnologias que promovam a desburocratização, agilidade na execução de atividades e a segurança das informações que trafegam no meio digital são cada vez mais requisitadas no mundo tecnológico tanto para utilização própria quanto para prestação de serviços. Este trabalho apresenta um estudo sobre a Certificação Digital no âmbito do Estado de Minas Gerais. Aqui é demonstrada toda a infraestrutura tecnológica que compõe, regulamenta e se relaciona com essa tecnologia, destacando seus processos e entidades integrantes. São relatados sistemas de informações da Administração Pública que utilizam a certificação digital e realizado a aplicação de questionários em quatro instituições do Estado, relacionando as respectivas plataformas tecnológicas que utilizam essa tecnologia. O intuito foi avaliar e identificar os benefícios provindos pela sua aplicação, tais como a garantia da autenticidade de documentos trafegados por meio eletrônico, segurança e integridade das informações, desburocratização de negócios, agilidade nas operações e na redução de custos e risco de fraudes em diversos processos. Os resultados mostram, em consonância com a literatura, a imprescindibilidade da certificação digital, atestando sua contribuição na redução de custos, gestão e segurança das informações e no fornecimento de serviços de qualidade para a sociedade.
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    Cultura organizacional e adoção de práticas DevOps: um estudo de caso na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - PRODEMGE
    (2020) Alves, Janaína Souza Oliveira; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima
    O DevOps é frequentemente referido como um movimento cultural que abrange um conjunto de práticas, ferramentas e processos para integração e colaboração entre as equipes de desenvolvimento de software e operações, com o objetivo de entregar software funcionando em produção de forma ágil, segura e estável. No âmbito das organizações, a cultura representa o conjunto de valores, costumes, tradições e normas que caracterizam a organização. O objetivo deste trabalho é identificar as características da cultura organizacional da PRODEMGE que podem viabilizar ou dificultar a implantação de DevOps na Empresa. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa em um estudo de caso, com aplicação de questionários, analisados a partir de estatística descritiva. Para caracterizar a cultura organizacional da PRODEMGE, foi adotado o modelo de tipologia cultural proposto por Westrum (2004). O estudo apontou que a PRODEMGE demonstra características mais próximas de uma organização burocrática e que, embora alguns pontos já apresentem certa tendência de evolução, ainda existem aspectos culturais da organização a serem evoluídos para se tornarem mais aderentes aos princípios do DevOps.
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    Adoção do teletrabalho no setor público em Minas Gerais: um estudo de caso sobre a Prodemge
    (2020) Bossi, Gustavo Augusto Moura; Viana, Raquel de Mattos
    O presente estudo tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho no serviço público no estado de Minas Gerais. Após a adoção provisória deste regime de trabalho, no período da pandemia do COVID19, uma ampla pesquisa foi realizada na Prodemge abordando tanto a visão da diretoria, a partir da aplicação de uma entrevista dirigida, bem como a percepção dos funcionários, por meio da aplicação de um formulário de pesquisa do tipo survey. Os resultados, embora tenham sido obtidos em uma situação adversa de crise sanitária, evidenciam que o regime de teletrabalho é muito bem aceito pela diretoria e pelo corpo técnico da empresa e sua aplicação se mostra bastante adequada as atividades desempenhadas. Este estudo pode servir de base para realização de pesquisas similares em outros órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais a fim de identificar outras atividades que podem adotar esse regime de trabalho após o período de isolamento social.