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Item Acompanhamento da proposta e das ações de governança de qualidade de dados do Projeto MASP(2015) Sidney, Ana Luiza Gusmão; Laia, Marconi Martins de; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Oliveira, Kamila Pagel deDentro das organizações, os dados e as informações constituem a base para quase todos os processos e tomadas de decisão. Por causa disso, é de suma importância que esses ativos de dados sejam seguros, de qualidade e que estejam sempre disponíveis, caso contrário, perdem seu valor para as organizações. Entretanto, os dados corporativos não são auto gerenciados. Com o passar do tempo, o grande volume de dados que vai sendo adquirido pelas organizações exige constantes manutenções. Existe uma necessidade de gerir esses dados de forma a alinhar pessoas, processos, regras de negócio e tecnologias com a própria estratégia da organização. A governança de dados é essa visão estratégica que a organização adota em relação aos seus dados. O presente trabalho tem, como tema, o acompanhamento da proposta e das ações de governança de qualidade de dados do projeto MASP. O estudo analisa os aspectos relacionados à qualidade e gestão de dados durante o desenvolvimento e a implantação do Projeto de Modernização na Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal (MASP). A partir da realização de revisões bibliográficas, este trabalho traz em sua fundamentação teórica uma reflexão sobre o tratamento dos dados corporativos e a garantia de sua qualidade nas organizações. Uma vez que o Projeto MASP objetiva a implantação de um novo modelo de processos e de um sistema ERP de RH, são estudados também aspectos sobre a implantação de sistemas ERP, relacionados principalmente com a gestão de dados. É apresentada uma análise da trajetória de gestão de dados dentro do Projeto MASP e das expectativas após o projeto. Foi realizada uma análise da proposta de governança de dados do Projeto MASP e do andamento dos seus processos de gestão de dados. A análise é resultado de técnicas de observação participativa e da análise de entrevistas, realizadas para apresentar a percepção dos atores envolvidos nos processos de gestão de dados. O modelo de governança de dados proposto foi analisado principalmente através da análise documental de relatórios do Projeto e comparação com referenciais da literatura. O trabalho está dividido nos seguintes capítulos: introdução, fundamentação teórica, metodologia, Projeto MASP e gestão de dados, Conclusão.Item Análise da prestação de serviços digitais no estado de Minas Gerais no período de 2009 a 2019: uma contribuição a partir do neoinstitucionalismo(2019) Estevanovic, Marcela Pires; Laia, Marconi Martins de; Moraes, Leonardo Barbosa de; Câmara, Mauro AraújoAs novas tecnologias de informação e comunicação presentes na sociedade reforçam a necessidade do governo se adaptar e inserir essas tecnologias em seus processos e serviços prestados. Entretanto, buscar novas técnicas e softwares mais potentes, não é suficiente para que a transformação digital ocorra. Portanto, é necessário modificar de um olhar meramente tecnicista para um mais geral, que compreenda um todo. Para isso, utilizou-se a abordagem neoinstitucionalista que permite visualizar a prestação dos serviços públicos como um conjunto de variáveis e arranjos institucionais presentes em todo o ciclo de elaboração, implementação e monitoramento das políticas. Essa teoria pode auxiliar na compreensão da análise organizacional e como as instituições influenciam o comportamento dos atores e são influenciadas por eles. Para isso, utilizou-se a abordagem interpretativista de natureza qualitativa para observar e analisar o contexto, além de explicar de maneira generalizada atitudes e comportamentos utilizando variáveis, construtos e hipóteses. Foi construído um modelo de análise que abarca a relação entre um contexto institucional, governo digital e a transformação digital resultando numa melhora na qualidade de vida do cidadão. O método de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada com o modelo desenvolvido a partir da metodologia do mapeamento cognitivo, esse utilizado para a análise e concepção dos mapas, essenciais para a apresentação e análise dos resultados. execução da análise, buscando compreender os aspectos norteadores da pesquisa, permitiu o cumprimento dos objetivos estabelecidos.Item Análise da relevância da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na área de compras do estado de Minas Gerais(2018) Chagas, Ítalo Alves Pinheiro; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades da; Moraes, Leonardo Barbosa deA gestão do conhecimento e da informação são temas que passaram a compor o ambiente organizacional, seja no âmbito privado ou público, como aliados para o objetivo de alcançar a eficiência em seus procedimentos e o sucesso da organização. No setor público especificamente, o conhecimento e as informações produzidas, demandam que haja o perfeito alinhamento com um sistema de informação, capaz de trabalhar esses elementos que poderão contribuir para que objetivos e resultados possam ser alcançados de forma mais eficaz, com serviços prestados aos cidadãos, melhorados e ampliados, preservando o interesse coletivo com o resguardo dos importantes princípios que regem esse setor. Existe ainda, no atual contexto, um fluxo maior de informações relativas aos processos e procedimentos organizacionais. Com isso, a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como exemplo, um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), constitui-se em um importante aliado da organização pública para que possa fiscalizar, gerenciar as informações, determinar metas por meio dos índices de desempenho e assim contribuir potencialmente para tornar a ação pública mais ágil e eficaz. Nesse sentido, o setor público, demanda cada vez mais por sistemas informatizados, voltado para o gerenciamento de informações e guarda digital, seja porque haverá uma redução significativa no consumo de papel, o que naturalmente impactará em economia para os cofres públicos, além da contribuição com o meio ambiente e por outro lado, permitirá um atendimento mais célere às demandas no atendimento aos cidadãos. Sendo assim, o Governo do Estado de Minas Gerais voltou a sua atenção para adoção de um sistema que tem a finalidade de reger todas as demandas de produção e tramitação documental. Dessa forma, esse estudo busca apresentar como ocorreu o processo de busca e implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na área de compras do Estado de Minas Gerais, possibilitando uma análise dos principais benefícios advindos desse Sistema, bem como, as críticas e limitações na visão dos seus usuários diretos.Item Análise do ciclo de gestão do PPAG em Minas Gerais sobre uma perspectiva neoinstitucional(2010) Oliveira Junior, Francisco Alves de; Laia, Marconi Martins de; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Carneiro, RicardoO presente trabalho tem como objetivo discutir as características do desenho institucional adotado para o ciclo de gestão do PPAG em Minas Gerais. A partir da apresentação do histórico de desenvolvimento da nova concepção do PPA desenvolvida no âmbito da União e da apresentação do seu processo de implantação em Minas Gerais, este trabalho utilizou-se do referencial neoinstitucionalista para analisar o arranjo institucional adotado em Minas. Percebe-se na pesquisa que a distância entre as unidades finalísticas e as unidades de planejamento e orçamento é determinante nos resultados trazidos pelo ciclo de gestão. Percebe-se também que a iniciativa do ciclo de gestão foi capaz de gerar suporte e lealdade dos indivíduos envolvidos em sua implementação.Item Aprimoramento da gestão do patrimônio imobiliário do Estado de Minas Gerais a partir do novo sistema informatizado(2010) Castro, Daniel Perrout de; Laia, Marconi Martins de; Dufloth, Simone Cristina; Oleto, Ronaldo RonanA gestão de patrimônio imobiliária de Minas Gerais é realizada pela Diretoria Central de Gestão de Imóveis – DCGIM, que se encontra na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais- SEPLAG. Ela é responsável pelo gerenciamento de imóveis que estão sob responsabilidade do Estado, sejam eles locados ou próprios. O antigo sistema utilizado para controle dos bens imóveis não atendia mais às necessidades da instituição. É neste contexto que cresceu a demanda de criação e implantação de um novo sistema de gestão imobiliária em Minas Gerais. Este trabalho realiza um estudo sobre o grau de colaboração para o aprimoramento da gestão do patrimônio imobiliário de Minas Gerais através dos seguintes pontos: verificação do cumprimento das diretrizes do PMDI e PPAG, eficácia/eficiência dos processos de gestão, uso da metodologia PrATIco para garantir a qualidade de elaboração do edital de licitação e capacidade de integração entre os sistemas informatizados já existentes. Foram analisados os documentos gerados para elaboração do edital e entrevistas com os servidores envolvidos diretamente no processo licitatório, que acompanharam a definição e elaboração de requisitos para a contratação do novo sistema. Foi observado que o sistema tem potencial para cumprir seu papel de aprimoramento da gestão do patrimônio imobiliário, considerando-se a elaboração de edital realizada com sucesso, visando a redução de custos para o Estado, aumento da eficiência/eficácia da instituição, presença de funcionalidades inovadoras e capacidade de integração entre os sistemas estaduais já existentes.Item Um ensaio com as percepções dos funcionários sobre a influência do atual plano de cargos e salários no clima organizacional da Prodemge(2020) Lopes, Ângelo Alves.; Laia, Marconi Martins deEste estudo teve o objetivo descrever a percepção dos funcionários acerca da influência do atual plano de cargos e salários no clima organizacional da Prodemge. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica sobre teorias relativas a motivação, plano de cargos e salários e clima organizacional, associada a uma pesquisa quantitativa, onde foram utilizadas perguntas sobre fatores motivacionais, chegando- se a conclusão que apesar da enorme insatisfação com o atual plano de cargos e salários, o mesmo não exerce uma influência significativa no clima organizacional ao ponto de comprometer o comportamento dos funcionários da Prodemge.Item Estudo da estrutura de gestão dos conselhos de políticas públicas vinculados à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais(2017) Carvalho, Ana Carolina Paiva de; Laia, Marconi Martins de; Brasil, Flávia de Paula Duque; Figueiredo, Amanda Mátar deOs conselhos são instituições participativas resultantes da Constituição de 1988, cujo papel envolve o controle público sobre a ação governamental e compartilham com o Estado, de certa forma, parta da responsabilidade pelas políticas públicas. Entretanto, as pesquisas acerca dos conselhos de políticas públicas tendem apontar uma série de desafios para que este papel seja cumprido, desafios estes que de em alguma medida são consequências da atuação do Estado. Os conselhos vinculam-se aos órgãos estatais administrativamente e seu aparato administrativo-financeiro é dependente destes órgãos. Assim, para que eles exerçam de fato seu papel, o Estado precisa estabelecer estratégias capazes superar estes desafios. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender e analisar a estrutura de gestão dos conselhos vinculados à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) numa perspectiva de gestão rede. Esta investigação norteia-se por uma abordagem qualitativa, sendo o modelo de análise construído a partir das perspectivas teóricas da Gestão de Redes no Setor Público. Os resultados sinalizam a complexidade da rede de conselhos vinculados à SEDPAC – formada por múltiplos atores dependentes entre si, que possuem diferentes recursos e percepções, norteando-se por regras – e subsidiam as estratégias estabelecidas para gerenciar esta rede.Item Experiência da implantação de planejamento estratégico em empresa pública: o caso da Minas Gerais Administração e Serviço S.A(2018) Lima, Raíssa Karolina Michalsky; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades daNa empresa pública Minas Gerais Administração de Serviços S.A. (MGS), a implantação de um plano estratégico monitorado e estruturado por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC), no período de 2017/2018, tem provocado grandes mudanças culturais e processuais. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo descrever o processo de planejamento estratégico desenvolvido na MGS, identificando as dificuldades dessa implantação. Diante do exposto, define-se como objetivo central verificar as dificuldades da implementação de planejamento estratégico na empresa pública MGS. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso. Como universo de pesquisa ou unidade empírica, foi selecionada a empresa Minas Gerais Administração de Serviços S.A. (MGS). De acordo com o verificado nas análises, as maiores dificuldades são inerentes às empresas públicas: interferências políticas, tempo de gestão (Diretoria) pequeno, falta de cultura organizacional homogênea, resistência às mudanças, falta de incentivo da alta gerência. Considera-se, ainda, a pouca comunicação entre as áreas é também um empecilho para que o planejamento estratégico seja verdadeiramente reconhecido como um instrumento essencial para posicionar uma organização para enfrentar um futuro complexo e incerto. Por último, salienta-se que a adoção dessa ferramenta consente aos colaboradores conquistarem a participação nos rumos futuros da organização e permite, também, a retenção de profissionais adequados e alinhados ao negócio da MGS.Item Gerenciamento de processos no executivo estadual de Minas Gerais: análise da atuação da diretoria central de otimização de processos (DCOP) da secretaria de estado de planejamento e gestão (SEPLAG) de 2003 a 2009(2010) Jordão, Leandro Pereira Lopes; Laia, Marconi Martins de; Dufloth, Simone Cristina; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daEssa pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da Diretoria Central de Otimização de Processos (DCOP) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG) no período de 2003 a 2009 com base na literatura especializada no tema de gerenciamento de processos. Primeiramente, é feita uma consulta à literatura especializada para a adoção de um referencial para a análise da atuação da DCOP no período. Para a obtenção dos dados sobre a atuação da diretoria, foi feita uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, por meio de pesquisa documental e entrevistas, em se que buscou levantar as principais frentes de trabalho da diretoria, bem como os fatores legais e contextuais e os recursos humanos disponíveis pela DCOP em cada ano para todo o período. Como resultado, percebe-se que, em grande parte, a atuação da DCOP foi resultante da falta um planejamento e entendimento sobre qual seria a sua atuação e quais eram os mecanismos necessários para subsidiar a atuação da diretoria, o que resultou, no período de 2003 a 2009, em uma atuação não linear e no qual a diretoria recebeu diferentes diretrizes para atuação. Sinteticamente, a trajetória da DCOP consiste em uma busca pela assimilação da metodologia de uma consultoria que prestou serviços ao executivo estadual mineiro nos anos de 2003, 2004 e 2005, com a conseqüente tentativa de reproduzir a atuação dessa consultoria, nos anos de 2007, 2008 e 2009. Chega-se à conclusão de que essa atuação predominantemente executora fez com a diretoria afastasse dos papéis de coordenação, normatização e relacional,Item Gestão de níveis de serviços em contratos de telecomunicações na rede IP multisserviços do Estado de Minas Gerais: estudo de caso Prodemge(2020) Magri, Norma Lúcia Neves; Laia, Marconi Martins de; Câmara, Mauro AraújoO Acordo de Nível de Serviço ou simplesmente SLA, do termo em inglês Service Level Agreement tem se mostrado uma importante ferramenta que auxilia tanto as empresas contratantes quanto as contratadas. Além de permitir às partes especificar suas expectativas e necessidades com relação aos direitos e deveres na prestação do serviço, detalha as métricas para mensurar a qualidade e a eficácia do processo. Além disso, também prevê consequências no caso do não cumprimento dos níveis previamente acordados entre as partes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso sobre a Gestão de Níveis de Serviços da Rede IP Multisserviços, para identificar os processos implementados na PRODEMGE, que exerce a função de Secretaria Executiva, além de demonstrar a evolução dos resultados apresentados na gestão no período de 2014 a 2020. Os resultados obtidos neste período demonstram que, com a criação de um grupo de controle multiempresarial cooperativo, composto de representantes das operadoras de telecomunicação e da PRODEMGE, os processos implementados proporcionaram uma melhoria contínua nos resultados da gestão e na qualidade da prestação dos serviços.Item Gestão de processos no setor público: descritivo e análise em uma superintendência de pagamento de pessoal da administração pública do Poder Executivo do estado de Minas Gerais(2019) Araújo, Alex Gonçalves; Laia, Marconi Martins de; Moraes, Leonardo Barbosa deNa dinâmica do mundo moderno, as instituições públicas demandam por ferramentas de controle e avaliação no sentido de se tornarem cada vez mais eficientes. Para tanto, o acompanhamento dos processos por meio da gestão de rotinas é essencial, pois envolve a coordenação e execução das atividades alinhadas aos objetivos esperados do processo, primando, assim, pela inovação e alcance dos resultados. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo propor a elaboração da Cadeia de Valores de uma unidade de Pagamento de Pessoal do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, através do detalhamento dos seus macroprocessos, processos, atividades e tarefas, bem como apontar os gargalos identificados no decorrer dos processos. A utilização das metodologias de pesquisas: qualitativa, aplicada, descritiva, documental e da coleta e análise de dados, bem como a técnica de observação participante, proporcionaram o alcance do objetivo proposto. Os principais resultados encontrados foram: uma equipe com vasto conhecimento tácito, processos que estão sendo executados de forma incorreta, bem como alguns outros dos quais podem ser feitas melhorias, com vistas a gerar maior agilidade na conclusão dos mesmos.Item Impactos do uso de sistemas de informação em processos organizacionais à luz da teoria neoinstitucional: estudo de caso no setor público mieneiro(2010) Reis, Thiago Augusto Lara; Laia, Marconi Martins de; Dufloth, Simone Cristina; Rossi, Maria de Fátima PereiraEste trabalho faz uma análise dos impactos dos sistemas de informação sobre os processos organizacionais. O objeto de estudo foi o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) do Poder Executivo de Minas Gerais, que visa dar suporte ao processo de gestão de programas no Estado. Por meio da teoria neoinstitucional, permite-se examinar a interação entre sistema e processo, verificando em que medida o sistema contribui para a legitimação e institucionalização do processo. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-explicativo, sendo utilizadas as técnicas de questionário e entrevista, permitindo uma análise mais aprofundada e elaborada sobre o assunto. Os resultados mostram que o SIGPLAN contribui para a institucionalização do processo de gestão de programas no Estado, entretanto, sua atuação é ainda restrita e limitada, seja porque há certas deficiências no que se refere à qualidade do sistema e à qualidade da informação, seja porque muitos dos gestores de programas e ações governamentais não utilizam amplamente o sistema. Melhorias tanto no sistema quanto no processo devem ser realizadas, permitindo que se fortaleça a atuação do SIGPLAN dentro do processo.Item Implantação da lei geral de proteção de dados na Companhia de: Prodemge(2020) Ribeiro, Juliana França; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades daA Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), 13.709/2018, foi sancionada no dia 15 de agosto de 2018 e entrou em vigor 18 de setembro de 2020. Apresenta novas regras sobre a coleta e o tratamento de dados pessoais por empresas e por órgãos públicos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sucinta da LGPD e um estudo de caso com análise da implantação da LGPD na Prodemge. O desenvolvimento deste projeto será realizado com base em análise documental dos principais normativos que tratam as leis de proteção de dados, Marco Civil da Internet, GDPR e a LGPD. Os dados referentes à Prodemge foram provenientes de análise de entrevistas. A partir dos resultados obtidos poderemos concluir como está o andamento do processo de implantação da LGPD na Prodemge.Item Implantação do novo modelo Gestão Total dos Abastecimentos (GTA) na administração pública de Minas Gerais: uma contribuição para análise a partir da teoria das redes interorganizacionais(2015) Araújo, Tayla Batista de; Laia, Marconi Martins de; Wanderley, Cláudio Burian; Moraes, Leonardo Barbosa deO objetivo dessa pesquisa é estudar a implantação do novo modelo de aquisição de combustível e controle dos abastecimentos dos veículos oficiais do Estado de Minas Gerais, denominado Gestão Total dos Abastecimentos (GTA). Para o desenvolvimento do estudo foi feito uma pesquisa de campo, com coleta de dados e entrevistas com servidores que atuam na implantação do novo modelo de abastecimento. Analisou-se, a luz da Teoria das Redes Interorganizacionais, as características e atribuições do GTA junto às dificuldades, desafios e as oportunidades da rede interorganizacional promovida pelo novo modelo, propondo sugestões para possíveis melhoras. Conclui-se que o novo modelo de abastecimento da frota de veículos estadual possui uma estrutura de rede vertical, na qual órgãos/entidades trabalham em parceria para melhor funcionamento do processo de abastecimento e o fator contratual e legal é visível nas relações. A análise demonstrou que, apesar dos entraves encontrados, tais como falhas de comunicação, falta de capacidade do Estado de receber o novo modelo, e dúvidas de sua real economicidade, o GTA se mostrou benéfico ao promover a integração entre as entidades envolvidas, maior especialização e inovação na gestão de abastecimento, e maior controle e segurança com a introdução de sistemas gerenciais, como o sistema online. Portanto, o GTA trouxe um adequado sistema de gestão da cadeia de abastecimento ao setor público, atingindo o objetivo social de abastecer a frota de veículos do Estado de Minas Gerais, e possibilitando maior transparência da gestão de abastecimento estatal.Item A institucionalização da política de tecnologia da informação e comunicação do estado de Minas Gerais(2014) Gonzaga, Michel de Almeida; Laia, Marconi Martins de; Moraes, Leonardo Barbosa de; Dufloth, Simone CristinaAs evoluções nas TICs vêm transformando a sociedade contemporânea nos mais diversos aspectos. Nesse contexto surgem as ações do governo eletrônico, relacionado ao emprego das TICs na administração pública. Esse trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e realizou um estudo sobre a política de TIC elaborada pelo Governo do Estado de Minas Gerais para balizar suas ações de e-gov, investigando o desenho institucional formado e seus efeitos sobre os resultados obtidos. O objetivo do estudo foi determinar o nível de institucionalização da política de TIC no governo de Minas Gerais, e para atingi-lo foram realizadas entrevistas com gestores e atores intimamente ligados ao governo eletrônico. A análise dos dados obtidos adotou a teoria neo institucional como eixo teórico e foi guiada por uma abordagem interpretativista. O resultado aponta uma institucionalização intermediária da política de TIC, indicando que houve uma evolução, mas que o desenho institucional vigente ainda limita o alcance de alguns dos principais resultados do governo eletrônico como transparência e participação.Item Modelos de avaliação de desempenho aplicados aos servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais: estudo de sua efetividade enquanto ferramenta de gestão(2017) Costa, Nathália Rodrigues; Laia, Marconi Martins de; Maia, Denise Helena França Marques; Dufloth, Simone CristinaO presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade da avaliação de desempenho como um instrumento de gestão de pessoas, que se prontifica a traduzir numericamente o desempenho dos servidores avaliados e, principalmente, a se constituir como sinalizador das lacunas de conhecimento a serem saneadas por ações de desenvolvimento e capacitação que se fizerem necessárias. Dado o contexto de pressão da sociedade por serviços públicos de qualidade e, ainda, o entendimento de que os funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso organizacional, faz-se necessário o estudo das políticas de gestão de pessoas no setor público, que em última análise, figura como o setor responsável por viabilizar o alcance dos resultados inicialmente estabelecidos pela instituição. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que as seguintes técnicas de pesquisa foram utilizadas: bibliográfica; documental; de análise de banco de dados; de campo, por meio da realização de entrevistas. Os resultados indicam que os esforços investidos na atualização dessa ferramenta, pelo governo de Minas Gerais, ainda não foram suficientes para garantir sua efetividade no alcance dos objetivos a que se propõe cumprir, e que os avaliadores – usuários diretos dessa ferramenta – apesar de compreenderem sua importância, enfrentam desafios que impactarão negativamente na aplicabilidade dessa ferramenta no contexto da SEPLAG de Minas Gerais.Item O processo de implantação do sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas – eSocial na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – PRODEMGE: um estudo de caso(2018-08-08) Moreira, Nayara Camargo da Silva; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades daEm um contexto de modernização da legislação trabalhista aliada à evolução tecnológica, foi instituído em 2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de implantação obrigatória, estabelecida pelo Governo Federal. Com o advento do eSocial, os registros serão feitos em leiaute único, uma vez que a prestação das informações ao sistema substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega de outros formulários e declarações a que estão sujeitas as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Este trabalho busca identificar os desafios gerados pela implementação do eSocial nas rotinas e procedimentos de RH na Prodemge. Apresentam-se os pontos críticos do processo de implantação, tais como as mudanças ocorridas nas rotinas de RH e os gargalos do processo. Entende-se que o processo de implantação realizado pela Prodemge foi desafiador, uma vez que, em função de seu faturamento anual, a Companhia encontra-se no primeiro grupo obrigatório, não existindo experiências anteriores que auxiliassem na resolução de qualquer dúvida ou problema encontrado. Foram identificados desafios e necessidade de mudanças de procedimentos, mas a implantação do sistema em ambiente nacional apresenta um avanço no que tange a modelos de construção coletiva e gestão compartilhada de informações.Item O processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações no Centro de Serviços Compartilhados da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais: uma contribuição para a análise segundo a perspectiva neoinstitucional(2017) Cária, Izabelle Maria Santos; Laia, Marconi Martins de; Silva, Max Melquíades da; Silveira, Glauber FlavianoAs informações criadas e utilizadas pelo setor público trazem a necessidade de adoção de alternativas que permitam o gerenciamento eficiente e efetivo do seu conteúdo. No poder Executivo do Estado de Minas Gerais, observavam-se esforços direcionados ao estabelecimento de leis e sistemas para realização da gestão documental, mas não eram acompanhados por resultados positivos. A análise de novas alternativas de sistemas de gestão eletrônica de documentos levou à adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida gratuitamente aos demais poderes. Entretanto, indaga-se o risco de que novamente tal solução não seja efetiva. A discussão sobre a implantação de um software se sustenta majoritariamente em uma lógica tecnicista, em que a tecnologia, por si só, responde pela solução dos problemas. Entende-se a necessidade de extrapolar tal abordagem, acrescentando a noção de que arranjos institucionais representam papéis chave na adoção de uma tecnologia. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de implantação do SEI especificamente no Centro de Serviços Compatilhados (CSC) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG), uma das primeiras unidades do Estado a adotar o sistema para a totalidade dos seus processos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, com abordagem qualitativa, baseada no levantamento da legislação associada à gestão documental e na realização de entrevistas com os principais atores envolvidos no processo. Adota-se como eixo teórico a perspectiva neoinstitucionalista. Os resultados obtidos demonstram a existência de elementos que sustentaram a implantação do SEI no CSC e que o próprio sistema pode ser entendido como um instrumento de institucionalização da política de gestão documental. Elenca-se também os desafios desse processo.Item Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma análise de compatibilidade com os requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos especificados no e-ARQ Brasil(2019) Ferreira, Larissa Menacho; Laia, Marconi Martins de; Câmara, Mauro Araújo; Silva, Max Melquíades daA facilidade com que as informações passaram a ser registradas e disseminadas após o advento das tecnologias de informação e comunicação, suscitou um movimento de explosão documental e o acúmulo desordenado de documentos que motivou as instituições a buscarem soluções que viabilizassem o gerenciamento eficiente de seus ativos informacionais. No âmbito do Governo de Minas Gerais, vislumbrou-se no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), software desenvolvido pelo Tribunal Regional da 4° Região (TRF4) e cedido sem custo para instituições públicas, uma alternativa a promover uma maior eficiência administrativa e romper com o paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais, valendo-se deste sistema de gestão de documentos, como se propõe a ser. No entanto, existe uma variedade de critérios que sistemas como estes devem cumprir, para almejarem o título de Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), critérios estes estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos por meio do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documento, o e-ARQ Brasil. É, portanto, objetivo deste trabalho, apresentar uma análise de compatibilidade do SEI com os requisitos obrigatórios de um SIGAD expressos no e-ARQ Brasil no âmbito do Poder Executivo de Minas Gerais. O desenvolvimento desta pesquisa centrou-se em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, por meio de uma pesquisa documental, entrevista a membros estratégicos envolvidos no processo de implantação do sistema no estado e observação participante da autora. O eixo teórico adotado perpassa pela teoria da Gestão de Documentos e as perspectivas teóricas sobre gestão de documentos eletrônicos e sistemas de gestão arquivística que dela decorrem. A análise realizada permitiu concluir que, na forma como o SEI se apresenta até a data de execução desta pesquisa, o sistema não abarca os requisitos necessários para ser caracterizado como um SIGAD, principalmente no que tange à falta de funcionalidades capazes de desempenhar etapas fundamentais da gestão de documentos. Apesar desta constatação, é inegável o avanço que o SEI representa à supressão da cultura do papel e à eficiência da máquina administrativa.